Com 17.632 vagas criadas, Curitiba tem o melhor resultado desde 2012

Curitiba criou 17.632 vagas com carteira assinada de janeiro a agosto, o melhor resultado para o período desde 2012. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados nesta quarta-feira (25/9) pelo Ministério da Economia.

Resultado de emprego em Curitiba é o melhor desde 2012.
Foto: Ricardo Marajó/FAS

Em oito meses, o volume de vagas geradas na capital já supera o de todo o ano passado, quando foram criados 13.681 empregos.

Curitiba foi a terceira cidade que mais gerou empregos no País, atrás apenas de São Paulo (63.920) e Belo Horizonte (18.194).

O saldo de vagas do Caged é medido pela diferença entre contratações e demissões no período.

Setores

O setor de serviços foi o que mais gerou empregos no acumulado do ano na cidade, com 12.587 empregos. A construção civil foi outro destaque, com 2.647 vagas, seguida pelo comércio, com 1.788.

O economista e superintendente do trabalho da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel, destaca que o ambiente mais favorável a investimentos dos empresários na capital é fundamental para o destaque obtido por Curitiba no âmbito nacional.

Segundo ele, a postura do governo municipal de romper com velhos hábitos da gestão pública faz a diferença, bem como adotar políticas que favorecem a abertura de empresas, investir na qualificação dos trabalhadores e na infraestrutura da cidade e valorizar o cidadão.

“Curitiba trouxe de volta a segurança que os empregadores precisavam para querer investir na cidade e abrir novos postos de trabalho formal”, diz Fabiano Vilaruel.

Projetos de incentivo municipal a empresas inovadoras – dentro do programa Vale do Pinhão –, inauguração de empreendimentos comerciais na cidade e programas de capacitação de mão de obra e de apoio ao empreendedorismo são fatores que estão ajudando a melhorar o mercado de trabalho na cidade.

 

Via: Prefeitura De Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Transporte Coletivo tem reforço para partida do Brasil contra Coreia do Sul

Transporte Coletivo tem reforço para partida do Brasil contra Coreia do Sul. Foto: Ricardo Marajó/SMCS-(Arquivo)

A partir das 14h desta segunda-feira (5/12), o transporte coletivo terá reforço por conta do jogo do Brasil contra Coreia do Sul pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. O jogo, marcado para as 16h, deve provocar aumento do fluxo de passageiros que se deslocam para ver a partida.

Todos os eixos com veículos expressos e ligeirões circularão com mais ônibus dos principais pontos no centro da cidade em direção aos terminais, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital.

Também serão colocados mais veículos à disposição da fiscalização nos principais terminais da cidade para atender a demanda.

Linhas

A Urbs vai ampliar o número de veículos nas linhas 022 e 023 Inter 2 (em ambos os sentidos), 505 – Boqueirão / C. Cívico, 506 – Bairro Novo, X36 – Caiuá / Guadalupe, 902 – Sta. Felicidade, 040 – Interbairros IV e 050 – Interbairros V.

Linhas alimentadoras também terão reforço, como as que atendem a região do Tatuquara: 680 – Rurbana, 650 – Sta. Rita Pinheirinho, 674 – Rio Bonito e 690 – V. Juliana. Na região do Sítio Cercado contarão com mais veículos as linhas 541 – Bairro Novo A e Bairro Novo B.

A linha 216 – Cabral / Portão contará com apoio para atender a região do Portão, Prado Velho e Cabral.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Caminho de Luz da Ligga no Náutico estreia no Natal de Curitiba 2022 com oito estações

Estreia do percurso drive-thru da Ligga telecom, no Parque Náutico. Curitiba, 03/12/2022 - Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Começou a funcionar neste sábado (3/12) o Caminho de Luz da Ligga, no Parque Náutico, no bairro Boqueirão. A atração noturna drive-thru gratuita do Natal de Curitiba –  Luz dos Pinhais 2022 pode ser apreciada de dentro do carro ou do ônibus se espalha por 1,5 km, passando por oito estações com coral de anjos, presépio em tamanho natural, uma árvore de Natal de 22 metros iluminada com 55 mil pontos de luz e até papai e mamãe noel acompanhados de músicos.

