Calçadão da XV de Novembro é a segunda rua interativa de Curitiba. Conecte-se

O calçadão da Rua XV de Novembro recebe, diariamente, cerca de 100 mil pessoas em busca do comércio e serviços oferecidos ao longo da via que é o “coração” do Centro de Curitiba. A partir de agora, moradores da capital e turistas têm mais uma boa razão para circular pela rua exclusivamente de pedestres: o famoso calçadão agora é a segunda rua interativa de Curitiba.

A ativação de novas tecnologias que permitem à Rua XV de Novembro “conversar” com quem passa pelo local ocorreu, na terça-feira (18/12), e teve a presença da presidente da Agência Curitiba de Inovação, Cris Alessi; da presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; e do presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio Geara.

Parceria da Prefeitura de Curitiba e da ACP com a startup curitibana MCities transformou o calçadão da Rua XV de Novembro na segunda Rua interativa de Curitiba, aonde usuários de telefone celular podem interagir usando os QR Codes espalhados pelo calçadão. Na imagem Cris Alessi, presidente da Agencia Curitiba, usando a nova tecnologia – Curitiba, 18/12/2018 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

No mês passado, a Alameda Prudente de Moraes, no Centro, também passou a adotar soluções da chamada “Internet das Coisas”, uma rede inteligente, com sensores e conexões, capaz de coletar e transmitir dados para os smartphones dos usuários que passam por determinado local.

A tecnologia interativa do calçadão da Rua XV de Novembro é resultado de uma parceria da Prefeitura de Curitiba e da ACP com a startup curitibana MCities, especializada em comunicação urbana e responsável pela implantação da rede inteligente. “Estamos usando a tecnologia para transformar a vivência curitibana e incentivar que as pessoas saiam de casa e utilizem os espaços públicos da cidade”, afirma Paulo Hansted, fundador e CEO da MCities.

Duas soluções para promover a “conversa” da via com as pessoas estão sendo instaladas em sete quadras da XV de Novembro, entre a Rua Presidente Farias e o início da Praça Osório.  Fachadas e colunas de prédios do calçadão da Rua XV estão recebendo painéis com QR Code, que oferecem informações sobre a rua e eventos, passeios e experiências por toda a cidade.

Além disso, minúsculos dispositivos com tecnologia de localização – denominados beacons – transmitem para os smartphones, via Bluetooth, informações sobre serviços e comércio existentes no local. Tudo ocorre automaticamente. Ao todo, o calçadão do Centro está recebendo 13 placas de QR Code e cinco beacons.

Os painéis de QR Code ganharam três cores diferentes (azul, vermelho e verde) e cada uma delas convida o usuário do calçadão da Rua XV a viver experiências distintas. O procedimento de leitura é simples: basta direcionar a câmera do smartphone para o código de leitura do QR Code e, a partir daí, acessar pelo celular o conteúdo digital da MCities.

Ao se deparar com a placa azul, a pessoa pode conhecer curiosidades da Rua XV, como a história do calçadão, de suas galerias, do característico piso petit-pavé, de prédios como o Palácio Avenida e até daquela que é considerada a menor avenida do mundo, a Avenida Luiz Xavier, além de entender como funciona uma rua interativa.

Centro Histórico

Para quem gosta de explorar a história da cidade, as placas vermelhas de QR Code inspiram moradores e turistas a fazer um passeio inusitado pelo bairro vizinho, o nostálgico São Francisco, que integra o Centro Histórico.

O percurso, de 1,5 quilômetro, liga o bebedouro do Largo da Ordem ao Cemitério Municipal, mostrando inúmeras curiosidades e as belas atrações da região, como o Palácio Garibaldi, o Relógio das Flores, o Solar do Rosário, o Memorial de Curitiba, as várias igrejas (da Ordem e do Rosário, por exemplo) e até o gigantesco painel renovado de Poty Lazzarotto na Travessa Nestor de Castro.

Já a placa de QR Code verde mostra as experiências de entretenimento e consumo no próprio calçadão da Rua XV de Novembro. Até o começo de janeiro, por exemplo, será possível conferir a programação natalina na região, como a árvore de Natal “viva” de 11 metros com cinco mil vasos de sálvias vermelhas. O usuário poderá conhecer as ofertas de presentes natalinos e as promoções do comércio local.

