Cidade do Paraná adota lockdown em bairro

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) explicou que sua cidade terá bloqueio microrregional a partir desta segunda-feira, 22, de parte do Jardim Ipê é mais uma de prevenção no combate ao coronavírus em Foz do Iguaçu. O bairro tem 10% dos casos ativos na cidade – foram sete casos em apenas um dia – e interdição será num perímetro entre a Avenida Maceió e a Travessa Floraí e compreende 450 moradias.

“Será uma ação cirúrgica que pode ser revertida em menos dos 14 dias estabelecidos, conforme orientação das equipes de saúde e da vigilância. É importante esclarecer em que ponto estamos da pandemia. Nos últimos dez dias tivemos um aumento significativo nos casos positivos feitos no laboratório municipal, ou seja, em torno de 30% de cada 100 exames. A média dos 15 dias anteriores, era de 10 casos praticamente. Ou seja, mais que dobrou”, disse Chico Brasileiro neste sábado, 20, em entrevista na Rádio Cultura.

A medida, segundo Chico Brasileiro, deve ser tomada agora quando a estrutura hospitalar da cidade tem 47% dos leitos exclusivos para tratamento da covid-19. “Essas medidas não podem ser tomadas com 80% dos leitos ocupados. Têm que ser tomadas neste momento com 47% dos leitos ocupados. É uma margem boa em relação a outros municípios do Brasil e do Paraná”.

Sem nenhuma medida agora, argumenta o prefeito, os casos vão  chegar a 70% na próxima semana, 80% na outra semana. “Teremos um colapso no sistema de saúde sem as ações que evitem a aceleração da doença. Por isso, a atitude que tomamos de bloqueio microrregional”.

Medidas – 
O prefeito esclarece ainda que não é um bloqueio total da cidade. “A vigilância epidemiológica acompanha onde está circulando a doença. Também não significa que não estamos tomando as medidas necessárias em outras regiões da cidade”.
Chico Brasileiro explicou ainda que mais 30 leitos serão instalados no hospital municipal. “Estamos fazendo o possível do ponto de vista preventivo e assistencial. Não está faltando atitudes, ações, estratégias. Agora, é uma doença de transmissão muito fácil que cresce de uma forma muito acelerada. O perigo é para todos. As pessoas que evitar as aglomerações, usar máscaras”.

“Infelizmente, teremos que fechar as áreas de lazer para conter as aglomerações. Vamos reestruturar esses espaços, não é fechar pista de caminhada porque as pessoas precisam caminhar, mas agora o esporte coletivo não pode continuar sendo praticado enquanto perdurar a pandemia”.

Como será o bloqueio

– A partir das 7h desta segunda-feira (22), um trecho do bairro Ipê será bloqueado por até 14 dias.

– Só poderá funcionar serviços essenciais que serão apontados por decreto.

– Serão montados 15 pontos de bloqueios na região que funcionarão 24 horas por dia.

– Com comprovação de necessidade, como trabalho, consulta médica, por exemplo, os moradores poderão sair e retornar ao bairro.

– A ação contará com a participação de vários órgãos de segurança e saúde.

Mutirão contra a dengue chega ao Bairro Novo; veja o cronograma

Mutirão contra a dengue chega ao Bairro Novo; veja o cronograma

Quinta-feira (15/9) é dia do mutirão Curitiba sem Mosquito no Bairro Novo. É a 14ª etapa da ação realizada pelas secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente em 2022. A meta é evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zyka e chikungunya.

Os agentes de combate às endemias (ACEs) da Regional Bairro Novo vão percorrer as casas próximas à unidade de saúde Osternack. Nesta quinta e sexta-feira (16/9), os moradores serão orientados sobre os tipos de materiais que podem ser descartados. A separação pode ser feita no fim de semana.

Na segunda (19/9) e na terça-feira (20/9), os caminhões do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente passam pela área para recolher os entulhos. A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, pede a colaboração dos moradores.

“A comunidade ajuda a controlar o vetor porque nos permite monitorar os focos, mas deve manter os cuidados para afastar o risco de proliferação do mosquito”, pondera.

A próxima regional a ser visitada pelo mutirão é de Santa Felicidade (24/9 e 25/9).

Em 2022, o Curitiba sem Mosquito esteve nas Regionais CIC, Boa Vista, Boqueirão, Tatuquara, Cajuru, Pinheirinho, Portão e Matriz. Foram coletadas mais de 442 toneladas de lixo e entulhos que poderiam acumular água e virar criadouro do Aedes aegypti.

A coordenadora do programa municipal de Controle do Aedes de Curitiba, Tatiana Faraco, diz que as ações são necessárias por causa do aumento do número de focos – já são 1.104 no município – e previsão de alta de casos de dengue para o verão, conforme estudo epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Segundo ela, 65% dos focos estão nas residências.

Um dos motivos seria consequência do período de rodízio no abastecimento de água, quando o nível dos reservatórios estava baixo. Muitos moradores passaram a acumular água da chuva em tambores, baldes e outros recipientes, também usados pelos mosquitos como criadouros.

Identificação

Além de uniformizados e identificados, os agentes usam os equipamentos recomendados e mantêm todas as medidas de prevenção do novo coronavírus. Todos os agentes apresentam crachás que trazem suas credenciais profissionais. Em caso de dúvida, é possível ligar para o 156 para checar se aquele profissional realmente faz parte da equipe da SMS.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

“Feijoada e Pagode” vai agitar cidade da região metropolitana neste fim de semana

Neste sábado, 17 de setembro, a partir das 12h, vai acontecer um super evento gastronômico com Feijoada e Pagode em Balsa Nova, região metropolitana de Curitiba. Quem promove é a Negrão Eventos, famoso espaço de eventos da região que também é conhecido por suas festas sazonais.

Feijoada

As reservas estão disponíveis nos telefones (41) 99916-1575 e (41) 99991-8843 e os ingressos são limitados.

LOCALIZAÇÃO:

SOBRE A NEGRÃO EVENTOS:

A Negrão Eventos é uma chácara localizada na cidade de Balsa Nova, a 10km da cidade de Campo Largo e a 25 km de Curitiba. Propriedade da família Negrão, vem para atender a uma demanda de mercado crescente, oferecendo um ambiente agradável junto à natureza e de muita qualidade.

Privilegiada pela localização e pela bela paisagem seu salão de eventos foi aberto para o público em outubro de 2010. O espaço conta com um salão de eventos de 465,13m², com capacidade para 240 pessoas, ampla área externa gramada e arborizada, excelente para fotos e cerimônias externas, casa de apoio a noiva e estacionamento com capacidade para 100 carros.

A Negrão Eventos atende a casamentos, aniversários, formaturas, eventos corporativos e sociais com excelente infraestrutura.