Com piora da pandemia, Paraná adia pagamento do IPVA e de outros impostos

Frente ao acirramento da pandemia da Covid-19 e de suas consequências econômicas, o Governo do Estado prepara, a exemplo do que já fez em 2020, mais um pacote de medidas para ajudar empresas e cidadãos a enfrentar a crise. Duas delas já estão em vigor e as próximas serão oficializadas ainda nesta semana.

Nesta terça-feira (02) foi publicado o Decreto 6.999/2021, que suspende até o dia 31 de março o ajuizamento de execuções fiscais e a apresentação de protesto de certidões de dívida ativa do Estado. Além disso, a Secretaria de Estado da Fazenda adiou em um mês os prazos de pagamento das parcelas vencidas do IPVA 2021 (terceira, quarta e quinta).

Também será publicado nos próximos dias o adiamento do pagamento do ICMS devido por pequenas empresas optantes do Simples Nacional e o parcelamento do ICMS devido por Substituição Tributária.

“Enfrentamos novamente um momento delicado e tivemos que frear o avanço do coronavírus. Na sexta anunciamos medidas mais duras para conter a contaminação da Covid-19, mas, do outro lado, nos debruçamos em soluções para atender o setor produtivo e a população. Por isso pedimos à Secretaria da Fazenda e à Receita Estadual um esforço conjunto para minorar os prejuízos econômicos à sociedade”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

SUSPENSÃO – Dívidas Ativas são as dívidas consolidadas com o Estado decorrentes do não pagamento de tributos e multas estaduais, e sua cobrança judicial é regulada pela Lei 6.830, de 22 de setembro de 1980, conhecida como Lei de Execução Fiscal.

Ao constatar a inadimplência do contribuinte, o Executivo aciona o Poder Judiciário para requerer de contribuintes os créditos que lhe são devidos. Caso o débito não seja pago, o inadimplente pode até ter seu patrimônio penhorado. Já o protesto é um ato formal extrajudicial para auxiliar na recuperação de créditos da Dívida Ativa.

“Com o necessário fechamento de atividades não essenciais, determinado por orientação da Secretaria de Saúde do Estado, muitas empresas devem registrar queda no faturamento nos próximos dias, e essa medida representa uma preocupação a menos para empresários e empreendedores”, destacou o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior.

IPVA – Tendo em vista as dificuldades causadas pela continuidade da pandemia, a Secretaria da Fazenda autorizou em 2021 o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em até cinco parcelas mensais, a partir de janeiro. Até então, o parcelamento máximo era de três meses.

Agora, com a nova paralisação das atividades econômicas e por determinação do governador Ratinho Junior, as três parcelas restantes terão seus prazos adiados em um mês. Assim, a 3ª parcela, que deveria ser paga em março, terá seu prazo postergado para abril, e assim sucessivamente até a 5ª e última parcela, em junho.

As novas datas de pagamento serão divulgadas em breve pela Secretaria da Fazenda.

ICMS – A Receita Estadual também encaminhará decretos ao governador alterando prazos de pagamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Um deles prorrogará por um mês o prazo para pagamento da parcela estadual do ICMS devido por estabelecimentos optantes do Simples Nacional. A medida pode beneficiar cerca de 226 mil empresas ativas.

Também será prorrogado o prazo de pagamento da antecipação do imposto devido no momento da entrada no território paranaense de bens ou mercadorias oriundos de outro estado e destinados à comercialização ou à industrialização.

Por fim, será proporcionado aos contribuintes o parcelamento do ICMS devido a título de substituição tributária (GIA-ST) em até seis parcelas mensais.

Os decretos relativos às alterações de prazos do ICMS serão publicados nos próximos dias.

Informações Banda B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shopping São José promove bailinho de Carnaval para crianças e concurso de fantasia para pets

A programação especial de Carnaval no Shopping São José já tem data marcada. Com atividades voltadas para toda a família, o empreendimento vai celebrar a semana mais animada do ano com atrações gratuitas para adultos e crianças curtirem a folia aproveitando cada momento com muito conforto e segurança.

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, a partir das 15h, o Shopping vai promover o tradicional bailinho de Carnaval para crianças. Com uma estrutura exclusiva montada na praça de eventos, a festa vai contar com uma decoração especial, artigos carnavalescos, presença de personagens fantasiados e muita música ao embalo das clássicas marchinhas. Os pequenos também poderão curtir  a apresentação do grupo Baquetá, que vai encantar a criançada com um espetáculo que mistura música, teatro e dança.

Os pets também ganharam seu momento bem especial. No sábado, dia 18, a partir das 11h, vai rolar um concurso de fantasias com premiação em vale-compras e kit da Mili, parceira do evento, para o tutor do pet com o look temático mais divertido e original. A interação com o dono também vale nota. As incrições podem ser feitas no local, no dia do evento.

O Shopping São José fica na Rua Dona Izabel A Redentora (n° 1434), no Centro de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. As lojas funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Já a praça de alimentação e as opções de lazer funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h. Mais informações no site www.shoppingsaojose.com.br ou no perfil oficial do empreendimento no Instagram (@shopsaojose).

Shopping São José promove sessão especial para crianças autistas e PCD no parque temático do Luccas Neto

Neste sábado, dia 28 de janeiro, o Shopping São José vai promover uma ação bem especial para autistas e PCDs dos 03 aos 12 anos. O empreendimento vai reservar um tempo exclusivo para as crianças com necessidades especiais dentro do “Férias com Luccas Neto”, um circuito em formato de gincana, com atividades e brincadeiras inspiradas nas aventuras do youtuber amado pela criançada.

Baseado nas histórias e visuais do desenho animado de Luccas Neto, o espaço temático, que conta com monitoria, inclui escorregador gigante com piscina de bolinhas, acerte ao alvo com estilingue gigante, cantinho da pintura e cabine de leitura do mundo das boias coloridas. Durante a sessão exclusiva as crianças poderão acessar o circuito acompanhadas de seus pais ou responsáveis. “O objetivo é tornar a experiência mais agradável e divertida para as crianças e suas famílias”, afirma Talita Dallmann Sabino, Gerente de Marketing do Shopping São José.

As atividades serão realizadas em dois horários: 10h e 17h30. Cada sessão terá um limite máximo de 10 crianças. “As crianças com TEA ou com deficiência sempre são recebidas e podem visitar o parque em todos os horários regulares, mas queríamos muito poder oferecer também esse momento só para eles, para que todos consigam brincar e aproveitar com tranquilidade.”, acrescenta Talita. O circuito dura 20 minutos e os ingressos custam R$ 6 por criança.

Para acessar o espaço no horário reservado é necessário apresentar um atestado comprovando o autismo. O Shopping São José fica na Rua Dona Izabel A Redentora (n° 1434), no Centro de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. As lojas funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Já a praça de alimentação e as opções de lazer funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h. Mais informações no site www.shoppingsaojose.com.br ou no perfil oficial do empreendimento no Instagram (@shopsaojose).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com