Boletim aponta que 12,1 mil pessoas morreram de Covid-19 no Paraná; estado tem 667.441 casos confirmados

número de pessoas que morreram por Covid-19 no Paraná chegou a 12,1 mil, nesta sexta-feira (5), segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Conforme o boletim da secretaria, o estado atingiu o total de 672.179 casos confirmados da doença.

Na comparação com os dados de quinta-feira (4), houve aumento de 5.650 diagnósticos do novo coronavírus e de 107 mortes.

Até a manhã desta sexta-feira, segundo a Sesa, foram vacinadas 337.063 pessoas, e 118.545 delas receberam a segunda dose dos imunizantes.

O estado recebeu, até então, 853 mil doses de vacinas, pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Leia mais no G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

87% dos municípios do Paraná já iniciaram a vacinação de adolescentes sem comorbidades

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quinta-feira (14) apontou que 347 municípios do Paraná já iniciaram a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades. As informações foram repassadas pelas equipes municipais para as Regionais de Saúde. O número representa 87% das 399 cidades do Estado.

A imunização destes jovens foi iniciada com a utilização do remanescente da reserva técnica, enviada aos municípios em todas as remessas, conforme pactuação entre a Sesa, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Segundo os dados do Vacinômetro, o Estado já registrou 218.470 doses aplicadas em adolescentes (com e sem comorbidades). Somente nos primeiros 12 dias de outubro, 112.027 vacinas foram registradas na base nacional.

“Precisamos parabenizar esses profissionais de saúde e todas as equipes municipais que fazem a vacinação acontecer de domingo a domingo. Mesmo sem doses direcionadas para esse público sem comorbidades, o Estado tem avançado na faixa etária e estamos trabalhando para conseguir mais doses do governo federal e assim atingir todas as cidades do Paraná nesta campanha”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

DETALHAMENTO – De acordo com o levantamento, todos os municípios já iniciaram a vacinação de adolescentes com condições pré-existentes, sendo que 66 cidades consideram a imunização deste público prioritário como concluída ou sem procura.

Com relação ao balanço da imunização geral, sem comorbidades, 52 municípios aguardam o envio de doses para início; 34 vacinam a faixa de 12 anos ou mais; cinco estão vacinando 13 anos ou mais; 19 municípios abriram 14 anos ou mais; 59 estão atendendo 15 anos ou mais; 92 cidades, 16 anos; e 138 vacinam acima dos 17 anos.

“Não há competição entre os municípios porque essa guerra é de todos. Aqueles que possuem doses sobrando estão avançando na imunização por faixa etária, e as cidades que já esgotaram a reserva técnica, devem aguardar o envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde, o que deve ocorrer nos próximos dias”, completou o secretário.

DOSES – Até agora, o Paraná recebeu duas remessas de imunizantes para a população de 12 a 17 anos dentro dos grupos prioritários. A primeira foi entregue no dia 24 de setembro e fazia parte da 53ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. O Estado foi contemplado com 99.450 imunizantes da Pfizer/BioNTech destinados a jovens com comorbidades e deficiência permanente. As vacinas foram distribuídas para as 22 Regionais de Saúde no sábado (25).

Três semanas depois, o Paraná recebeu a segunda remessa para adolescentes, com 3.082 doses, referentes à 58ª pauta. As vacinas foram entregues nesta segunda-feira (11) e distribuídas para as Regionais na quarta-feira (13). Nesta remessa as doses foram direcionadas para adolescentes indígenas.

A Sesa tem atuado na requisição de mais doses para o avanço da vacinação em adolescentes no Paraná. No mês passado, uma comitiva foi até Brasília para uma reunião com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz. Além disso, diariamente as equipes do Programa Estadual de Imunização dialogam com o governo federal na busca por mais imunizantes.

“A responsabilidade pela compra e distribuição das doses é do Ministério da Saúde. O Governo do Estado tem feito sua parte em solicitar constantemente o envio de mais vacinas para o Paraná. Vamos continuar com essa postura e, assim que chegarem, serão descentralizadas para as Regionais”, explicou Beto Preto.

HISTÓRICO – A ampliação da faixa etária para 12 anos ou mais foi solicitada pela farmacêutica norte-americana Pfizer/BioNTech para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 13 de maio. O órgão autorizou a indicação da vacina contra a Covid-19 neste público no dia 11 de junho.

Quase 50 dias depois, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de adolescentes no Plano Nacional de Imunizações (PNI), em nota conjunta com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), divulgada em 27 de julho.

No dia 15 de setembro, o Ministério da Saúde divulgou a Nota Técnica nº 40/2021 da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento da Covid-19 (SECOVID) formalizando a inclusão de adolescentes com comorbidades, deficiência permanente, privados de liberdade, gestantes, puérperas e lactantes, no PNI.

Na ocasião, o governo federal decidiu vacinar somente pessoas que se encaixassem nestes grupos prioritários. Após insistência por parte dos estados e municípios, a SECOVID divulgou no dia 22 de setembro a Nota Técnica nº 45/2021, revogando a anterior e recomendando também a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.

Confira o levantamento detalhado da Secretaria de Saúde AQUI.

Sábado tem aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer e repescagem

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba fará aplicação de segunda dose da vacina da Pfizer contra covid-19 neste sábado (16/10). Serão atendidas para a segunda aplicação as pessoas com agendamento no aplicativo Saúde Já.

A estimativa é que 36 mil pessoas tenham agendamento da segunda aplicação da Pfizer marcado para este sábado. O atendimento será feito em 24 pontos de vacinação (lista abaixo), das 8h às 17h.

Neste sábado, também haverá repescagem de primeira e segunda doses e da dose de reforço para os que foram convocados pelo Saúde Já.

Repescagens

A repescagem de primeira dose será para pessoas nascidas até 31 de dezembro de 2005. 

Quem perdeu a data do agendamento da segunda e quem já recebeu a convocação da dose de reforço e ainda não foi vacinado também poderá ser atendido neste sábado.

“Estamos oportunizando este sábado para que a população em atraso possa colocar a situação vacinal em dia”, explicou a superintende de gestão da SMS, Flávia Quadros.

Para ampliar a campanha de vacinação para adolescentes o município aguarda a chegada de nova remessa de imunizantes destinadas para esse público.

Como consultar o dia da segunda dose

Pelo aplicativo Saúde Já:
1 – Abrir o aplicativo no celular;
2 – Clicar em “Carteira de Vacinação”;
3 – Visualizar a data que aparece em Próximas Vacinas;
4 – Procurar um dos pontos de vacinação da cidade que estejam abertos nesse dia.
Pelo site:
1 – Abrir www.saudeja.curitiba.pr.gov.br;
2 – Clicar em “Vacinação”;
3 – Visualizar a data que aparece em Próximas Vacinas;
4 – Procurar um dos pontos de vacinação da cidade que estejam abertos nesse dia.

O que levar

Para receber a segunda dose da vacina, basta procurar um dos pontos de vacinação da cidade, das 8h às 17h, levar um documento de identificação com foto e CPF.

Locais de vacinação deste sábado

Das 8h às 17h

1 – US Ouvidor Pardinho 
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho
  
2 – US Salvador Allende 
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado
 
3 – US Parigot de Souza 
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

4 – Nossa Senhora Aparecida
Rua Carlos Amoretty Osório, 169 – Sítio Cercado
 
5 – US Vila Diana 
Rua René Descartes, 537 – Abranches
 
6 – Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira 
Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri
 
7 – US Bairro Alto 
Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto
  
8 – US Jardim Paranaense 
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão
 
9 – US Visitação 
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão
 
10 – US Camargo 
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru
 
11 – US Uberaba 
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

12 – US Salgado Filho
Avenida Senador Salgado Filho, 5265 –  Uberaba
 
13 – Clube da Gente CIC 
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira, nº 700
 
14 – US Oswaldo Cruz 
Rua Pedro Gusso, 3749 – Cidade Industrial
 
15 – US Vila Feliz 
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo
 
16 – US Aurora 
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo
 
17 – US Pinheiros 
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade
 
18 – US Orleans 
Av. Ver. Toaldo Túlio, 4.577 – Orleans

19 – Unidade de Saúde Vista Alegre 
 Rua Miguel de Lazzari, 51/55 – Pilarzinho

20 – US Campina do Siqueira 
Rua General Mário Tourinho, 1684 – Campina do Siqueira
  
21 – Rua da Cidadania do Tatuquara 
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
 
22 – Rua da Cidadania do Fazendinha 
Rua Carlos Klemtz, 1.700
 
23 – US Santa Quitéria 2 
Rua Bocaíuva, 310 – Santa Quitéria

24 – Centro de Referência, esportes e atividade física 
Rua Augusto de Mari, 2.150 – Guaíra