Milhares de ‘peixes-pênis’ são encontrados em praia da Califórnia após tempestade

Um tipo de “verme do mar”, essas criaturas parecidas com o órgão reprodutor masculino podem ser consumidas pelos seres humanos. Evidências fósseis mostram que sua existência data de cerca de 300 milhões de anos.

Milhares de “peixes-pênis” foram encontrados na praia de Drakes Beach, Califórnia, em 6 de dezembro, depois de uma tempestade na região. O mesmo fenômeno já ocorreu em anos anteriores em outras praias da costa oeste norte-americana.

“Peixes-pênis”, também conhecidos como “verme gordo hospedeiro”, é um tipo de verme marinho invertebrado. Eles vivem em tocas cavadas no formato de “U” em solos lamacentos e arenosos do fundo do mar. Como o seu nome sugere, se parecem com um pênis de cor avermelhada. A cauda serve tanto para locomoção como para fixação e alimentação.

Os especialistas dizem que essas criaturas são arrastadas para a praia quando ocorrerem fortes tempestades. Fora de suas tocas, contudo, os peixe-pênis se tornam presas fáceis para lontras, gaivotas, tubarões e até seres humanos, já que esses vermes podem ser consumidos.

O nome de “vermes hospedeiros” vem do fato de que suas tocas são apenas um lar temporário e, quando abandonam esses buracos, eles são usados por outras criaturas subaquáticas. Apesar de serem pequenos, não tendo mais que 20 cm, as tocas cavadas pelos peixes-pênis podem ter vários metros de profundidade.

Os peixe-pênis vivem por até 25 anos. Eles são criaturas inofensivas e passivas. Elas se alimentam de bactérias, plâncton e outras partículas menores, que são capturadas por uma espécie de rede gosmenta produzida pelo próprio peixe-pênis quando quer se alimentar.

“Verme gordo hospedeiro”

O nome científico do peixe-pênis é Urechis caupo. Evidências fósseis mostram que sua existência data de 300 milhões de anos.

Existem apenas quatro espécies de Urechis caupo em todo o mundo. Além dos Estados Unidos, elas podem ser encontradas no Japão, Coréia do Sul e China.

O “peixe-pênis” é um verme marinho que existe apenas nos Estados Unidos e em alguns países da Ásia. — Foto: Kate Montana/Divulgação/Creative Commons

Via: G1

Necropsya realiza apresentação única em Ponta Grossa ao lado do Land Of Soul

O Necropsya se reuniu em 2022 para o lançamento de um material inédito, o EP Necropsya: Live, com faixas  ao vivo e regravações de antigos sucessos. Para promover este material, a banda agendou dois shows exclusivos. O segundo e último deles acontece em Ponta Grossa, Paraná, dia 02 de dezembro, no Capivaras Rock Bar.

O Necropsya, que marcou gerações no metal paranaense desde os primórdios do atual milênio, encerrou as atividades em 2015 e não retornou a ativa definitivamente. As apresentações são ações especiais de divulgação do último disco. Portanto, é uma oportunidade única de revisitar músicas importantes do cenário autoral paranaense novamente ao vivo. A festa terá ainda a participação de outro nome veterano, o Land Of Souls.

Ouça o EP: https://open.spotify.com/album/5ryIqfo4bSrhplPllJFPWp

O EP Necropsya: Live foi lançado em CD físico através de um financiamento coletivo realizado em parceria com o selo Lambrequim.  O CD também conta com quatro músicas registradas em estúdio, todas elas já conhecidas dos fãs: “Skullcrusher” (disponível na versão digital), e três exclusivas para o formato físico: “Easy Target”, “Determinación” e “Isolation”. Estas faixas, em versões atualizadas, revisitam cronologicamente a trajetória da banda. Completam o material quatro músicas ao vivo gravadas em Curitiba, em 2013.

O baixista e vocalista Henrique Carvalho, além do Necropsya, marcou época no Sarx Thanatos  e atualmente toca do Royal Rage. O guitarrista Henrique Bertol desenvolve trabalhos como produtor musical e toca na Bad BeBop. Baterista da Bad BeBop e Sick Sick Sinners, Celso Costa tem em seu currículo turnês internacionais pela Europa. Durante sua jornada, o Necropsya lançou álbuns, realizaram mais de 100 shows Brasil afora e tocaram com gigantes do metal mundial como Sepultura, Ratos de Porão, Master, Vital Remains, Suicidal Angels e o lendário Overkill.

Serviço
Necropsya e Land of Souls em Ponta Grossa
Data: 02 de dezembro de 2022 (sexta-feira)
Local: Capivara’s Rock Bar
Endereço: R. Barão do Cerro Azul, n°1068 – Centro
Horário: 21 horas
Ingressos: R$ 20

Feirinha de artesanatos movimenta shopping de Curitiba

Além de todas as atrações de Natal, o Shopping Estação sedia até o dia 02 de janeiro, a feira Fiarte com variedade de artesanatos e produtos nacionais e internacionais. São oito estandes com produtos da Índia, Turquia, Egito, Polinésia Francesa, Indonésia, e itens brasileiros, da região Sul e do Estado de Minas Gerais. 

Os clientes vão encontrar pedras naturais, artigos esotéricos, incensos, roupas típicas, itens de decoração como almofadas, frios como salames e queijos, doces caseiros, entre outros produtos. 

A feira está localizada no piso L1, em frente a loja Centauro. 

Sobre o Shopping Estação
O Shopping Estação é ponto de encontro e referência em entretenimento e gastronomia na cidade, com um mix de lojas e serviços completo, além de reunir parte da história de Curitiba no Museu Ferroviário, único museu dentro de um shopping no Brasil. Inaugurado em 14 de novembro de 1997, há 25 anos o Shopping Estação tem participação ativa na vida dos curitibanos e de milhares de turistas que passam pela capital paranaense. Em 2007 foi adquirido pelo grupo BRMALLS, maior empresa de shopping centers do país, passando por um processo constante de qualificação.


Shopping Estação
Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças
Curitiba (PR)
(41) 3094-5300
https://www.instagram.com/shopping_estacao/
 www.shoppingestacao.com.br