No programa Conexão Radical desta semana, a apresentadora Angélica Alves conversa com o educador físico Fernando Amaral que contou um pouco da sua experiência como esportista de várias modalidades como canoagem de águas brancas, natação piscina e águas abertas, corrida, e outros esportes de natureza.
Amaral é professor de natação há 20 anos com cursos de segurança aquática como guarda-vidas civil e salva-surf do Corpo de Bombeiros do Paraná (CBPR), além da capacitação de resgate em Águas Brancas Rescue 3 Internacional. Há 8 anos na atividade de descer corredeiras em caiaques (canoagem de águas brancas), já remou em rios de várias regiões do Brasil, Chile, Itália, Suíça, Áustria e Eslovênia.
Referência
As canoagens olímpica e paralímpica brasileira possuem no estado do Paraná um enorme celeiro de bons atletas, além de poder contar com locais bem estruturados para a prática desportiva, como o Canal Itaipu, na Cidade de Foz do Iguaçu, palco dos Mundiais de 2007 (Sênior de Canoagem Slalom), 2014 (Sub23 e Sênior de Rafting) e 2015 (Júnior e Sub23 de Canoagem Slalom). Nas águas calmas, Curitiba já sediou no Parque Náutico do Iguaçu o Campeonato Mundial Júnior de Canoagem Velocidade no ano de 2001. Não é qualquer local que em pouco tempo de história tenha sediado quatro campeonatos mundiais, sem contar com inúmeros outros eventos FIC e continentais.
O Paraná possui muitos locais aprazíveis e propícios à prática desportiva olímpica e não olímpica da canoagem. Aliás, na canoagem realizada em piscinas ou lagos que é o Caiaque Polo, Londrina sempre foi referência nacional, assim como Ribeirão Claro é considerado um paraíso para maratonas e onde ótimos atletas surgem a todo ano.
Novas grandes estruturas esportivas estarão surgindo no Estado. Em Cascavel, a raia olímpica é uma das melhores do Continente Americano. Tomazina e Tibagi ganharão dois canais semiartificiais que transformarão a região em mais um grande polo da Canoagem Slalom brasileira.
Serviço:
O Conexão Radical vai ao ar semanalmente, sempre nas quartas-feiras, às 13 horas, com reprise nas sextas-feiras, também às 13 horas pela TV Assembleia – canal 10,2 da TV Aberta e 16 da Net/Claro e as 13h30 no canal do Youtube da Assembleia Legislativa do Paraná.
Deixe um comentário