Bluetooth

Além das placas, foram instalados também os beacons. Os pequenos dispositivos usam a tecnologia Bluetooth para interagir com as pessoas, mandando informações ao usuário sobre o calçadão da Rua XV de Novembro. Todos os conteúdos e experiências remetem ao sistema de inteligência da MCities, que produz as informações relacionadas à cidade.

Os QR Codes e os beacons serão atualizados periodicamente para garantir que o “diálogo” entre a cidade, moradores e visitantes seja sempre renovado.

Para o presidente da ACP, Gláucio Geara, a adoção de tecnologias que tornam o calçadão da Rua XV interativo deverá inspirar as pessoas a descobrir ou redescobrir a região central, bem como ajudar o comércio e serviços do local a gerar emprego e renda. “Ficamos muito honrados com a parceria porque essa tecnologia vai ajudar a divulgar também a história da Rua XV de Novembro”, salienta ele.

Geara também prevê que a nova tecnologia deverá atrair mais moradores e turistas para o Centro. “As pessoas deverão aproveitar mais o calçadão, saber das programações e das lojas. Essa interatividade deverá motivá-las a saírem de casa e visitarem a rua, fomentando o varejo”, reforça o presidente da entidade, que estava acompanhado de Eduardo Aichinger, coordenador do Instituto ACP de Inovação.

Vale do Pinhão

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, afirma que a adoção de tecnologias interativas no calçadão da Rua XV de Novembro e na Alameda Prudente de Moraes coloca Curitiba, mais uma vez, na vanguarda de adoção de soluções inovadoras de cidades inteligentes. Além disso, observa ela, as iniciativas reforçam a importância do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema (universidades, empresas e parceiros) para incentivar ainda mais o ambiente da inovação da cidade.

“Desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, Curitiba tem apoiado empreendedores que buscam criar soluções agregando o uso de tecnologias atuais e de fácil acesso pelo cidadão. As soluções criadas pela MCities seguem este conceito, sendo aplicadas na divulgação de informações relacionadas a serviços, permitindo que as pessoas participem de forma ativa e colaborativa nas ações realizadas na cidade”, salienta a presidente da Agência Curitiba, órgão ligado a Prefeitura e responsável pela política de inovação da cidade.

Turismo

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, acredita que a interatividade proporcionada pela tecnologia adotada na Rua XV de Novembro deverá ser um atrativo a mais para quem viaja à capital. “As pessoas estão cada vez mais conectadas e, através do smartphone, o turista poderá ter acesso a informações de serviço, lazer e sobre os roteiros da cidade disponibilizados pela MCities”, frisa ela.

Tatiana também espera que a interatividade ajude a aumentar o movimento do comércio e serviços do Centro. “Através das informações oferecidas, os turistas poderão conhecer os espaços gastronômicos tanto do Centro como do São Francisco, bem como ter informações sobre hospedagem, varejo e transporte”, completa a presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Aplicativo

A MCities também lançou, na terça-feira (18/12), seu aplicativo para smartphone. O app oferece todo o conteúdo disponível na plataforma da empresa e algumas novidades. Quem acessar o aplicativo poderá receber notificações com experiências diversas do que se pode fazer na rua e em outras partes da cidade, selfies com filtros especiais de Curitiba e ainda uma divertida solução de realidade aumentada para que as pessoas possam interagir com personagens da cidade. O app já está disponível para smartphones com sistema Android e, a partir do dia 28 de dezembro, para iOS.

Um dos diferenciais da página e do aplicativo da MCities é o sistema de filtros que organiza a cidade em dez diferentes experiências: Tá tendo, Sabor Curitiba, Descubra Curitiba, Mais com Menos, Na Ativa, Na Torcida, Em Família, Rotas, Onde Ficar, Cidade Pet e Network.

É possível acessar ainda oito filtros de perfil para o usuário: Casal Baladeiro, Casal Clássico, Casal Descolado, Casal Preguiçoso, Família com Pet, Solteiro Baladeiro e Solteiro Preguiçoso. Todos esses filtros facilitam que o usuário tome decisões rápidas e amplie sua zona de interferência na cidade.

