domingo, outubro 1, 2023
spot_img
InícioCuritibaCine Passeio de Curitiba sedia mostra internacional de cinema sobre diversidade

Cine Passeio de Curitiba sedia mostra internacional de cinema sobre diversidade


Diferentes realidades culturais se encontram nas telas do Cine Passeio de Curitiba para abordar a temática da diversidade sexual e de gênero. Seis longas-metragens internacionais e cinco curta-metragens paranaenses sobre gênero e sexualidade inseridos em conflitos modernos como migração, relações intergeracionais, multiplicidade étnica e enfrentamento de diferentes violências estarão em cartaz no cinema da Prefeitura de Curitiba.

A Mostra Internacional de Cinema, Gêneros e Sexualidade acontece de quinta (21/9) até quarta (27/9), sempre às 19h30, com ingressos a partir de R$ 6, diretamente na bilheteira do Cine Passeio. Confira a programação aqui

O evento é uma iniciativa da Eunic Curitiba (European Union National Institutes for Culture) em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, Aliança Francesa de Curitiba, Instituto Cervantes e Goethe-Institut Curitiba em parceria com o Consulado da Suíça no Brasil, Embaixada da Espanha no Brasil e Cinemateca da Embaixada da França no Brasil.

A partir de um intercâmbio cultural e cinematográfico, a mostra traz filmes premiados internacionalmente e cineastas estreantes para compor a lista de longa-metragens estrangeiros, como Mi vacio y yo (2022) e Futur Drei/Sem ressentimentos (2019). Os curtas brasileiros foram escolhidos a partir da mesma lógica e trazem títulos como Você já tentou olhar nos meus olhos? e Aonde vão os pés.

Mostra Internacional de Cinema, Gêneros e Sexualidade

Cine Passeio
Rua Riachuelo, 410 – Centro

Quinta (21/9), 19h30 
Copiloto
Mais um dia de silêncio entre Júnior e seu pai. Mas a noite chega, uma notícia também. O corpo represado de Júnior se irrompe.
Sem classificação

Zuhurs Töchter
No limiar da idade adulta e trans, duas irmãs sírias estão procurando seu caminho em seu novo lar, a Alemanha. Esse filme não apenas conta a história comovente de uma família que se mantém unida apesar de todas as dificuldades, mas também coloca a questão da identidade própria. Um documentário de amadurecimento sobre o lugar pessoal de cada um na sociedade.
Classificação:12 anos


Sexta (22/9)
Você já tentou olhar nos meus olhos?
Quem dita o que um corpo negro necessita? Você já tentou olhar nos meus olhos?
Sem classificação

Mi vacio y yo
Raphi é uma pessoa jovem, andrógina e um tanto ingênua. Ela escreve poemas e sonha em se apaixonar por um príncipe encantado. De sua França natal mudou-se para Barcelona, onde a realidade está longe de ser como ela a projeta. Após ser diagnosticada com disforia de gênero, iniciará uma árdua jornada para assumir sua verdadeira identidade. 
Classificação: 16 anos


 

Sábado (23/9)
Aonde vão os pés 

Ela percorre os caminhos da adolescência com coragem para viver seus desejos. E no encontro com o inesperado se coloca a correr, confiante em seus próprios pés.
Sem classificação

Futur Drei / Sem ressentimentos
Na noite de seu aniversário, Parvis rouba uma garrafa de bebida em uma danceteria. Ele acaba pego pela polícia e como é filho de iranianos exilados, é obrigado a fazer trabalhos comunitários em um centro de refugiados na Saxônia, Alemanha, onde vive. Lá, ele se apaixona por Amon, que fugiu do Irã com a irmã, Banafshe. Juntos, os três curtem um verão com noites sem fim e a percepção de que nenhum deles se sente plenamente em casa na Alemanha.
Classificação: 16 anos


 

Domingo (24/9)
M
Menahem Lang nos convida a atravessar uma porta secreta para conhecer sua cidade natal, Bneï Brak, “a cidade dos homens de preto”, a capital mundial dos judeus ultraortodoxos. Ele volta para a cena de um crime: o local onde foi violado durante toda a sua infância.
Classificação: 12 anos


 

Terça (26/9)
Tentei
Aos 34 anos e tomada pela coragem que reuniu ao longo de muito tempo, Glória decide se livrar do ciclo da violência doméstica, que a oprime e fragiliza há mais de uma década, e recuperar o seu direito de ser e de existir com dignidade.
Sem classificação

Madame 
Uma avó e seu neto iniciam uma conversa íntima, explorando temas como gênero, sexualidade e transmissão de identidade.
Classificação: Livre


 

Quarta (27/9) 
Amizades Particulares

Inspirado em relatos do best-seller “Freiras Lésbicas”, de Rosemary Curb e Nancy Manahan, conta a trajetória de Quitéria das Dores, uma freira que se apaixona por outra freira durante o noviçado. Na encruzilhada entre religião e sexualidade, o filme lança um olhar sobre a subjetividade da existência lésbica.
Sem classificação

Passagens 
O casamento de Tomas e Martin entra em crise quando Tomas começa impulsivamente um caso apaixonado com a jovem professora Agathe. Mas quando Martin também começa um caso, Tomas deve enfrentar decisões de vida que ele pode não estar preparado ou disposto a enfrentar.
Classificação: 18 anos



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão