sexta-feira, setembro 29, 2023
spot_img
InícioCuritibaCaminhar Melhor garante a mobilidade segura e aquece comércio no Cajuru

Caminhar Melhor garante a mobilidade segura e aquece comércio no Cajuru


A implantação de novas calçadas do projeto Caminhar Melhor na Rua Niterói, no Cajuru, melhorou não apenas a mobilidade e a acessibilidade de quem circula pela região como também aqueceu o comércio local. Nesta terça-feira (15/8), o prefeito Rafael Greca e o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, vistoriaram as obras que tiveram investimentos de R$ 1,7 milhão da Prefeitura.

“A Rua Niterói ganha calçada, asfalto novo e mobilidade plena. É o projeto de uma Curitiba onde todos podemos caminhar melhor”, afirmou o prefeito.

Anteriormente em antipó, a Niterói foi totalmente asfaltada e realinhada, com a implantação de meio-fios e bocas de lobo que compõem o sistema de drenagem, e ganhou também calçadas em paver em toda a sua extensão, ao longo de 1.680 metros, desde a Rua Trindade até a BR-277. A via também recebeu nova sinalização horizontal e vertical e paisagismo com grama e arborização.

As intervenções nesse importante eixo viário da região, que compõe o binário com a Sebastião Marcos Luiz, na ligação do bairro desde próximo da divisa com Pinhais até a BR-277, foram feitas por equipes contratadas pela Secretaria do Governo Municipal (SGM) e do Distrito de Manutenção Urbana do Cajuru, em conjunto com a Setran e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

Equipamentos públicos

O secretário do Governo e presidente do Ippuc destacou a relevância da intervenção uma vez que a Rua Niterói liga um conjunto de equipamentos públicos municipais de grande demanda, entre eles a Escola Municipal Elza Lerner, o Farol do Saber Samuel Chameki, o Cras Cajuru, a Unidade de Saúde Camargo e uma grande área de lazer.

“São quase 1,7 quilômetro de implantação de novas calçadas com perto de nove mil metros quadrados em paver implantados como parte do projeto Caminhar Melhor. Uma intervenção que melhora a região e garante a caminhabilidade segura em um local que integra importantes equipamentos públicos”, reforçou Jamur.

Na opinião do vereador Serginho do Posto, as obras da Rua Niterói representam um avanço na consolidação da infraestrutura para a requalificação do bairro.

“Com as novas calçadas, a Rua Niterói se torna referência do bairro em acessibilidade. A Prefeitura dá melhores condições à comunidade que há muito tempo aguardava por esta obra, um compromisso do prefeito que hoje vemos consolidado”, frisou o vereador.

Melhorias e solidariedade

Proprietário da Padaria e Empório João e Maria, na esquina das ruas Niterói e Luiz França, Carlos Gaspar Martins disse que as calçadas e a requalificação da via contribuíram para aumentar o movimento de fregueses.

“Nós não tínhamos calçada aqui. O pessoal da quadra de baixo não chegava aqui porque tinha que caminhar pelo asfalto, no meio dos carros. Melhorou para a clientela, principalmente para os idosos que não conseguiam chegar, e elevou o padrão do bairro”, afirmou Martins.

No estabelecimento que comanda, Martins faz uma campanha voluntária chamada “Pão Solidário”, que chamou a atenção do prefeito. Pela campanha, o proprietário deixa pães à disposição de quem quiser em sacolas dentro de uma cesta na porta da padaria. São mais de 300 pães ofertados por dia gratuitamente, segundo o comerciante.

“É um pão gratuito. Para quem não pode comprar é pegar a sacolinha e levar para casa. Essa é a Curitiba humanitária que tanto orgulho dá ao meu coração de prefeito. Tenho certeza que Deus lhe retribui em dobro tudo o que faz pelos mais pobres”, disse Greca ao dono da padaria, Carlos Gaspar Martins.

Na visita à rua do Cajuru, Greca também encontrou e cumprimentou estudantes da Escola Municipal Elza Lerner e moradores da região. O menino Cauê Vitor de Oliveira Poli, 10 anos, que cursa o quinto ano do ensino fundamental na escola municipal, foi uma entre as crianças que foram ao encontro do prefeito. “O Cauê, meu amigo de várias visitas à região, me pediu uma bola de presente”, disse Greca.

Moradora tradicional da Rua Niterói há 34 anos, Margarida Metzner, servidora do estado aposentada, também conversou com Greca sobre a nova obra. Segundo ela, a intervenção foi excelente.

“A obra saiu perfeitamente, calçada, rua e tudo”, disse Margarida.  

Com as novas calçadas, a requalificação da Rua Niterói incluiu a implantação de 140 rampas de acessibilidade; o assentamento e realinhamento de meio-fios em concreto pré-moldado numa extensão de 3.360 metros (somando os dois lados da via); o plantio de 4.528,21 m² de grama e a instalação de 22 caixas de captação e relocação de outras 12 caixas de captação de águas pluviais.

Também acompanharam o prefeito na vistoria à Rua Niterói, o administrador Regional do Cajuru, Narciso Doro Junior; o superintendente de Manutenção Urbana da SGM, João Vidal Filho; o supervisor do Distrito de Manutenção Urbana do Cajuru, João Dalla Bona Jr., e o assessor técnico de Manutenção Urbana da SGM, Paulo Vitor Lucca.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão