Caixa diz que calendário do novo auxílio emergencial está pronto

O calendário de pagamento da nova rodada do auxílio emergencial está pronto, anunciou hoje (18) o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. As datas de pagamento, no entanto, dependem de validação do presidente Jair Bolsonaro, que entregará ao Congresso Nacional as medidas provisórias que autorizam a retomada do benefício social.

Em entrevista coletiva para explicar o lucro de R$ 13,169 bilhões do banco em 2020, Guimarães informou que, desta vez, a instituição financeira está mais preparada tecnologicamente para retomar o pagamento nas agências e por meio do aplicativo Caixa Tem, de modo a evitar aglomerações.

“Do ponto de vista técnico, estamos preparados desde 2020, fazendo esse equilíbrio entre o pagamento nas agências e no digital, tendo como objetivo básico ajudar as pessoas a receber os recursos e evitar aglomeração”, declarou Guimarães.

Ele explicou que o pagamento a 45,6 milhões de beneficiários seguirá o modelo adotado no segundo semestre do ano passado, com calendários escalonados para os trabalhadores informais e com o cronograma habitual do Bolsa Família para os participantes do programa social.

Novas agências

Recentemente, o banco anunciou a contratação de 5.570 empregados e terceirizados para reforçar o atendimento em todo o país e de 87 técnicos em Tecnologia da Informação (TI) para trabalharem no Distrito Federal. O banco também pretende abrir 76 agências neste ano, das quais 52 nas regiões Norte e Nordeste. Para essas novas unidades, o banco contratará 506 profissionais.

Segundo Guimarães, a abertura das unidades deu prioridade às áreas menos desenvolvidas do país. “Além disso, 52 [novas agências] estarão nas regiões Norte e Nordeste, que são regiões mais carentes. E, em especial, Pará e Maranhão, cada um recebendo 16 novas agências”.

Banco digital

O presidente da Caixa também anunciou que a instituição obteve autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para montar seu banco digital (banco que atende apenas pela internet, sem agências físicas). Ele informou que o pedido à Sest foi feito em dezembro e a abertura do braço digital da instituição agora depende de diversas fases de autorização pelo Banco Central.

De acordo com Guimarães, o banco digital nascerá com 107,2 milhões de clientes e será a maior fonte de pagamentos da Caixa, por causa das transações com débito e do Pix, sistema instantâneo de pagamentos criado pelo Banco Central em novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curitiba é a segunda cidade com mais startups mapeadas no Brasil em 2022

Curitiba é a segunda cidade com mais startups mapeadas no Brasil em 2022.

Curitiba é a segunda cidade com mais startups mapeadas no Brasil em 2022, como aponta o Mapa das Startups 2022 da Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Pelo estudo, a capital paranaense é o lar de 4,7% das startups brasileiras, atrás apenas de São Paulo (SP), sede de 23% das empresas dessas empresas de base tecnológica.

Desde 2021, a capital paranaense também ocupa o 2º lugar nacional entre as cidades com melhor ecossistemas para as startups. O resultado consta no Startup Ecosystem Index Report, ranking global que aponta os melhores ecossistemas para surgimento e crescimento de empresas de base tecnológica.

“Estes resultados nos alegram porque apontam a relevância das ações da Prefeitura de Curitiba e do ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão, para o aumento das startups na cidade em um ambiente amigável para seu desenvolvimento”, diz a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi.

Perfil das Startups

O estudo da Abstartups também aponta que Curitiba soma 63,8% das startups paranaenses.

Além disso, faz uma análise do perfil das startups brasileiras: 45,8% delas foram criadas a partir de 2020 e que a maioria (68,7%) conta com até dez colaboradores. Do total, 11,8% possuem negócios no exterior, 23,5% possuem registro de patente e 56,2% já pivotaram o negócio, ou seja, já mudaram a direção de um negócio mantendo a mesma base para atingir êxito.

O levantamento foi realizado com os dados coletados entre agosto e outubro do ano passado. Fo utilizada uma amostra de 1.753 respostas, com participação de 266 cidades brasileiras, com um nível de confiança de 99% e margem de erro de 3%, com base referencial de 14.000 startups, informa a associação.

Ecossistema consolidado

As ações do Vale do Pinhão para consolidar o ecossistema de inovação da cidade para transformá-la em referência em desenvolvimento econômico sustentável têm contribuído para ampliar a atratividade de Curitiba para as startups.

Por meio do Vale do Pinhão e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, as startups contam com uma rede de apoio que vai desde as capacitações, com cursos, consultorias e mentorias, como a oportunidade de mostrar as propostas a investidores e a população em geral, em eventos como a Feira de Inovação, no Calçadão da XV, os pitchs e exposição na Smart Plaza do Vale do Pinhão, e a competição entre startups de todo o Brasil, o Pitch Live Vale do Pinhão.

Worktiba e Tecnoparque

Também são essenciais para o fomento do ambiente de startups de Curitiba várias iniciativas da Prefeitura, como o Worktiba, os primeiros coworkings públicos municipais do país, e a retomada de programas municipais como o Tecnoparque, que beneficia as empresas de base tecnológica com a redução da cobrança do ISS, de 5% para 2%.

“Desde 2018, quando o Tecnoparque foi relançado pelo prefeito Rafael Greca, o benefício fiscal de Curitiba permitiu às empresas às empresas de base tecnológica reinvestirem R$ 280,7 milhões nos próprios negócios, para que ampliem seus projetos, contratem mais e movimentem a economia local”, explica Cris Alessi.

Além disso, Curitiba também conta com a força de trabalho altamente qualificada, universidades referências nacionais, diversidade de indústrias, empreendedores na busca constante de novos produtos e serviços e parceiros públicos e privados profundamente engajados.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Ford F-150: Maior picape do mundo abre pré-venda no Brasil

Chega em breve ao Brasil a Ford F-150, ícone mundial das picapes, exibida como destaque nos principais salões do automóvel e, também, no Show Rural Coopavel, que ocorreu no início de fevereiro. Os visitantes da feira do agronegócio realizada em Cascavel (PR) tiveram a oportunidade de conhecer o modelo que amplia a família de picapes da montadora, ao lado da Ranger e da Maverick.

A F-150 é a principal representante Série F, linha de picapes mais vendida da América do Norte há 46 anos consecutivos e, também, veículo líder de toda a indústria no continente há 41 anos. Com esse lançamento, a Ford reforça a sua autoridade em picapes, trazendo a linha mais completa do mercado com produtos de prestígio mundial. “É uma grande satisfação lançar no Brasil a F-150, que melhor simboliza a autoridade e liderança global da Ford em picapes”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul. 

Segundo ele, o modelo é o maior ícone da Série F, que, ao longo de suas 14 gerações, construiu um legado impressionante de inovação, tecnologia e confiabilidade, liderando tendências e antecipando os desejos dos clientes. O modelo evoluiu trazendo seguidas inovações e tornou-se referência no segmento de picapes. Com desempenho confiável em diferentes tipos de aplicação, seja de trabalho, esporte ou lazer, virou sinônimo de força, robustez, durabilidade, conforto e sofisticação. 

Estilo, conforto e requinte

As duas versões da Ford F-150 2023 são movidas pelo motor Coyote 5.0 V8 a gasolina, que tem 405 cv de potência e torque de 56,7 kgfm. O câmbio é automático de dez marchas, com opção de trocas manuais. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,1 segundos.

Sobre o consumo, ela faz 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, o que permite uma autonomia de mais de 1.000 km com o tanque estendido de 136 litros. O sistema de tração conta com quatro opções: 4×2, 4×4 High, 4×4 Low e o 4×4 A, sob demanda. O seu pacote off-road inclui ainda bloqueio do diferencial eletrônico, amortecedores otimizados e protetores metálicos inferiores. Além disso, a F-150 tem oito modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Neve intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço lento e Rebocar/Transportar.

A caçamba comporta 1.370 litros. A capacidade de carga da picape é de 728 kg na versão Lariat e de 681 kg, na Platinum. Ambas podem rebocar 3.515 kg e já vêm com receptor de engate e preparação elétrica para trailer, controle de freio e de oscilação de reboque. A carroceria tem 5.880 mm de comprimento, 1.960 mm de altura e 2.090 mm de largura.

O modelo conta ainda com câmera de ré; 6 airbags; ar-condicionado automático; faróis full-LED; sistema de som Bang&Olufsen com 8 alto-falantes; transmissão automática de 10 marchas. O design, o tamanho imponente, o desempenho incomparável em estrada e fora de estrada, as tecnologias avançadas de assistência, segurança, e conectividade e os itens diferenciados de acabamento e requinte fazem da F-150 um veículo único na categoria.

Marca é referência

A Ford tem hoje 110 concessionárias no Brasil, localizadas em pontos estratégicos para atender o novo perfil do consumidor da marca. Dentre elas, a Ford Slaviero, uma das mais tradicionais e sólidas do mercado, e com maior tempo de mercado em Curitiba, que também está com a pré-venda aberta. “Todas as qualidades da F-150 estarão disponíveis para o consumidor brasileiro, que já conhece a tradição da família de picapes Ford Raça Forte, formada hoje pela Ranger e a Maverick”, conta o diretor-executivo da Ford Slaviero, Luís Antônio Sebben. Ele ainda comenta que todos estão ansiosos e projetando um significativo crescimento nas vendas da concessionária após o lançamento.

As duas versões, Lariat e Platinum, estão entre os 10 lançamentos que a marca prepara para apresentar ainda este ano no mercado nacional. Os preços iniciam em R$ 470 mil para a Lariat, e a Platinum tem valor mínimo de R$ 490 mil. “O modelo foi oferecido inicialmente apenas para clientes da Ford que compraram um veículo novo da marca nos últimos 10 anos e, a partir do dia 16, a pré-venda ficou disponível para todo o público. A reserva foi feita com o pagamento de 10% do valor da picape, com entrega das primeiras unidades entre 90 e 120 dias”, finaliza Luís.

Sobre a Ford Slaviero

Há quase 80 anos no mercado automotivo, a Ford Slaviero é uma das concessionárias de veículos mais tradicionais e sólidas do mercado, sendo revenda Ford com maior tempo de mercado em Curitiba. Os clientes podem contar com as facilidades oferecidas no comércio de veículos 0km, seminovos multimarcas, peças e serviços especializados. Mais informações: fordslaviero.com.br.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com