 

Extraído de Prefeitura de Curitibahttp://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/calcadao-da-xv-de-novembro-e-a-segunda-rua-interativa-de-curitiba-conecte-se/48766

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Angra Fest reúne gigantes do metal em Curitiba

Eletrizante! Assim será o Angra Fest. Idealizado pela banda Angra, o festival roda o país há alguns anos e traz uma mistura de música, cultura rock e atitude. Esta será a sua estreia em Curitiba com grandes nomes do metal nacional. Com realização da Prime e Top Link, a edição curitibana acontece no próximo dia 25 de março na Arena White Hall Jockey Eventos (R: Dino Bertoldi,740) e terá um line-up pesado, formado pelos anfitriões Angra e, também por Matanza Ritual, Viper e os curitibanos do Electric Mob. Os portões abrem às 15horas.

Angra

Formado em 1991, o grupo conta atualmente com os músicos Fabio Lione (vocal), Rafael Bittencourt (guitarra), Marcelo Barbosa (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Bruno Valverde (bateria). Conhecida por estar entre os maiores nomes do heavy metal brasileiro no mundo, lançaram aclamados álbuns e construíram uma gloriosa carreira. No momento, o grupo se encontra realizando shows em comemoração aos 30 anos de banda, tocando os grandes sucessos e gravando um novo registro de estúdio que será lançado ainda em 2023.

Matanza Ritual 

Formada por um time de estrelas do rock nacional do porte de Jimmy London (vocal), Antônio Araújo (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Amílcar Christofáro (bateria), o Matanza Ritual fez shows no Brasil todo durante ano de 2022. No Angra Fest, o Ritual contará com o baixista Juninho (Ratos de Porão) substituindo Felipe Andreoli. Sobre o grupo, o vocalista Jimmy London enfatiza: “O Ritual nasceu porque a necessidade de expurgar nossos demônios nunca morre. Cada show é um exorcismo dos perrengues que passamos no dia-a-dia, e a gente usa a arte para vomitar tudo de ruim e sair suado, feliz e cansado”. Ele ainda complementa: “Nossa ideia não é formar uma banda, nem mesmo um projeto. Queremos criar uma celebração, reviver aquele “ritual insano” que acontecia nos shows do Matanza, e pra isso convocamos os melhores dentre os melhores músicos do país para serem os monges da loucura toda”, diz.


Viper

O VIPER nasceu em 1985 e dois anos depois lançou ‘Soldiers of Sunrise’, um marco na história do rock brasileiro. A história do grupo é impressionante pois os integrantes com média de 16 anos contavam com uma qualidade musical acima do esperado para idade e para a época. Considerada uma das grandes bandas de heavy metal nacional eles lançaram recentemente o single “Under The Sun”, primeira canção inédita em 15 anos. Atualmente, a formação do grupo é composta por Leandro Caçoilo (vocal), Felipe Machado (guitarra), Pit Passarel (baixo), Guilherme Martin (bateria) e Kiko Shred (guitarra).

Electric Mob

O grupo paranaense, que promete um grande show no Angra Fest,acaba de lançar seu mais novo álbum. “2 Make U Cry & Dance” chega ao mercado por meio da gravadora italiana Frontiers Music com a árdua tarefa de suceder o empolgante “Discharge” (2020), responsável por alçar os curitibanos ao posto de destaque do hard rock mundial. Logo em seu primeiro álbum, o Electric Mob conseguiu alguns feitos notáveis, como conquistar o respeito da crítica especializada, tocar em rádios daEuropa e dos Estados Unidos, entrar na parada Billboard/BDS Indicator Chart e atingir números realmente expressivos nas plataformas de streaming.

Mas ao que parece, o peso e a responsabilidade de corresponder às altas expectativas – do público, da mídia, da gravadora e até deles mesmos -, não afetou nem um pouco o quarteto formado por Renan Zonta (vocal), Ben Hur Auwarter (guitarra), Yuri Elero (baixo) e André Leister (bateria). “2 Make U Cry & Dance” é mais do que uma evolução natural de “Discharge”, é um salto adiante.

