O vice-governador Darci Piana participou nesta terça-feira (3), em Curitiba, da comemoração dos 44 anos do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II). A unidade da Força Aérea Brasileira foi instalada na Capital em 1º de novembro de 1982 e é responsável pelo controle do espaço aéreo de toda a região Sul, do Mato Grosso do Sul e de parte de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Essa área equivale a 30% do tráfego aéreo nacional.
“São 44 anos de bons serviços prestados ao Brasil, cuidando do tráfego aéreo e da segurança de todos os brasileiros e de qualquer pessoa que utiliza uma aeronave”, disse Piana. “Para o Paraná, é uma honra contar com um órgão tão estratégico para a segurança nacional”.
Diariamente, o Cindacta II controla os voos de cerca de 1,6 mil aeronaves em sua área de abrangência, que inclui fronteiras com quatro países. O centro também atua na Defesa Militar e presta serviços de meteorologia aeronáutica, telecomunicações e coordenação de busca e salvamento.
Além da unidade de Curitiba, a Força Aérea conta com centros integrados em Brasília, Recife e Manaus, além de um centro regional do Sudeste, em São Paulo. Essas unidades abrangem a segurança aérea de todo o território brasileiro.
“Nosso sistema de controle do espaço aéreo brasileiro possui 15 entidades subordinadas, incluindo este Segundo Centro Integrado, que tem uma projeção estratégica para o nosso País por conta dos indicadores de segurança, que são muito elevados”, afirmou o tenente-brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Bastos Junior, diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica.
Ele destacou a importância do serviço prestado pelo órgão. “Não só para a nossa população, mas também para quem usa nosso espaço aéreo, nossas companhias aéreas, a entrega desse serviço é essencial”, disse. “O Cindacta II, junto com os demais centros, tem uma governança e uma gestão muito eficientes e efetivas no controle do espaço aéreo, sempre visando a fazer a navegação aérea com a máxima segurança possível”.
“Esta brilhante organização da Força Aérea está sediada em Curitiba há 44 anos, com a missão de prover o controle do tráfego e a defesa aérea do Sul do País”, ressaltou o comandante do Cindacta II, coronel-aviador Regilânio Isaias Aguiar de Melo.
O Cindacta II é apoiado por 15 Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), que dão suporte às operações. Nesses locais estão instalados radares, estações de telecomunicações e equipamentos de auxílio à navegação.
Cerca de 3 mil militares e civis trabalham na sede, em Curitiba, e nos destacamentos, colaborando com a segurança e a soberania do Brasil.
“É um trabalho diuturno – 24 horas por dia, sete dias por semana e sem feriado – na vigilância do nosso espaço aéreo, para manter a soberania do nosso País, e no controle do tráfego para promover a fluidez e a segurança de todas as aeronaves que passam pelo nosso espaço de jurisdição, que é bem amplo e abrange 30% do movimento aéreo do Brasil”, completou o coronel Aguiar.
Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›


