Cara a cara com os pequenos negócios da cidade e do campo: tendências para 2023

E a Seleção Brasileira? Será hexa ou não? Ainda não sabemos, estamos na torcida. Nessa segunda-feira, dia 5, temos mais um jogo, agora decisivo. Mas uma coisa é certa: a partir de janeiro de 2023 os empresários e empresárias das micro e pequenas empresas e os empreendedores individuais, os nossos MEI, na cidade e no campo, enfrentarão novos cenário. Quais são as tendências? O que esperar? Ou ainda melhor, o que fazer? Essa troca de informações e debates são o objetivo da XIX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa, que a Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), o Sebrae e a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar) realizarão nos dias 7 e 8 de dezembro, no centro de Eventos do Lizon Curitiba Hotel, no centro da capital paranaense.

A abertura da convenção acontecerá nessa quarta-feira, 7 de dezembro, às 18h. Estão convidados o vice-governador, Darci Piana; o vereador, jornalista e empreendedor Herivelto Oliveira, de Curitiba; Luiz Lemos Leite, presidente da Associação Nacional de Fomento Comercial (Anfac); Bruno Quick, diretor Técnico do Sebrae Nacional; Ozélia Rodrigues, secretária Técnica do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme). Eles serão recepcionados pelo presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, coordenador geral da convenção.

Nas mensagens de abertura serão apresentadas as principais tendências para os pequenos negócios, a partir do ano que vem, nos novos cenários do país e dos estados da federação. 

Darci Piana apresentará uma visão dos estados. Herivelto Oliveira o cenário dos municípios diante das mudanças nacionais e estaduais. Luiz Lemos Leite, aos 93 anos uma referência em liderança empresarial no Brasil, falará das tendências no setor privado, especialmente as relacionadas a crédito e ao fomento comercial. Bruno Quick, com a sua grande experiência na direção do Sebrae Nacional, trará para o evento recados de grande importância para o planejamento e ações a partir de 2023.

Ozélia Rodrigues falará da importância dos Fóruns Permanentes estaduais como vozes a serem ouvidas na formulação de políticas públicas para os pequenos negócios, contribuições que muito ajudarão os estados e o país e encontrar desenvolvimento econômico com o necessário equilíbrio social – papel relevante que vem sendo cumprido pelas microempresas, MEI e pequenas empresas, historicamente.

Ercílio Santinoni, no seu pronunciamento de abertura, apresentará sugestões aos participantes, de forma especial às autoridades, lideranças e aos empresários e empresárias do Brasil.

Dia 8 – Quinta-feira

 A convenção prosseguira no dia 8, a partir das 8h30.

A palestra de abertura dos trabalhos do dia terá como tema “Case de Sucesso Influx – de microempreendedor à franqueador” e será proferida por Leonardo Paixão, professor, escritor e mentor especialista em franquia. Expectativa de importante e motivadora palestra. 

Empreendedorismo na prática

Às 9h30 do dia 8 de dezembro, o professor, mentor e jornalista José Nascimento será o moderador de um talk show com o tema “Empreendedorismo – Inspiração – Atitudes e Lições”. Ele é criador do projeto Top de Gestão e autor do livro Mundo 6.0. Os convidados para o painel são:

Inayê Souza – fundadora do Salão Simples Assim, que cuida de cabelos afro, bacharel em direito, ex-funcionária pública concursada na Polícia Civil, cabeleireira, terapeuta capilar.

Rafael Schreiber – fundador da franquia Don’t Stop Hot Dog.

Hyan Assano – fundador da Bacco Spirit, única vodka brasileira premiada internacionalmente.

Daniel Scott – CEO da Myndo, crédito para produtos de educação. Produz conteúdo de MKT para mais de 300 mil seguidores. Autor do best-seller “O que eles não te ensinam na faculdade”.

Como transformar os seus desafios e obstáculos em oportunidades e vencer no mundo dos negócios. Será um momento imperdível da XIX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa.

A comunicação

Esse sempre foi e é um dos principais problemas das empresas, especialmente as microempresas, os MEI. O mesmo dilema vive mais de 70% das pessoas, quando precisam falar em público, vender os seus produtos, quando chega a hora de se comunicar.

Juliane Guzzoni, jornalista, mestre em Comunicação, empreendedora, palestrante, consultora na área de comunicação empresarial e de carreiras fará a palavra “Comunicação que transforma”.

Durante quase trinta anos ela trabalhou em TV como repórter e apresentadora no Paraná e no Estado de São Paulo. Participou da cobertura de grandes eventos e momentos políticos e históricos para o nosso país. Foi consultora do Programa Associativismo 4.0 para Acesso a Mercados, na área de vídeos.

Juliane fecha a programação da manhã, a última antes do almoço.

Associativismo

O jornalista e empreendedor Herivelto Oliveira, vereador em Curitiba, fará a palestra “Empreendedorismo: É Hora de Somar!” abrindo a programação da tarde na XIX Convenção Nacional, a partir das 13h30. 

Ele falará sobre a tendência importante do associativismo para fortalecer as iniciativas empreendedoras, as ações dos empresários das microempresas, dos MEIs e das pequenas empresas.

Também na sua pauta está a apresentação da importância das políticas públicas, no âmbito municipal, para apoiar os pequenos negócios, de todas as formas possíveis.

Tendências

O painel “Principais tendências para os pequenos negócios, no campo e na cidade, em 2023” será realizado logo após a palestra do jornalista Herivelto Oliveira. O moderador será Carlos Magno Bittencourt, economista e professor universitário. Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Conselheiro federal do Conselho Federal de Economia.

São convidados:

Richard Moreira, consultor da Inteliex – Inteligência Executiva. Economista, Master in International Business Administration. Consultor de Empresas, Conferencista e Professor de Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação).

Vitor Roberto Tioqueta – diretor Superintendente do Sebrae/PR. Bacharel em Ciências Contábeis, tem pós-graduação em Marketing e Desenvolvimento Gerencial, e Direção de Empresas, pela PUC-PR, e MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais, pela Universidade Positivo.

WhatsApp Business alavancando seu negócio

Thayná Brito Rodrigues Carlos vem de Maceió, do Sebrae/AL, para uma palestra que promete ser marcante, na área do marketing digital. Afinal, as vendas e a realização de negócios pelo WhatsApp são mais do que uma tendência certa para 2023, são uma realidade que pode estar a serviços de todas as microempresas, MEI e pequenas empresas.  Thayná tem sido convidada pelo Sebrae Nacional para participar dos eventos mais importantes da área de marketing digital e tem se destacado no seu trabalho técnico de relacionamento empresarial, que realiza no estado de Alagoas.

A hora e a vez do metaverso para empreendedores

Com certeza você já ouviu falar de metaverso. Mas o que é isso, afinal, e o que tem a ver com a minha empresa? Conhecer, compreender e escolher as ferramentas e canais de marketing digital para seu negócio, essa será a palestra de Patrícia Quintiliano, estrategista digital, mentora para startups, líder do Comitê de Inovação e Tecnologia no Mulheres do Varejo, coautora do livro Mulheres do Varejo. Ela tem mestrado em Administração e Varejo na FEA/USP, graduada em Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing, pós-graduada em Administração Contábil e Financeira na Fundação Armando Alvares Penteado. É professora de pós-graduação na ESPM EAD e Head de Growth Marketing na Vip Commerce.

Seja você a diferença – Transforme oportunidades em resultados

O encerramento da XIX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa será feito pelo convidado Gilclér Regina, palestrante com atuação no país e exterior com mais de 5 mil palestras, mentor de alguns bilionários do país, escritor de sucesso e autor de 13 livros sendo que o seu mais recente livro, “Inteligência Emocional”, figura entre os cinco mais vendidos do país. Em sua carteira de clientes, estão muitas das maiores empresas brasileiras, de vários setores.

O que são oportunidades? Obstáculos e dificuldades podem ser oportunidades? Como tornar um potencial em resultado efetivo? Existe segredos para isso? Quais são eles?

O evento

A XIX Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa é um evento gratuito imperdível, pela qualidade da programação e dos convidados.

As inscrições gratuitas são limitadas à capacidade do auditório.

A programação e as inscrições gratuitas podem ser feitas no site:https://conampe.org.br/eventos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shopping São José participa do maior evento de varejo das Américas

Entre os dias 14 e 17 de janeiro, a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, recebeu o NRF Retail’s Big Show 2023. O evento, que dita tendências e é considerado um dos mais importantes do segmento varejista, é onde profissionais das Américas se encontram para trocar experiências e buscar inspiração para aplicar em seus negócios. Neste ano, o Estado do Paraná foi representado pelo Shopping São José, de São José dos Pinhais, cidade da Região Metropolitana de Curitiba. Talita Dallmann, gerente de marketing do empreendimento paranaense, marcou presença nos três dias de programação, que contou com palestras, exposições e laboratórios sobre as mais recentes soluções e inovações para o varejo.  

Na foto: a diretora de marketing do Shopping São José, Talita Dallmann

Vintage e Retrô Moderno são apostas da decoração de interiores para 2023

Quem deseja um lar elegante e cheio de memórias vai se encantar com a nova tendência de decoração. O “retrô moderno” mescla elementos atuais com itens antigos e objetos que despertam bons sentimentos e nostalgia. Ecléticos, cheios de personalidade e lembranças afetivas, esses ambientes combinam plantas, padrões geométricos, papéis de parede e mobília de designers consagrados.

A tendência vem acompanhada pelo desejo de um lar mais aconchegante e maior valorização do contato com a natureza. A ideia ganhou força com a pandemia, especialmente pelo despertar de sentimentos. As saudades e as lembranças de experiências reais e do que significam é o que está por trás da retomada do estilo.

De acordo com a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Ana Paula Pimentel, os estilos sempre encontram uma maneira de retornar. “Sabe aquela poltrona ou móvel antigo de família, com um valor sentimental? Pode ser reformulada para diferenciar um ambiente. Se você não tem um item assim, com certeza poderá contar com um profissional que encontrará e personalizará uma peça para compor o seu lar”, observa.

Apostar no estilo retrô é, ao mesmo tempo, simples e sofisticado. “É importante diferenciar o vintage do retrô. A primeira é algo verdadeiramente antigo e que tenha, pelo menos, 20 anos de existência. Já o retrô se define por algo novo com aspecto antigo e inspirado em décadas passadas. Neste caso, falamos que os móveis são uma releitura e reinterpretação do passado”, explica Ana Paula. 

Em linhas gerais, a curadoria desses ambientes envolve uma mescla de elementos contemporâneos com peças afetivas que passaram de geração em geração. “A proposta dessa tendência é relembrar a estética do passado, combinando móveis que podem ter sido recuperados ou restaurados, imprimindo uma personalidade suave e nostálgica ao ambiente”, detalha a arquiteta. Além disso, o espaço fica com um ar mais sóbrio, clássico e bucólico. “As estampas clássicas, tons envelhecidos, móveis de madeiras e objetos encontrados em antiquários fazem parte dessas características”, complementa.

Além dos ambientes internos

Se por um lado o intimismo do estilo retrô moderno está tornando os ambientes internos cada vez mais aconchegantes e únicos, os novos projetos arquitetônicos dos empreendimentos também seguem essa diretriz. O Noah, em Maringá, e o Etherea, com vista exclusiva para o Parque Barigui, em Curitiba (PR), ambos do Grupo A.Yoshii, são alguns exemplos de construções com estética curvilínea e orgânica. 

As formas orgânicas nas fachadas dos edifícios são tendências da arquitetura de 2023. Antes, as formas retas, rígidas e industriais eram sinônimo de sofisticação, mas, agora, o movimento está de volta, proporcionando ambientes mais leves e fluidos. “As formas orgânicas sugerem flexibilidade e movimento. Na prática da arquitetura, essas formas são aplicadas com revestimentos naturais, cores que remetem à natureza e linhas curvas, relembrando as décadas de 1960 e 1970. É muito interessante como o design curvo, com formas mais suaves e arredondadas, tanto em móveis como em estruturas, retornaram com tanta força”, comenta a arquiteta. 

Como fonte de inspiração, o último lançamento da A.Yoshii  na cidade-canção, Maringá, o Noah prioriza uma fachada curvilínea e fluida. Já o Etherea, localizado na capital paranaense, também destaca-se pela fachada orgânica e suave, fazendo referência à paisagem natural do Parque Barigui. 

Confira algumas dicas de itens clássicos que podem compor ambientes mais dinâmicos e clássicos, que são tendências para 2023:

  • Itens como telefones antigos, abajures, relógios, máquinas de escrever e câmeras antigas conferem um ar vintage à sua decoração. Caso não seja possível encontrar itens verdadeiramente antigos, o estilo retrô faz uma reinterpretação dessas peças com nova roupagem. Os espelhos com formatos orgânicos trazem sensação de movimento e estão em alta.
  • Pode-se dizer que a escolha do sofá faz toda a diferença em uma decoração retrô. Os estofados com capitonê, como os modelos Luís XV ou Provençal, podem ser combinados com poltronas de estofado arredondado ou ainda puffs modernos e neutros.
  • Estruturas arredondadas como arcos e cantos são um marco da arquitetura orgânica. Além de serem pontos focais de interesse e personalidade, ajudam na volumetria dos ambientes.
  • A marcenaria do ambiente pode contribuir para o ar retrô. Peças com entalhes esculpidos, painéis com ângulos bem marcados e formas arredondadas, modelos com pés palito e puxadores trabalhados são referências desse estilo.
  • Os tapetes, por sua vez, são formas criativas e versáteis de dar personalidade aos ambientes. Nesse estilo de decoração são as cores vibrantes e as estampas com padronagens geométricas ou com efeito excêntrico que chamam atenção.
  • Cores neutras e iluminação adequada são importantes. Para manter a delicadeza do estilo, o estilo retrô prioriza os tons pastéis e neutros como bege, rosa queimado, cinza-claro e marrom. A iluminação deve ser aconchegante e indireta, evitando lâmpadas brancas muito artificiais e frias.   

“O uso de peças autênticas e cheias de personalidade pode ser combinado a uma proposta contemporânea. É importante equilibrar essa decoração para compor um ambiente sofisticado e cheio de memória, evitando espaços muito datados ou temáticos”, finaliza a arquiteta.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Incorporação, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshiiengenharia.com.br.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com