Ingressos
Os ingressos estão disponíveis e custam a partir de R$80,00 (meia-entrada) + taxa adm, de acordo com o setor. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. Clientes Clube Gazeta possuem 50% de desconto na compra de até dois ingressos por associado. INGRESSO SOCIAL – doares de 1kg de alimento não-perecível possuem 50% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei.  Os ingressos podem ser adquiridos através da www.blueticket.com.br . É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário na compra do ingresso e na entrada do evento.SERVIÇO:
ANGRA FEST – Angra, Matanza Ritual, Viper e Electric Mob
LOCAL:
Arena White Hall Jockey Eventos (R: Dino Bertoldi, 740 – Tarumã)
Quando: 25 de março de 2023 (Sábado)
Horários:
abertura do evento: 15h / Início das atrações: 16h
Valores: custam a partir de a partir de R$80,00 (meia-entrada) + taxa adm, de acordo com o setor. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. Clientes Clube Gazeta possuem 50% de desconto na compra de até dois ingressos por associado.  INGRESSO SOCIAL – doares de 1kg de alimento não-perecível possuem 50% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. 
Forma de pagamento: dinheiro, crédito e Pix
Pontos de Venda:
www.blueticket.com.br
Censura: de 16 a 18anos podem acessar o evento acompanhados por um responsável maior de 18 anos. Jovens de 14 a 16 anos podem acessar o evento com responsável legal. Jovens abaixo de 14 anos só acessam o evento com os pais.
Informações para o público: @maisumadaprime

Curitiba recebe evento nacional de St. Patrick’s Day com chope verde e shows gratuitos

Uma das datas mais tradicionais do calendário cervejeiro está chegando: o St. Patrick’s Day, também conhecido como feriado de São Patrício, celebração que homenageia o padroeiro da Irlanda. Durante a festa, bares e restaurantes decoram seus ambientes com muitos itens na cor verde e comercializam comidas e bebidas tradicionais em terras irlandesas, entre elas a cerveja. No Brasil, o St. Patrick’s Day vem conquistando cada vez mais adeptos.

Pensando nisso, entre os dias 17 e 19 de março, a rede Porks – Porco & Chope, principal casa de chope e carne suína do Brasil, vai promover a 2ª edição do festival nacional de St. Patrick’s Porks em todas as suas unidades espalhadas pelo país. Ao todo, a casa pretende comercializar mais de 100 mil litros de seu famoso chope Pilsen Verde. “O Saint Patick’s Day é uma das datas mais esperadas no universo cervejeiro. Com o festival, queremos levar o chope verde para todo o país”, comenta José Araújo Neto, fundador da rede Porks. Além disso, quem for à caráter vai ganhar um copo de chope grátis.

Além disso, o evento vai ser palco de mais de 80 shows ao vivo, com bandas de rock e blues, sem cobrança de couvert artístico ou entrada, em 29 cidades brasileiras: Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Araucária (PR), Fazenda Rio Grande (PR), Cascavel (PR), Maringá (PR), Ponta Grossa (PR), Londrina (PR), Florianópolis (SC), Itajaí (SC), Chapecó (SC), Santa Maria (RS), São Paulo (SP), Santos (SP), Piracicaba (SP), Praia Grande (SP), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Sinop (MT), Goiânia (GO), Rio Verde (GO), Brasília (DF), Águas Claras (DF), Gama (DF), Samambaia (DF), Recife (PE), Teresina (PI) e João Pessoa (PB).

No cardápio, o público deliciar com diversos hambúrgueres e petiscos que levam a carne suína como protagonista. Entre os destaques estão o Porks Bacon Burger, preparado com burger de costelinha de porco, creme de cheddar e tiras de bacon crocante; o Pernil Municipal, um sanduíche de pernil de porco marinado por 12h, coberto por queijo mozzarella e cheiro verde; o Torresmo de Tira, tradicional torresminho servido em tiras crocantes; e o Bei com Melado, tiras de bacon crocante cobertas por melado de cana de açúcar.

O St. Patrick’s Porks vai acontecer em todas as unidades da rede Porks – Porco & Chope do Brasil, entre os dias 17 e 19 de março, com venda de chope Pilsen Verde e música ao vivo sem cobrança de couvert artístico. Mais informações no Instagram oficial da rede (@porks_brasil).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com