Com queda nos estoques, Hemepar pede à população que doe sangue com urgência

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) solicita doações de sangue de todos os tipos, com maior urgência dos tipos A e O positivos e O, B e A negativos. As doações diminuíram em todo Estado. Para esta quinta-feira (5), por exemplo, estão agendadas apenas 59 doações e a média da semana ficou em torno de 60 ao dia. A capacidade de atendimento é de 180 coletas diariamente.

“A doação é um ato solidário que salva milhares de vidas. Ressaltamos que o Hemepar adota, desde o início da pandemia, as medidas de segurança na prevenção da Covid-19 para receber os doadores em toda rede do Estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“A situação está crítica nos últimos meses, nossos estoques estão baixos e por isso nosso apelo”, afirmou a diretora-geral do Hemepar, Liana Labres de Souza. “Temos capacidade de atendimento para 180 doadores por dia e a agenda desta semana esta com apenas 35% dos horários preenchidos”.

O atendimento é feito mediante agendamento online para evitar aglomerações, pelo www.saude.pr.gov.br/doação.

Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina.

HEMEPAR – O Hemepar é responsável no Paraná pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos, além de atender 92,8% de leitos SUS no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Projeto Bússola retoma as aulas para meninas do Tatuquara

Projeto Bússola retoma as aulas para meninas do Tatuquara

Meninas do Tatuquara terão a oportunidade de aprender conteúdos de português e matemática brincando. Neste sábado (6/8), serão retomadas as atividades do Projeto Bússola, uma iniciativa da ONG Asec (Associação de Promoção Social Educação e Cultura), que desenvolve atividades de promoção social em trabalhos voluntários para comunidades carentes.

As aulas são desenvolvidas e ministradas por 20 universitárias voluntárias, cursando ou formadas em pedagogia, letras e matemática.

Só para meninas

A atividade é exclusivamente para meninas na faixa etária de 6 a 12 anos e acontecem no Clube da Gente Tatuquara, sempre aos sábados, das 9h às 11h. Há vagas para o segundo semestre. Interessados podem obter informações pelo WhatsApp (41) 99660-5868.

Durante as aulas, são aplicados jogos didáticos, oficinas pedagógicas e artísticas, teatro, música, dança, desenho. O objetivo é ampliar o universo cultural das meninas.

São duas oficinas de 50 minutos, simultâneas, onde as meninas são divididas em dois grupos conforme as idades. Até agora, já passaram pelo Projeto Bússola 60 crianças e atualmente estão inscritas 33 meninas.

Sequelas da pandemia

De acordo com a coordenadora do projeto, Ana Júlia Pereira Kloster, 20 anos, a ideia surgiu durante a pandemia, quando o isolamento aumentou de forma substancial o descompasso entre ensino público e privado.

“O projeto foi pensado com intuito de suprir essa necessidade. Nós já tínhamos feito uma ação no Tatuquara e temos conhecimento que outra ONG tem um trabalho parecido com meninos, então resolvemos fazer este trabalho com as meninas”, explicou Ana Júlia.

Durante o intervalo de 20 minutos entre as oficinas é oferecido um lanche. Durante esse período ocorrem as tutorias, em que as voluntárias ajudam as meninas a estabelecerem metas pessoais e acadêmicas.

Interesse pelos estudos

“Nós percebemos muitos problemas de autoestima, crianças dispersas e como consequência elas enfrentam dificuldades no aprendizado. Procuramos suprir essas lacunas com aulas estimulantes para cativar a atenção e desenvolver o aprendizado”, disse Ana Júlia.

“Mesmo nesse curto período que passamos juntas vemos como faz diferença na vida dessas crianças. A gente recebe relatos de mães que observam o aumento de interesse das crianças pelos estudos. Isso é muito gratificante”, disse.

Transformação das voluntárias

Ana Júlia explicou também que além de ajudar as crianças, a atividade também causa impactos positivos nas voluntárias, porque muitas começam a atividade, mas poucas persistem, por causa da distância, do lanche que tem que ser providenciado, além do preparo do material que demanda tempo.

“Quem persiste acaba tendo uma transformação interior porque está se dedicando aos outros e para isso precisa sair da sua ‘bolha’ e doar um pouco do seu tempo no final de semana”, comentou.

Serviço: Projeto Bússola

Local: Clube da Gente Tatuquara (Rua Evelázio Augusto Bley, 151 – Tatuquara)

Data e hora: aos sábados, das 9h às 11h

Informações: WhatsApp (41) 99660-5868

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Samba, viola e choro estão na agenda de shows do Conservatório de MPB

Samba, viola e choro estão na agenda de shows do Conservatório de MPB

Bananeira Brass Band, Brejeiras, Didi do Cavaco, Claudio Menandro e Vini Moraes e muitos outros músicos curitibanos voltam para as tradicionais rodas de Choro, Viola e Samba e ao Domingo Onze e Meia do Conservatório de MPB de Curitiba. A programação da Fundação Cultural de Curitiba começa já neste domingo (7/8)

Até novembro, vão se apresentar mais de 20 atrações. A entrada é gratuita, basta comparecer no dia e horário da apresentação.

Domingo Onze e Meia

Quem abre a programação neste domingo, às 11h30, é a animada fanfarra dançante brasileira Bananeira Brass Band.

Ainda neste ano, dentro do programa Domingo Onze e Meia, haverá participação de Brejeiras, Jump Jazz, DJBK12 Kleber G., Pé de Chinelo e da Banda Lado A.

Em outubro, um domingo especial para crianças tem apresentação de canções infantis do Ave Duo.

Roda de Viola

Na quarta-feira (10/8), às 19h, tem roda de viola comandada por Rogério Gulim, com participação de Junior Bier. A velha e a nova guarda do gênero musical se encontram no palco do Conservatório.

Durante o ano estão previstas ainda participações dos músicos Diamante Violeiro, Vini Moraes e o multiartista Du Gomide.

Roda de Choro

As Rodas de Choro, com a direção de Julião Boêmio (cavaquinho) e Lucas Melo (violão sete-cordas), vão acontecer nas quintas-feiras, a cada 15 dias. O violinista e multi-instrumentista Claudio Menandro se junta ao grupo na primeira apresentação, que será no dia 18 de agosto.

Em outros encontros estarão a acordeonista Marina Camargo e a flautista Zélia Brandão, provando que o chorinho é aberto a todos.

Roda de Samba

O samba também tem vez no Conservatório, sempre na última quinta-feira do mês, e o convidado de agosto será um dos primeiros cavaquinistas de escolas de samba de Curitiba, Didi do Cavaco. Os músicos Márcio Mania, Fábio Silva e Ricardo Salmazo completam a lista de convidados.

Rodas de música no Conservatório de MPB

Praça Jacob do Bandolim do Conservatório (Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco)

Entrada gratuita

AGOSTO

7/8, domingo, às 11h30

Bananeira Brass Band

10/8, quarta-feira, às 19h

RODA DE VIOLA, Rogério Gulim e Junior Bier

CONVIDADO: Vini Moraes

18/8, quinta-feira, às 19h

RODA DE CHORO, Julião Boêmio e Lucas Melo

CONVIDADO: Claudio Menandro

21/8, domingo, às 11h30

Brejeiras

25/8, quinta-feira, às 19h

RODA DE SAMBA, Luís Rolim e Gustavo Moro

CONVIDADO: Didi do Cavaco

SETEMBRO

1/9, quinta-feira, às 19h

RODA DE CHORO, Julião Boêmio e Lucas Melo

CONVIDADA: Marina Camargo

4/9, domingo, às 11h30

Jump Jazz

14/9, quarta-feira, às 19h

RODA DE VIOLA, Rogério Gulim e Junior Bier

CONVIDADO: Du Gomide

18/9, domingo, às 11h30

Pé de Chinelo

22/9, quinta-feira, às 19h

RODA DE CHORO, Julião Boêmio e Lucas Melo

29/9, quinta-feira, às 19h

RODA DE SAMBA, Luís Rolim e Gustavo Moro

CONVIDADO: Ricardo Salmazo

OUTUBRO

6/10, quinta-feira, às 19h

RODA DE CHORO, Julião Boêmio e Lucas Melo

CONVIDADA: Zélia Brandão

9/10, domingo, às 11h30

Canções infantis, AVEduo

11/10, terça-feira, às 19h

RODA DE VIOLA, Rogério Gulim e Junior Bier

CONVIDADO: Paulo Teixeira

20/10, quinta-feira, às 19h

RODA DE CHORO, Julião Boêmio e Lucas Melo

23/10, domingo, às 11h30

DJ BK 12

27/10, quinta-feira, às 19h

RODA DE SAMBA, Luís Rolim e Gustavo Moro

CONVIDADO: Marcio Mania

NOVEMBRO

3/11, quinta-feira, às 19h

RODA DE CHORO, Julião Boêmio e Lucas Melo

CONVIDADO: Renan Bragatto

6/11, domingo, às 11h30

Banda Lado A

9/11, terça-feira, às 19h

RODA DE VIOLA, Rogério Gulim e Junior Bier

CONVIDADO: Rayan Medeiros

17/11, quinta-feira, às 19h

RODA DE CHORO, Julião Boêmio e Lucas Melo

24/11, quinta-feira, às 19h

RODA DE SAMBA, Luís Rolim e Gustavo Moro

CONVIDADO: Fabio Silva

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba