Arquivos

Campanha alerta sobre o isolamento e casos de violência contra população LGBTI+


A Assessoria de Direitos Humanos – Políticas para Diversidade Sexual da Prefeitura lançou nesta segunda-feira (3/8) uma campanha nas redes sociais alertando sobre o isolamento social e a violência contra a população LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e intersexo) durante este período de pandemia. 

O material é composto por quatro artes diferentes e explica o que é o crime de LGBTIfobia, os canais disponíveis para denúncias, orientações de saúde para a população LGBTI+, e onde é possível procurar ajuda.

Campanha alerta sobre o isolamento e casos de violência contra população LGBTI+.

“A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus potencializou questões de vulnerabilidade e risco da população LGBTI+. Essa campanha reforça o compromisso da Assessoria de Direitos Humanos – Diversidade Sexual na busca da superação das vulnerabilidades, da discriminação e do preconceito”, afirmou o assessor da Diversidade Sexual da Prefeitura, Fernando Roberto Ruthes.

Segundo informações de movimentos sociais e de pesquisas nacionais, aumentaram os casos de violência doméstica durante este período de distanciamento social, quando mais pessoas estão ficando em casa e a convivência está mais intensa. 

A população LGBTI+ também sofre com a violência, tanto física quanto psicologicamente, durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Material 

Uma das peças da campanha on-line explica o que é o crime de LGBTIfobia, que é o ato ou manifestação de rejeição, ódio, preconceito ou violência contra pessoas LGBTI+.

A orientação é que as pessoas denunciem esse tipo de crime, caso presenciem ou saibam de algum caso. Os canais para denúncia são o 156, que é a Central de Atendimento da Prefeitura; o 100 – Disque Direitos Humanos; o 190 – da Polícia Militar; o 153 – da Guarda Municipal; e o 180 da Central de Atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar. 

Onde procurar ajuda

Outro material da campanha orienta a população LGBTI+ a onde procurar ajuda. Entre os serviços listados está o Telepaz da Prefeitura, que é o atendimento para suporte emocional durante a pandemia no (41) 3350-8500.

Os endereços das unidades básicas de saúde mais próximas de casa também estão disponíveis no link da Secretaria Municipal da Saúde. Serviços dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Fundação de Ação Social (FAS) também são listados no material através de um link da FAS.

A mesma arte contém o endereço e o contato da Assessoria de Direitos Humanos – Políticas para Diversidade Sexual da Prefeitura, que fica na rua Barão do Rio Branco, 45, 2º andar, Centro. O telefone de contato é (41) 3221-2712 e o e-mail diversidade@curitiba.pr.gov.br.