A edição de novembro do programa Arte para Maiores (APM) do Museu Oscar Niemeyer, destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, terá como tema a exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”. A mostra está em cartaz na Sala 4 e tem curadoria de Renato Araújo da Silva. Para participar, não é necessário conhecimento prévio em arte.
As atividades acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, das 14h às 17h. A programação conta com visita mediada na mostra seguida de uma oficina artística, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON. Nesse encontro, os participantes terão a oportunidade de dialogar com as obras da coleção e com a riqueza das heranças culturais africanas.
A participação é gratuita e pessoas com mais de 60 anos não pagam o ingresso do Museu, mas é necessário fazer a inscrição antecipada neste link.
SOBRE A EXPOSIÇÃO – As obras, provenientes de diversos países africanos, incluem máscaras, esculturas, bustos, cabeças de bronze, miniaturas metálicas, objetos do cotidiano e instrumentos musicais, destacando a riqueza das heranças culturais.
A exposição de longa duração apresenta obras que marcaram a transição e o desenvolvimento das artes africanas mais antigas. Desta forma, honra a ancestralidade e permite novas perspectivas para a arte contemporânea da África. Com curadoria de Renato Araújo da Silva, a mostra exibe cerca de 3 mil peças doadas pelo diplomata e professor Fausto Godoy ao Museu Oscar Niemeyer.
PROGRAMA – O tradicional programa Arte para Maiores tem como objetivo aproximar o público com mais de 60 anos do Museu e da arte. Em 2019, o APM conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Em 2023, o programa foi selecionado e apresentado com destaque aos grupos de trabalho do I Encontro Nacional de Educação Museal, promovido também pelo Ibram, na Bahia.
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
Arte para Maiores – África, Expressões Artísticas de um Continente
Visita mediada e oficina
Data: 5 e 12 de novembro
Horário: das 14h às 17h
Espaço de Oficinas | Subsolo do MON
Inscrição: https://bit.ly/APMNovembro2024
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba
Deixe um comentário