O Caminho de Luz do Náutico deve receber 900 veículos por noite, até 23 de dezembro. As vagas para a experiência natalina que precisa de agendamento já estão esgotadas. Mas para quem não conseguiu marcar o passeio, existe a opção da linha de Natal Especial X51, com embarque e desembarque no Terminal do Boqueirão.

A linha foi criada pela Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) exclusivamente para o período natalino. Com partidas a cada 15 minutos, entre 19h e 21h30, a tarifa custa R$ 5,50 e permite integração com outros ônibus do transporte coletivo.

Assim como os carros, nesse passeio, o ônibus também circula pelo Caminho de Luz com velocidade reduzida para que os passageiros possam acompanhar a decoração e tirar fotos. Os veículos terão que seguir a uma velocidade máxima de 10 km/h.

O trajeto do Caminho de Luz do Náutico margeia todo o lago do parque, na divisa com São José dos Pinhais. Nos dias do Circuito de Luz, de terça a domingo, a circulação de pedestres dentro do parque fica interrompida a partir das 18h30.

Do outro lado da cidade, nos mesmos moldes do Náutico, a Ligga patrocina ainda  o Caminho de Luz no Parque Barigui, que já está em funcionamento desde a semana passada.

As duas atrações juntas devem receber até o final da edição do Natal de Curitiba 2022 cerca de 90 mil pessoas.

Estações do Caminho de Luz da Ligga no Paraue Náutico 

ESTAÇÃO 1

Torre de cronometragem Anjo de Luz

Ao chegar no Parque Náutico, o público será impactado por uma encantadora iluminação natalina, feita com milhares de micro lâmpadas enaltecendo a imponente torre em frente ao parque.

ESTAÇÃO 2

Grande coral dos anjos

Recepcionando o público, o Caminho de Luz se inicia com um belo coral de anjos, apresentados em grandes telas de LED em alta definição, interpretando clássicas canções natalinas como Jingle Bells.

ESTAÇÃO 3

Caminho de Luz e Corredor Celestial

Ao passar pelo coral, o público entrará em um caminho iluminado por micro lâmpadas e fibra óptica, belamente ornamentado para iluminar os olhos e aquecer os corações do público.

ESTAÇÃO 4

Anjo Gabriel

Uma escultura com 8 metros de altura retrata o Anjo Gabriel, o personagem bíblico que leva a grande notícia de que Cristo nasceu.

ESTAÇÃO 5

Presépio Natalino

Ao passar pelo Anjo Gabriel e receber a notícia do nascimento do menino Jesus, o público se depara com um esplêndido presépio, com uma cenografia completa, contendo a manjedoura de Jesus, esculturas em tamanho natural de animais e os personagens que participaram deste importante momento da história.

ESTAÇÃO 6

Árvore de Natal Ligga

Ao fazer o retorno no final do parque, o público se aproximará da imponente árvore natalina de 22 metros, toda iluminada com 50.000 micro lâmpadas.

ESTAÇÃO 7

Estação Ligga

Em um painel verde, uma tela de LED apresenta possíveis conexões entre o público e sentimentos/momentos natalinos. Uma alusão entre as belas conexões que a Ligga realiza em nossas vidas por meio de seus serviços. Um painel acompanhado de um imponente presente decorativo, um oferecimento da Ligga para todos os visitantes.

ESTAÇÃO 8

Casa de Celebrações do Papai Noel

Para fechar o passeio, um encontro com o Papai e a Mamãe Noel, acompanhados de músicos, em uma bela e encantada casa de celebrações natalinas. Uma casa repleta de decoração, iluminação e muito carinho para tocar o coração do público presente.

Mas a celebração de Natal não termina no passeio, através de QR Codes espalhados em nossa comunicação de Natal, você pode projetar uma linda árvore de Natal virtual na sua casa e ainda postar no Instagram.
A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Uninter, Banco do Brasil, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba