Avançam as obras do Plano de Estrutura Cicloviária em Curitiba. Nesta semana, começaram as intervenções de sinalização viária para a implantação da via compartilhada entre ciclistas e motoristas na Rua Padre Anchieta, para a ligação à região Oeste da cidade. A estrutura voltada à ciclomobilidade segue os modelos já implantados nos eixos estruturais das avenidas Sete de Setembro e João Gualberto.
Ao término dessa implantação, Curitiba passará a contar com mais oito quilômetros de via voltada à ciclomobilidade. Em pouco mais de três anos e meio da gestão, já foram implantados outros 12,3 quilômetros de novas estruturas cicloviárias em toda a cidade.
Ainda como parte do plano cicloviário do município está sendo revitalizada a estrutura de passeio compartilhado entre pedestres e ciclistas pela Rua João Bettega, na ligação entre o Portão e a CIC.
Pela Padre Anchieta, a via compartilhada começa no cruzamento com a Alameda Presidente Taunay, no bairro Batel, e segue até a Rua Jerônimo Durski, no Bigorrilho – via do terminal de ônibus Campina do Siqueira. Os trabalhos da equipe de sinalização continuam nos próximos dias e a conclusão da pintura depende das condições climáticas.
“A Padre Anchieta é um dos eixos estruturais da cidade, por onde passa a canaleta do transporte coletivo, e importante ligação entre centro e bairro”, salienta a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.
A segunda etapa da via compartilhada da Padre Anchieta vai contemplar a ligação no sentido Campo Comprido, pela Rua Deputado Heitor Alencar Furtado. A previsão é que até o fim deste mês a sinalização esteja pronta na extensão da Rua General Mário Tourinho até a Rua Eduardo Sprada, nos dois sentidos (centro e bairro).
“Conectando o cruzamento da Padre Anchieta com a Presidente Taunay até a Rua Fernando Moreira com a Rua Visconde de Nácar, no Centro, as obras de sinalização irão compor, numa terceira fase, o terceiro e último trecho do projeto”, explica Rosangela.
Revitalização da estrutura cicloviária
O passeio compartilhado que integra a estrutura cicloviária da Rua João Bettega começa a ganhar um novo contorno. Desde a segunda-feira (3/8), equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) trabalham na revitalização da estrutura cicloviária a partir da via rápida sentido Centro/Pinheirinho, no bairro Portão, até a Rua Desembargador Cid Campêlo, na CIC.
“Ao fim dos trabalhos, a sinalização horizontal, no pavimento, estará mais visível, no padrão de sinalização atual. Bordas vermelhas vão demarcar o espaço do passeio compartilhado, além de pictogramas de pedestres e ciclistas em todos os começos e finais de quadra”, explica a superintendente de Trânsito.
Placas de regulamentação de passeio compartilhado e legendas indicativas de “Pare”, nos cruzamentos, irão reforçar os alertas de segurança aos ciclistas e pedestres que compartilham da via.
Intermodalidade
A promoção da intermodalidade faz parte da estratégia da administração municipal na área da mobilidade urbana, tanto em projetos desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) como em implantações pela Setran e demais órgãos que atuam na gestão da malha viária e de transporte.
Instituído pelo Decreto Municipal 1.418/2019, o Plano de Estrutura Cicloviária visa a dobrar a malha de vias para bicicletas na cidade dos atuais 208 km para 408 km até o ano de 2025.
As implantações da estrutura cicloviária previstas no plano seguem em andamento, ao mesmo tempo em que a Prefeitura, atenta à pandemia provocada pelo novo coronavírus, promove intervenções e encaminha estudos de fomento à mobilidade ativa, com projeto-piloto nos arredores do Mercado Municipal, aos sábados.
Implantações
Em três anos e meio, foram implantados 12,3 quilômetros de novas estruturas cicloviárias em toda a cidade. Entre eles:
– 3,1 quilômetros na Avenida Manoel Ribas
– 2,3 quilômetros de ciclofaixa bidirecional ao longo da Avenida dos Estados e da Rua Castro
– 2,6 quilômetros na Avenida da Integração
– 1,7 quilômetro no Binário Nova Aurora/Ourizona
– 2,6 quilômetros em trechos das ruas Konrad Adenauer, Dante Angelote e José Zgoda, no entorno do Jockey Plaza Shopping, no Tarumã
Deixe um comentário