Caravana Étnico-Cultural chega ao Bairro Novo

A contadora de história Geyisa Costa:  Lenda do Tambor Africano no Bairro Novo. Foto: Divulgação

CARAVANA: Com apresentações culturais, oficinas, feira de artesanato e uma programação especial para o Dia das Crianças, a terceira edição das Caravanas Étnico-Culturais de Curitiba será realizada neste sábado (08/10) no Clube da Gente do Bairro Novo.

O evento, criado para ampliar a representatividade de negros, indígenas e ciganos, já ocorreu na CIC e no Cajuru, e vai chegar a todas as dez regionais.

Criadas como parte do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, as Caravanas reúnem artistas e empreendedores, reforçando as políticas afirmativas para as três etnias e prestando homenagens a pessoas com atuação em prol da sociedade.

CARAVANA: Espaço

Segundo a assessora de Políticas de Igualdade Racial do município, Marli Teixeira Leite, a ação vem se revelando boa oportunidade de mostrar a produção cultural, criatividade, importância e presença de negros, indígenas e ciganos na cidade – conforme era objetivo original do projeto.

Artistas atuantes no universo cultural de raiz étnica – inclusive com apresentações e prêmios em eventos nacionais e internacionais – têm participado das caravanas.

A gestora pública da Assessoria de Igualdade Racial, Maria Tereza Rosa, explica que os artistas e os expositores são selecionados por meio de editais públicos, realizados pela Fundação Cultural de Curitiba e pelo Instituto Municipal de Turismo.

Promovida pela Assessoria de Igualdade Racial, a ação no Bairro Novo tem parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smelj) e Administração Regional.

CARAVANA: Lenda especial

A caravana do Bairro Novo vai incluir uma programação especial em comemoração do Dia das Crianças (12/10).

Além de várias atividades infantis promovidas pela Smelj, uma das apresentações culturais é a Lenda do Tambor Africano, contação de história que será feita por Geyisa Costa, produzida por Gil Rhodrigues.

Será a primeira apresentação desta lenda nascida e popular em Guiné Bissau sobre o instrumento onipresente na música africana.

“É uma história ainda muito pouco contada”, diz Gil.

CARAVANA: Muitas histórias

Geyisa tem um largo currículo de contação de histórias da cultura negra, especialmente em projetos desenvolvidos em escolas e apresentações no Memorial de Curitiba.

Ela já deu voz, por exemplo, à Lenda do Baobá (árvore nativa da África) e às bonecas Abayomi (criadas com retalhos de roupa pelas mães para amenizar o sofrimento das crianças nos navios negreiros no período da escravização; hoje são consideradas um símbolo de resistência).

Gil Rhodrigues destaca a importância do incentivo à produção com foco étnico, como a desenvolvida pelas Caravanas.

“Graças a Deus estamos com editais bem específicos para produção afro”, afirma. Segundo ele, é um espaço para divulgar a rica cultura negra.

Além da contação de histórias, o produtor se dedica a vários outros projetos, envolvendo documentários, mostras (com dança, música e teatro) e levantamento histórico (atualmente se dedica ao mapeamento dos mais antigos terreiros de candomblé da região de Curitiba).

Serviço: Caravana Étnico-Cultural do Bairro Novo

Apresentações, feira e lazer

Data: sábado (8/10), das 13h30 às 18h30

Local: Clube da Gente Bairro Novo (Rua Ourizona, 1.681, Sítio Cercado)

Mais informações: (41) 3221-2712

CARAVANA: Programação de sábado

    • 13h50 – Negro Não Nego.
    • 14h30 – Entrega de certificados a homenageados.
    • 14h50 – Coral Negro de Curitiba.
    • 15h10 – Palavra Cigana
    • 15h40 – Pedro Afara Duo – Itá – Show
    • 16h20 – Flamenco Para Todos
    • 17h – A Lenda do Tambor Africano
    • 17h40 – Um som de liberdade

Próximas Caravanas de 2022

    • Bairro Novo – 8 de outubro
    • Santa Felicidade – 5 de novembro
    • Tatuquara – 19 de novembro

LEIA MAIS

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opção vegana faz sucesso em sorveteria curitibana

As sobremesas costumam ter atenção especial de pessoas com restrições alimentares. Diferentes de pratos salgados, nos quais é mais fácil perceber que levam carne ou algum tipo de alimento de origem animal, os doces precisam de mais informações para garantir que são veganos. Uma pedida para pessoas veganas que não leva leite ou qualquer outro insumo de origem animal é a linha da SOFT Ice Cream.

A rede apresenta sorvetes artesanais, com dedicação a cada etapa da produção de suas sobremesas. E as opções veganas da marca também estão entre as mais pedidas, até por quem não tem restrição quanto ao que consome. Mantendo muito sabor, os sorvetes veganos são feitos com as frutas, água e açúcar, não levando nenhum tipo de ingrediente de origem animal, nem conservante, emulsificante, corante ou aromatizante. O de frutas vermelhas é feito com morango, framboesa, amora e mirtilo, enquanto o de frutas amarelas leva manga e maracujá.

São três lojas SOFT em Curitiba, e casa uma tem sua opção. As unidades Batel e Palladium servem frutas vermelhas, enquanto a do MON tem frutas amarelas.

A SOFT conta com três lojas em Curitiba: Shopping Palladium (Av. Presidente Kennedy, 4121 – Piso L1 – Portão), Batel (Al. Dr. Carlos de Carvalho, 665) e Museu Oscar Niemeyer – MON (R. Manoel Eufrásio, 1550 – Centro Cívico). Mais informações no perfil oficial da rede no Instagram (@soft.icecream.co).

Congelados de alta gastronomia dão sabor ao verão paranaense

A praticidade na cozinha é sempre bem valorizada, ainda mais para quem está de férias e não quer perder muito tempo em frente ao fogão – mas também não abre mão de uma refeição saborosa. Os congelados, que já foram vistos com maus olhos por perder qualidade e sabor dos alimentos, hoje contam com opções de alta gastronomia que ganham muito em qualidade e são fáceis de preparar. Das linhas fit até pedidas dignas de restaurante, há muitas opções.

A Ragú Rotisseria& Co. é uma empresa curitibana que entrou com tudo no mercado de ultracongelados. O cardápio variado da empresa, elaborado pela chef e restaurateur Fernanda Zacarias de Alencar, destaca insumos de alta qualidade e um preparo atencioso em entradas e pratos principais. Muitos dos pratos mais pedidos são apresentados no formato ultracongelado, cujo processo mantém intactas as propriedades do alimento sem alterar sabor nem apresentação.

Essa praticidade, já apresentada em Curitiba, também ganhou o litoral. Durante o verão, a empresa montou uma pop-up store em Caiobá. “Apresentamos nessa loja um grande linha de aperitivos, antepastos, massas, molhos, massas de forno, pratos prontos para a família e nossos PFs do dia a dia”, explica Bruna Loddo, sócia de Fernanda na Ragú. No site da Rotisseria, há dicas para preparo, além das sócias deixarem aberto um canal para tirar dúvidas sobre montagem de pratos, garantindo que a refeição congelada terá um tratamento de alta gastronomia.

As massas pré-prontas estão entre as mais pedidas, apresentadas em diferentes formatos. As recheadas vem em porções de 400 gramas que atendem duas pessoas, em sabores como Queijo Canastra, Brie & Damasco e Zucca (abóbora). Já massas lisas e gnocchi (como o Tagliatelle verde e o Gnocchi clássico de batata com rústico de tomate) são apresentados por quilo. O cliente adiciona o molho que preferir à massa, do Bechamel e do Funghi até o Creme de limão siciliano, vendidos também por quilo.

A linha PF Dia a Dia traz porções individuais de 350 gramas ultracongeladas. São escolhas que vão do PF de carne moída com arroz integral, legumes e feijão, ou ainda o Frango ao curry, arroz com castanha de caju e cenouras assadas até Bobó de camarão rosa com arroz branco e farofa de dendê. O menu tem diversas pedidas vegetarianas, como Canelone de ricota e espinafre ao molho sugo e bechamel e a Panqueca integral de legumes ao molho sugo. Os ultracongelados da Ragú Rotisseria & Co. podem ser encontrados na loja de Curitiba (R. Francisco Rocha, 533 – Batel) e na praia de Caiobá, em Matinhos (R. Ipiranga, 192 – Praia Mansa). Mais informações no site ragurotisseria.com.br e ou no perfil oficial da marca no Instagram (@ragu.rotisseria).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com