Arquivos

Casamentos vão movimentar a economia no segundo semestre

O sonho de subir no altar de véu e grinalda finalmente vai poder sair do papel. A pandemia do novo coronavírus fez com que muitas cerimônias e festas de casamentos fossem adiadas nos últimos dois anos, mas com a diminuição no número de casos da doença e aumento da vacinação na população, os eventos estão voltando a acontecer. 

Definir a decoração, escolher o buffet, enviar a lista virtual de presentes de casamento para os convidados e pensar nos outros preparativos da festa são detalhes que já estão sendo cuidados por muitos noivos que pretendem trocar votos no segundo semestre do ano. Segundo pesquisas, nesse período é esperado um boom no setor de casamentos, que movimenta a economia do país. 

Celebrações de amor estão com tudo em 2022

Segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Evento (Abrape), apenas no primeiro ano de pandemia, mais de 350 mil eventos foram cancelados, incluindo festas e cerimônias de casamento. Como reflexo desses cancelamentos, em 2022 o desejo de voltar a celebrar o amor veio com tudo. 

Ainda no começo do ano as projeções já eram positivas. A Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), por exemplo, estimou que, ao longo de 2022 seriam celebrados mais de 1,6 milhão de casamentos no Brasil. A estimativa era de aumento de 45,4%, tendo em vista que normalmente o índice de cerimônias pré-Covid-19 era de 1,1 milhão por ano.  

As perspectivas já causam efeitos em lojas e plataformas especializadas em contratação de serviços. Na conhecida “rua das noivas” no centro de São Paulo, muitas lojas registraram aumento de 50% no número de vendas de vestidos de noiva, fator que está impulsionando a abertura de novas vagas de emprego, segundo informações divulgadas pelo Jornal Nacional. 

De acordo com um levantamento feito pela ferramenta de contratação de serviços GetNinjas, em 2022 houve um aumento na procura por profissionais essenciais na realização de casamentos, como motoristas, maquiadores, recepcionistas de eventos e cerimonialistas. 

Os dados divulgados mostram que a busca por motoristas teve crescimento na ordem de 290% em relação ao ano anterior. Os maquiadores foram 97% mais procurados. Já os recepcionistas e cerimonialistas ganharam 71% de atenção a mais dos noivos em 2022. 

Retomada marcada por desafios 

Enquanto pensam nos preparativos e montam site de casamento, os noivos de 2022 têm uma preocupação mais objetiva: o orçamento. De acordo com a Abrafesta, as cerimônias neste ano tendem a custar 30% a mais do que antes da pandemia do novo coronavírus. 

Segundo o Boletim Focus, divulgado em julho pelo Banco Central, o ano deve fechar com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 7,54%. A inflação oficial do Brasil dificulta para os noivos a economia na hora de planejar o casamento. 

Muitos itens têm subido de preço, tornando a negociação de fornecedores com os noivos mais complicadas. O aumento no valor da carne, por exemplo, afeta diretamente o orçamento para contratar um prestador de serviços de buffet que utiliza o alimento para preparar o cardápio da festa de casamento. 

Ainda segundo a Abrafesta, encontrar profissionais que atendam às expectativas do casal também será um dos desafios. A associação explica que durante o período de pandemia, muitos profissionais migraram para outros setores, o que tornou a mão de obra mais escassa. 

Sendo assim, apesar do aquecimento e da alta procura por serviços primordiais para a organização de uma cerimônia de casamento, há uma quantidade menor de profissionais disponíveis para trabalhar nos eventos em 2022.