Uma nova pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada nesta terça-feira (1º), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria derrotado em um eventual segundo turno contra o empresário Pablo Marçal (PRTB) e aparece empatado tecnicamente com Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), não foi incluído nos cenários simulados.
O levantamento ouviu 4.659 brasileiros entre os dias 20 e 24 de março, por meio digital. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Os principais cenários testados:
- Pablo Marçal 51% x Lula 46%
- Jair Bolsonaro 48% x Lula 46%
- Tarcísio de Freitas 47% x Lula 46%
A única derrota de Lula fora da margem de erro seria para Marçal. Contra Bolsonaro e Tarcísio, o petista aparece em empate técnico. Ainda que Bolsonaro esteja inelegível até 2030 e Marçal também tenha sido condenado em primeira instância, ambos seguem como nomes relevantes na disputa eleitoral.
- Dólar cai pela oitava vez seguida e fecha a R$ 5,63
- Contas do Governo Central têm melhor março em quatro anos
- Com nova metodologia, Deral apresenta preços de terras de 2025
- DER/PR realizará audiência pública sobre restauração de 900 km de rodovias
- CGU aponta “indústria de descontos indevidos” em benefícios do INSS
O presidente aparece com vantagem sobre outros governadores que vêm sendo cotados para 2026:
- Contra Ronaldo Caiado (União-GO): 47% x 37%
- Contra Eduardo Leite (PSDB-RS): 46% x 36%
- Contra Romeu Zema (Novo-MG): 44% x 25%
A ausência de Ratinho Junior, atual governador do Paraná, chama atenção, principalmente diante das especulações sobre seu possível protagonismo nacional. Ele é visto por setores da direita como uma opção viável para representar uma candidatura mais moderada no pleito de 2026.
A pesquisa, encomendada pela Bloomberg Línea, reforça que o tabuleiro político para as próximas eleições presidenciais já está em movimento — com nomes novos ganhando força e outros ainda à espera de confirmação.