Arquivos

Bisneto de Niemeyer diz que pretende acionar Justiça para que obra de ‘Os Gêmeos’ seja apagada do MON

Foto: Reprodução/RPC

Uma obra grafitada pelos artistas Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como “Os Gêmeos”, na fachada do Museu Oscar Niemeyer (MON), recebeu críticas do bisneto do arquiteto que dá nome ao local.

Paulo Niemeyer fez uma postagem nas redes sociais em que disse estar revoltado com a intervenção artística: “Deveriam ter o respeito pela arte e criação de Niemeyer, da mesma forma que ele, Oscar, teve para com todo e qualquer artista”.

O bisneto, que também é arquiteto, afirmou que pretende acionar a Justiça para que o trabalho seja apagado.

Com obras espalhadas pelo mundo, Otávio e Gustavo Pandolfo fizeram o desenho em um dos lados da fachada do MON para divulgar a exposição deles em Curitiba, que será aberta em setembro.

O bisneto de Niemeyer comentou não concordar com a proposta por interferir na obra do arquiteto. “Quando você precisa, com o seu trabalho chamar a atenção interferindo no trabalho do outro, acho que não é a forma mais correta de mostrar a arte”, disse.

“Os Gêmeos” não quiseram se manifestar sobre a declaração do bisneto de Oscar Niemeyer. A direção do museu, que encomendou a obra, saiu em defesa dos artistas e do desenho.

A diretora do MON, Juliana Vosnika, disse que o desenho foi autorizado pelo órgão que preserva o patrimônio cultural do estado.

“Ela não afeta nem a volumetria da fachada, não teve parafuso, não tem nenhum tipo de intervenção física na fachada. Após o término da exposição, a fachada vai ser pintada e vai voltar exatamente à fachada original”, disse.

Mais informações no G1 Paraná