Câmara aprova reserva de vagas para negros e indígenas em concursos da cidade de SJP

Legenda: Projeto de Lei que dispõe sobre reserva de vagas a negros e indígenas teve aprovação unânime. Foto: Divulgação CMSJP 

Por unanimidade, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovou um projeto de lei que garante vagas reservadas para negros e indígenas em concursos públicos da cidade. A aprovação aconteceu nesta terça-feira (28), durante a 6ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo. Os autores do Projeto de Lei nº 463/2022 são os vereadores Paulinho Maradona, Denilson Grilo e Juliano Martins. 

O projeto fixa a reserva para a população negra e povos indígenas de vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos, integrantes dos quadros permanentes no âmbito da administração pública direta e indireta no Município de São José dos Pinhais. 

Na justificativa, os vereadores defendem que o Projeto de Lei busca trazer maior igualdade de oportunidades nos concursos municipais e reduzir as desigualdades sociais.  

Segundo dados do IBGE (Censo 2010), havia cerca de 60 mil pessoas pardas e 8 mil pessoas pretas, bem como 335 indígenas em São José dos Pinhais. Embora não haja estimativa de ocupação de cargos públicos pela população negra e povos indígenas no município, os dados – também do IBGE – revelam que 65% dos jovens que não estudam ou não concluíram a graduação são negros. De acordo com a justificativa do PL, esse número afeta diretamente o mercado de trabalho, seja em concursos públicos ou em instituições privadas. 

A descrição do Projeto de Lei menciona ainda que o quadro pessoal engloba Administração Direta, Autarquias e Fundações de Direito Público do Poder Executivo Municipal. 

A primeira votação, no último dia 16, também recebeu a unanimidade dos votos dos vereadores. O projeto vem sendo discutido entre os parlamentares, com parecer das Comissões competentes, desde o ano passado. 

Tribuna 

Na sessão de hoje, o vereador Sinésio (Avante) usou a tribuna para criticar o transporte público da cidade de São José dos Pinhais. “É com orgulho que eles falam que o valor da passagem continua igual para quem usa o cartão VEM. Não é uma conquista, isso é uma vergonha porque as empresas não estão cumprindo o contrato. Até agora, não estou vendo resultado nenhum. Todos nós estamos recebendo críticas sobre o nosso transporte público”, criticou. 

O vereador José Possebon (Pros) usou a tribuna para destacar um procedimento jurídico adotado pela Prefeitura de São José dos Pinhais.  “Não pode ser aplicado no município dispensa de licitação por menor preço para contratar parecer jurídico. Temos 20 procuradores e nenhum deles tem capacidade para fornecer um parecer para a Secretaria de Saúde?”, indaga o vereador. “Agora, todas as Secretarias vão se sentir no direito de, quando quiserem aprovar alguma situação, vai lá e contrata um amigo por dispensa de licitação”, completa. 

Segundo o vereador, um documento sobre a dispensa de licitação será enviado ao Ministério Público do Paraná (MPPR). 

Já o vereador Prof. Abelino, presidente da Comissão dos Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso, destacou a importância das Comissões Permanentes para amplas discussões e aproveitou para pedir celeridade em projetos das Secretarias Municipais. 

Para finalizar, o vereador Prof. Wellington (PSB) destacou investimentos na área da educação na cidade: a construção de um CMEI no bairro Contenda, a primeira escola na zona rural, o CMEI da Colônia Malhada, e a reforma no CMEI Maria da Piedade, no Campo Largo da Roseira. “Investimento na área infantil é cuidado, é oferecer nutrição, bem-estar social, aprendizado, desenvolvimento cognitivo e ainda atua no combate à violência”, garante. 

Participação 

Fizeram uso da explicação pessoal os vereadores Alex Purkote (Cidadania), Delegado Michel (PSD), Wilson Cabelo (PP), Prof. Abelino (Cidadania), Renan Machado (PL), Silvio Santo (Rep), Prof Wellignton (PSB) e Silvio Mecânico (PSD). 

Presença 

Ao fim da sessão, o presidente da Casa, Allax Siqueira (PTB), agradeceu a presença do secretário de Habitação João do Suco. 

“Pelo breve e pouquíssimo tempo que esteve à frente da pasta, realizou um excelente trabalho. Ontem, teve a oportunidade, junto com a Prefeitura, de protocolar o Projeto de Lei, em regime de urgência, referente a titulação do programa Moradia Legal, que tem os vereadores Renan Machado, Paulinho Maradona, entre outros, encabeçando o projeto na parte Legislativa. Essa Casa de Leis agirá, sim, de forma célere para que mais de 200 famílias possam receber a titulação”, finalizou. 

A próxima sessão está marcada para a próxima quinta-feira (02), a partir das 9 horas, com transmissão no canal oficial no Youtube da Câmara Municipal de São José dos Pinhais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Multinacional finlandesa abre inscrições para programa de estágio técnico

A Valmet, líder global no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia, acaba de lançar o Programa de Estágio Valmet 2023 #FirstStepForward, que selecionará estudantes do ensino técnico para vagas em várias unidades da companhia no Brasil – Araucária (PR), Belo Horizonte (MG), Sorocaba (SP) e Telêmaco Borba (PR). Os candidatos precisam ser estudantes do ensino técnico com a formação prevista entre dezembro de 2023 e junho de 2024, com disponibilidade para trabalhar 6 horas por dia. O contrato será válido por 18 meses, a partir de janeiro de 2023.

Jovens que buscam ter contato com diferentes culturas dentro de uma empresa global e uma rotina dinâmica de muitos aprendizados para o seu desenvolvimento pessoal e profissional estão convidados a se inscreverem no processo seletivo, que inclui testes virtuais, dinâmica e entrevistas presenciais.

O programa

Os novos estagiários da Valmet contarão com o plano de desenvolvimento para ampliar sua bagagem de conhecimentos e enriquecer a sua trajetória profissional, que será composta por treinamentos e apoio do time de colaboradores e lideranças da companhia. Além disso, poderão participar de projetos, desafios e iniciativas em sua área de atuação.

Os novos talentos recebem uma bolsa-auxílio compatível com o mercado e benefícios, de acordo com a localidade, como: refeitório no local; vale-transporte, transporte fretado ou estacionamento; assistência médica e seguro de vida.

A empresa

A Valmet é parte central de uma cadeia estratégica para a saúde e a vida das pessoas. Com mais de 220 anos de história industrial, a empresa de origem finlandesa fornece equipamentos, tecnologias e serviços de manutenção para as indústrias de papel, celulose e energia, que produzem os mais diversos itens que estão diariamente na casa dos consumidores.

Certificada pelo instituto Great Place to Work (GPTW), a Valmet é considerada um excelente lugar para se trabalhar. “O nosso programa de estágio é uma grande oportunidade para quem está dando os primeiros passos na carreira profissional e busca um ambiente multicultural, inovador e diverso. Quem se encaixa nos requisitos e tem um perfil dinâmico e inovador não pode deixar de se candidatar”, reforça a diretora de RH e HSE – Saúde, Segurança e Meio Ambiente – da Valmet na América do Sul, Flavia Vieira.

“A sustentabilidade está no centro das operações e da estratégia de negócios da Valmet, que tem como missão converter recursos renováveis em resultados sustentáveis. O compromisso de contribuir para o melhor desempenho dos clientes exige criatividade, inovação tecnológica, know-how de serviços e, acima de tudo, trabalho em equipe”, complementa.

Além disso, a sustentabilidade está presente em toda a cadeia de serviços da Valmet, construindo um futuro melhor a partir de soluções inovadoras que utilizam energias renováveis, reduzem o consumo de água e a emissão de gases, ou seja, que minimizem os impactos ambientais, seja na operação própria ou na tecnologia aplicada aos clientes.

#FirstStepForward

Uma campanha estrelada pelos próprios funcionários da companhia, foi lançada para promover o Programa de Estágio Técnico da Valmet. O nome #FirstStepForward tem como objetivo mostrar a importância dos primeiros passos no desenvolvimento da carreira profissional a partir de histórias e depoimentos dos colaboradores que iniciaram sua carreira na Valmet e se desenvolveram internamente, desde os mais experientes, passando pelos atuais estagiários. Os materiais estão em divulgação nos canais oficiais da Valmet. 

A Valmet também aproveitará uma maratona de inovação direcionada ao público jovem, o Hackatop de Mkt, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – seção Paraná (ADVB/PR), para divulgar o Programa de Estágio. Esse evento acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro, no Aldeia do Shopping Estação, em Curitiba. 

Para participar do processo seletivo do programa #FirstStepForward, o interessado deve se cadastrar até o dia 6 de novembro no site:

https://www.valmet.com/pt/sobre-a-valmet/carreira-valmet/estudantes–recem-formados/programa-de-estagio-2023/.

Mutirão oferta 220 vagas de empregos para rede de supermercados em Curitiba

Quem procura uma oportunidade de emprego pode aproveitar um mutirão de seleção, promovido pela Associação Evangelizar é Preciso, em parceria com o Grupo Muffato, nesta quinta-feira (27). São 220 vagas de trabalhos operacionais disponíveis, sem a necessidade de experiência. 

Durante todo o dia, analistas de recursos humanos vão ajudar os interessados a preencher as fichas de cadastro para a seleção pela rede supermercadista. Em função da Lei Geral de Proteção de Dados, não serão recebidos currículos prontos. Os candidatos devem levar documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de endereço e carteira de trabalho.

A ação de empregabilidade será na frente do Anfiteatro localizado no piso inferior do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, no período da manhã, das 9h às 12h, e à tarde, das 13h30 às 16h30. Os selecionados irão trabalhar nas lojas em Curitiba, localizadas nos bairros Bigorrilho, Centro Cívico, Campo Comprido, Santa Felicidade, Portão, Pinheirinho, Hauer, Fanny, Tarumã, Bairro Alto e municípios da Região Metropolitana. São vagas para: 

✔ Repositores; 

✔ Operadores de Caixa; 

✔ Balconistas; 

✔ Zeladores; 

✔ Açougueiros; 

✔ Padeiros; 

✔ Confeiteiros; 

✔ Auxiliares de Padaria e confeitaria; 

✔ Cozinheiros; 

✔ Auxiliar de Cozinha; 

✔ Auxiliar de Estacionamento; 

✔ Empacotadores; 

✔ Oportunidades para PCD’s 

✔ Programa de Jovem Aprendiz 

SERVIÇO

Mutirão da Empregabilidade na Associação Evangelizar É Preciso

Data: 27 de outubro 

Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. 

Endereço: Praça Senador Correia, 128 – Centro, Curitiba

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com