

CARAVANA: Com apresentações culturais, oficinas, feira de artesanato e uma programação especial para o Dia das Crianças, a terceira edição das Caravanas Étnico-Culturais de Curitiba será realizada neste sábado (08/10) no Clube da Gente do Bairro Novo.
O evento, criado para ampliar a representatividade de negros, indígenas e ciganos, já ocorreu na CIC e no Cajuru, e vai chegar a todas as dez regionais.
Criadas como parte do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, as Caravanas reúnem artistas e empreendedores, reforçando as políticas afirmativas para as três etnias e prestando homenagens a pessoas com atuação em prol da sociedade.
CARAVANA: Espaço
Segundo a assessora de Políticas de Igualdade Racial do município, Marli Teixeira Leite, a ação vem se revelando boa oportunidade de mostrar a produção cultural, criatividade, importância e presença de negros, indígenas e ciganos na cidade – conforme era objetivo original do projeto.
Artistas atuantes no universo cultural de raiz étnica – inclusive com apresentações e prêmios em eventos nacionais e internacionais – têm participado das caravanas.
A gestora pública da Assessoria de Igualdade Racial, Maria Tereza Rosa, explica que os artistas e os expositores são selecionados por meio de editais públicos, realizados pela Fundação Cultural de Curitiba e pelo Instituto Municipal de Turismo.
Promovida pela Assessoria de Igualdade Racial, a ação no Bairro Novo tem parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smelj) e Administração Regional.
CARAVANA: Lenda especial
A caravana do Bairro Novo vai incluir uma programação especial em comemoração do Dia das Crianças (12/10).
Além de várias atividades infantis promovidas pela Smelj, uma das apresentações culturais é a Lenda do Tambor Africano, contação de história que será feita por Geyisa Costa, produzida por Gil Rhodrigues.
Será a primeira apresentação desta lenda nascida e popular em Guiné Bissau sobre o instrumento onipresente na música africana.
“É uma história ainda muito pouco contada”, diz Gil.
CARAVANA: Muitas histórias
Geyisa tem um largo currículo de contação de histórias da cultura negra, especialmente em projetos desenvolvidos em escolas e apresentações no Memorial de Curitiba.
Ela já deu voz, por exemplo, à Lenda do Baobá (árvore nativa da África) e às bonecas Abayomi (criadas com retalhos de roupa pelas mães para amenizar o sofrimento das crianças nos navios negreiros no período da escravização; hoje são consideradas um símbolo de resistência).
Gil Rhodrigues destaca a importância do incentivo à produção com foco étnico, como a desenvolvida pelas Caravanas.
“Graças a Deus estamos com editais bem específicos para produção afro”, afirma. Segundo ele, é um espaço para divulgar a rica cultura negra.
Além da contação de histórias, o produtor se dedica a vários outros projetos, envolvendo documentários, mostras (com dança, música e teatro) e levantamento histórico (atualmente se dedica ao mapeamento dos mais antigos terreiros de candomblé da região de Curitiba).
Serviço: Caravana Étnico-Cultural do Bairro Novo
Apresentações, feira e lazer
Data: sábado (8/10), das 13h30 às 18h30
Local: Clube da Gente Bairro Novo (Rua Ourizona, 1.681, Sítio Cercado)
Mais informações: (41) 3221-2712
CARAVANA: Programação de sábado
-
- 13h50 – Negro Não Nego.
-
- 14h30 – Entrega de certificados a homenageados.
-
- 14h50 – Coral Negro de Curitiba.
-
- 15h10 – Palavra Cigana
-
- 15h40 – Pedro Afara Duo – Itá – Show
-
- 16h20 – Flamenco Para Todos
-
- 17h – A Lenda do Tambor Africano
-
- 17h40 – Um som de liberdade
Próximas Caravanas de 2022
-
- Bairro Novo – 8 de outubro
-
- Santa Felicidade – 5 de novembro
-
- Tatuquara – 19 de novembro
LEIA MAIS
Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba