Cães da Guarda Municipal estão disponíveis para adoção

Integrantes do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal, os cães Thor, Duke e Zulu se aproximam da aposentadoria. Após um período de prestação de serviços diversos, auxiliando na busca por drogas, em ações com crianças e, também, de contenção de distúrbios em ambientes prisionais, os representantes das raças pastor malinois, retriever labrador e rottweiler serão doados.

Qualquer pessoa pode se candidatar ao processo de se tornar o novo responsável por um dos cães. O formulário para inscrição pode ser preenchido pessoalmente nesta terça e também na quarta-feira (21 e 22/9) diretamente na sede do GOC, localizado no interior do Parque dos Tropeiros (Rua Professor Arthur Virmond de Lacerda, s/n – bairro São Miguel). 

Cães da Guarda Municipal estão disponíveis para adoção. – Na imagem, Zulu. Foto: Divulgação/GM

É lá que ficam os cães disponíveis para adoção e onde será possível fazer os primeiros contatos com os animais, além de tirar dúvidas com os guardas que trabalham e convivem diariamente com eles. O local está aberto ao público interessado das 8h30 às 17h30.

Avaliação

A partir da inscrição, a comissão avaliadora do processo prossegue fazendo a conferência de requisitos mínimos para que a adoção ocorra, o que inclui comprometimento com relação à manutenção do bem-estar e das condições do cão, além de disponibilidade de espaço físico suficiente, considerando o tamanho e necessidades do animal. Detalhes deste processo podem ser conferidos na íntegra do edital, disponível aqui.

Haverá um período mínimo de adaptação, que compreende o tempo de convivência entre o adotante e o cão, realizado nas dependências do Canil da GM, com o objetivo de verificar a afinidade entre os dois, assim como entre as características do adotante e o caráter do animal. Caso seja observada qualquer divergência, a adoção poderá não ocorrer. Fica proibida a participação do animal em concurso, exposição ou competição.

Conheça os cães

Da raça pastor belga malinois, Thor é um dos membros mais conhecidos do GOC. Nos últimos anos, foi responsável por prestar um serviço imprescindível na busca por substâncias entorpecentes com pessoas suspeitas, em abordagens pessoais e, também, por drogas escondidas por traficantes em canteiros, ruas e praças. Tem 9 anos e cor fulvo encarvoado.

Cães da Guarda Municipal estão disponíveis para adoção. – Na imagem, Thor. Foto: Divulgação/GM

Duke, que trabalhou em ações educacionais com o público infantil e jovem, é da raça labrador, cor caramelo e tem 6 anos. Já o rottweiler Zulu foi empregado em ações pontuais para controle de distúrbios em ambientes prisionais. Tem 5 anos.

Cães da Guarda Municipal estão disponíveis para adoção. – Na imagem, Duke Foto: Divulgação/GM

Resultado

O resultado final da adoção dos cães do Canil da Guarda Municipal será publicado entre os dias 24 a 26 de novembro no Diário Oficial do Município de Curitiba, com acesso pelo portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 restaurantes de comida italiana em Curitiba

Na próxima segunda-feira, dia 25 de outubro, é celebrado o Dia do Macarrão. A data foi criada em Roma, no ano de 1995, durante o primeiro Congresso Mundial de Macarrão, que reuniu os principais fabricantes de todo o mundo.

Para marcar a data, listamos cinco restaurantes italianos em Curitiba, onde você pode encontrar um cardápio variante, com diversas opções de pratos com macarrão. Confira a lista:

1. Famiglia Fadanelli – Fandanelli é uma tradicional cantina italiana. O cardápio imenso traz receitas clássicas italianas, seleção de vinhos e queijos frios. O restaurante fica na Av. Manoel Ribas, em Santa Felicidade.

2. Ernesto – O restaurante é comandado pelo conhecido chef Dudu Sperandio. O menu reúne massas, risotos e carnes O cardápio até ganhou prêmio na Itália. O restaurante Ernesto fica na rua Myltho Anselmo da Silva, Mercês.

3. Madalosso – Claro, que os Madalossos não poderiam ficar de fora! O restaurante é um dos maiores do mundo e faz muito sucesso  por conta de suas polentas fritas, asinhas de frango e rodízio de massas à vontade. O endereço é na Av. Manoel Ribas, em Santa Felicidade.

4. Cantina do Délio – A Cantina do Délio é mais um clássico curitibano. O ambiente lembra a descontração das cantinas da Itália, que servem comida caseira. Já bastante conhecido na cidade, o restaurante fica na rua Itupava, Alto da XV.

5. Ricciardi Massas – A Ricciardi Massas é um restaurante tradicional de comida italiana, desde 1982. Conta com três lojas (Bacacheri, Água Verde e Jardim das Américas) e oferece massas caseiras, guloseimas, temperos, carnes de primeira qualidade e centenas de outras iguarias.

Curitiba ultrapassa 1,5 milhão de pessoas vacinadas com ao menos uma dose

Curitiba ultrapassou a marca de 1,5 milhão de pessoas vacinadas. Até esta quinta-feira (21/10), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba imunizou um total de 1.502.454 curitibanos com a primeira dose ou a dose única (Janssen) da vacina anticovid.

Ao todo, Curitiba já aplicou 2.801.989 unidades do imunizante, sendo 1.464.245 primeiras doses e 1.232.938 segundas doses; 38.209 doses únicas e 66.597 doses de reforço.

Da população total de Curitiba (estimada em 1.948.626 pelo IBGE), 77,1% já receberam ao menos uma dose do imunizante e 65,2% estão totalmente imunizados contra a covid-19, com as duas doses ou a dose única.

Vacinados com 18 anos ou mais

Entre a população com 18 anos ou mais, 1.403.024 curitibanos receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Um total de 1.271.029 pessoas acima dos 18 anos já completou o esquema vacinal até esta quinta-feira (21/10). Destas, 1.232.820 pessoas receberam a segunda dose da vacina e outras 38.209 pessoas receberam a vacina em dose única.

Reforço

Curitiba também está aplicando as doses de reforço para quem já completou o ciclo de imunização, nos seguintes grupos: idosos de 70 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde. Até esta quinta-feira (21/10), 66.597 pessoas desses grupos receberam a dose de reforço.

Adolescentes de 12 a 17 anos

A SMS também vacinou 61.221 adolescentes entre 12 e 17 anos. Destes, 118 já receberam também a segunda dose, sendo do grupo de gestantes abaixo de 18 anos.

Doses recebidas

Até o momento, Curitiba recebeu do Ministério da Saúde, repassadas pelo Governo do Paraná, 3.041.813 doses de vacinas, sendo 1.551.232 para primeira dose, 1.381.340 para segunda dose, 38.975 doses de aplicação única e 70.266 doses de reforço. Nesse montante já estão contabilizados os 5% de reserva técnica.

A reserva técnica é uma medida de segurança, faz parte dos protocolos da logística e é necessária para evitar problemas no fluxo de imunização que possam ser causados por imprevistos eventuais, por exemplo, a quebra acidental de frascos.

O município tem capacidade para vacinar até 30 mil pessoas por dia e o avanço do cronograma de imunização ocorre à medida que as doses são enviadas pelo Ministério da Saúde ao governo estadual, responsável por distribuir os lotes do imunizante aos municípios.

Confira detalhes da vacinação contra a covid-19 no Painel Covid-19 Curitiba.