Arquivos

Com o Vale do Pinhão, Curitiba é finalista do Prêmio Nacional de Inovação


Com o Vale do Pinhão, Curitiba é finalista do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), principal reconhecimento de iniciativas inovadoras do Brasil. A premiação é organizada pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e Sebrae Nacional.

O Vale do Pinhão está entre os três finalistas que concorrem ao título na categoria Ecossistema de Inovação de Grande Porte no Prêmio Nacional de Inovação 2023, depois de sete meses de processo seletivo,  entre inscrições, avaliação e validação.

Este é o segundo ano consecutivo que o ecossistema de inovação curitibano é finalista do PNI.

“Em 2022, ficamos muito bem colocados, entre os três ecossistemas finalistas no Brasil. A participação de Curitiba com o Vale do Pinhão é importantíssima porque o prêmio entrega uma visão externa e qualificada do nosso perfil inovador, pontuando nossos pontos fortes e oportunidades de melhorias”, destaca o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.

Em sua 8ª edição, o PNI 2023 teve recorde de inscritos. Os vencedores foram anunciados em 26 de setembro, durante o 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria, realizado em São Paulo (SP).

A premiação busca contribuir no processo de aprendizado e possibilitar trocas de experiências, auxiliando na identificação de seus pontos fortes e oportunidades de melhorias em inovação e gestão.

Os vencedores ganham uma imersão em ecossistema de inovação, organizada pela CNI, e uma bolsa em curso de educação-executiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Techroad

Além de Curitiba, são finalistas na categoria os ecossistemas de Florianópolis (SC); e Porto Alegre (RS), assegurando, de antemão, o prêmio nacional de inovação para os ecossistemas de grande porte do Brasil para o Techroad, programa de atração de investimentos em tecnologia para a Região Sul, do qual também fazem parte os ecossistemas de Caixas do Sul (RS) e Joinville (SC).

O Vale do Pinhão passou a integrar o Techroad em maio de 2022, com a assinatura de um termo de cooperação assinado pelo prefeito Rafael Greca e os prefeitos dos demais municípios integrantes.

 Ecossitema integrado

Responsável por compilar as informações que mostram a integração e ações dos atores do ecossistema curitibano, a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação convidou representantes do Vale do Pinhão a participarem de todas fases do processo de avaliação do Prêmio Nacional de Inovação 2023.

Participaram instituições governamentais, aceleradoras, empresas, startups, fundos de investimentos, incubadoras, instituições de ensino superior como: Ademicom, Curitiba Angels, Condor Connect,Driva Tecnologia, Fundação Araucária, Honey Island, Hotmilk, MadeiraMadeira, PontoMais, Senai-PR, Tecpar, UFPR E Universidade Positivo.

Este é mais um reconhecimento que referenda os trabalhos realizados por Curitiba e pelo Vale do Pinhão para o desenvolvimento do ecossistema de inovação curitibano e para a implantação de soluções tecnológicas para melhorar a vida dos curitibanos, que tem resultado em outros reconhecimentos nacionais e internacionais.

Somente em 2023 ano, a Curitiba já foi eleita:

  • Uma das 7 das Comunidades mais Inteligentes do Mundo de 2023 (Intelligent Community Forum -ICF);
  • 2º ecossistema emergente mais promissor para startups na América Latina (ranking Global Startup Ecosystem Report 2023);
  • 2ª melhor cidade do Brasil para as startups pelo 3º ano consecutivo (relatório Startup Ecosystem Index Report 2023).
  • Finalista do Seoul Smart City Prize (Coreia do Sul), com o case do Vale do Pinhão;
  • Finalista do Latam Smart City Awards, o mais importante reconhecimento de iniciativas de cidades inteligentes da América Latina, com o case do Programa Curitiba Mais Energia;
  • 2ª cidade mais inteligente, tecnológica e inovadora do Brasil (ranking Connected Smart Cities 2023)
  • Selo Ouro Smart Cities 2023;

Recorde de inscrições

Em sua 8ª edição, o PNI teve 3.005 inscritos, o maior número dos últimos anos. Esse é o recorde desde a 5ª edição, em 2017, quando a premiação recebeu 3.987 inscrições.

O recorde também foi registrado entre os ecossistemas de inovação: 111 inscritos, com o Paraná com a maior contribuição nacional. São 27 inscrições paranaenses, o que corresponde a 22% do total. Entre elas, o curitibano Vale do Pinhão.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba