Arquivos

Campanha de valorização dos idosos alerta sobre a prevenção ao suicídio em Curitiba


Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e ao Setembro Amarelo, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI), a Prefeitura de Curitiba e a Fundação de Ação Social (FAS) lançam neste domingo (10/9) uma campanha de comunicação para lembrar que amor e cuidados são essenciais para auxiliar na saúde mental de pessoas idosas.

A campanha, que poderá ser vista nas redes sociais e nas TVs dos ônibus do transporte público, mostra a importância de a pessoa idosa ter ao lado alguém que a ama e que simples gestos são capazes de protegê-la.

“Queremos mostrar que gestos singelos, como fazer uma ligação telefônica, convidar para um café ou um passeio vão muito além de estreitar laços e criar memórias, são também uma forma de valorizar as pessoas idosas para que tenham saúde e qualidade de vida”, explica a presidente do CMDPI, Roberta Cristina Pivatto Borges.

Valorização

A campanha é um desdobramento de uma ação ainda maior que busca a valorização dos idosos de Curitiba. O trabalho teve início em 15 junho, no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, e voltou em 23 de julho, em comemoração ao 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

Além do Dia 10, a campanha retorna em 21 de setembro, Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer e em 1º de outubro, Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso.

Serviços para a população idosa

Em Curitiba, a FAS é responsável pelo atendimento às pessoas idosas em situação de risco e vulnerabilidade social. A instituição desenvolve serviços de apoio, orientação, acompanhamento e acolhimento dessa população.

A FAS também integra a Rede de Atenção e Proteção às Pessoas em Situação de Risco para a Violência, que busca prevenir as situações de violação de direitos, atender e proteger a pessoa idosa.

Nos Cras, há serviços que promovem o acesso a direitos e contribuem para a melhoria da qualidade de vida, como o de proteção e atendimento às famílias (Paif), o de fortalecimento de vínculos (SCFV) e o serviço de proteção social básica em domicílio.

Atualmente, 2.203 pessoas com 60 anos ou mais participam de 171 grupos de convivência nas dez regionais da cidade. Além dos Cras, as atividades são realizadas nos Centros de Atividades para a Pessoa Idosa (Catis) e em espaços parceiros.

Nesses grupos, os idosos podem se socializar, receber orientações sobre seus direitos, reforçar laços de convivência e fortalecer seus vínculos com a família e com a comunidade.

A programação é elaborada a partir do interesse do participantes. Entre os serviços ofertados estão atividades recreativas, cognitivas e de lazer.

Programação

Em alusão ao Setembro Amarelo, a FAS promove, desde o início do mês, várias ações regionalizadas para falar da prevenção ao suicídio.

Na segunda-feira (11/9), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bom Menino, na Regional Santa Felicidade, vai promover uma atividade para elaboração de um caça-palavras usando termos como amor, respeito, alegria, família e amizade.

Durante a ação destinada a participantes do SCFV, a equipe falará sobre a valorização da vida e a importância de se manter hábitos saudáveis para evitar pensamentos ou sentimentos ruins que possam levar ao suicídio. A atividade será das 13h30 às 16h30.

No próximo dia 25 de setembro, o Cras Laguna, na Regional Tatuquara, vai promover um encontro para falar sobre a prevenção ao suicídio com idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Será a partir das 13h.

No dia 26, o Cras Caximba também vai promover uma atividade com as crianças que participam do serviço e seus familiares para falar do Setembro Amarelo. Haverá uma conversa com a participação de duas médicas e atividades lúdicas promovidas pela Comunhão Cristã Abba. O início será às 14h.

NO dia 27, será a vez do Cras Santa Rita abordar o tema durante uma reunião com mulheres em situação de vulnerabilidade social que participarão do FAS para Elas. A atividade começará às 14h.

 



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba