BBQ Land 2019: Open de churrasco terá búfalo assado inteiro

No mundo atual, não basta apenas degustar as experiências gastronômicas. É preciso senti-las e vivenciá-las da forma que elas foram pretendidas por seus autores. Essa é a essência da 2ª edição do BBQ Land, open de churrasco que acontecerá em Curitiba no dia 23 de março com a participação de chefs e assadores especialistas em suas áreas.

Engana-se quem pensa que irá degustar apenas carnes do churrasco tradicional: o festival terá, é claro, a clássica picanha, mas você já experimentou um búfalo assado inteiro na vertical? Durante 11 horas de evento – regado, é claro, a cerveja Patagônia – os presentes poderão experimentar uma das primeiras técnicas para assar carne. E também uma das mais deliciosas, antecipa o chef Renato Nasser.

 No tempo das cavernas

Desde os primórdios da espécie humana, a partir do domínio do fogo, o homem passou a notar que a carne de caça ficava mais macia quando assada. Com o passar dos anos, as técnicas de churrasco foram aprimoradas, mas não perderam a sua essência. Será com uma das técnicas mais antigas que o assador Renato Nasser, apresentará uma das suas “caças”: o búfalo assado inteiro. “Ele será feito em uma churrasqueira aberta, específica para isso, no fogo de chão com a técnica Slow & Low: muito tempo de cocção em fogo baixo”, conta o chef.

Apesar da aparência da carne ser bem similar à bovina, a carne de búfalo tem seus diferenciais gustativos: o sabor é mais marcante, com 12 vezes menos gordura, 50% a menos de calorias e 11% a mais de proteína.

Para acompanhar esse corte diferenciado, será servido um risoto de beterraba defumada. “A última vez que preparei essa carne tivemos uma das maiores visitações do festival, pois ainda é uma novidade e costuma agradar as pessoas”, explica Nasser.

 Codornas no fogo de chão

Também preparado no fogo de chão, o varal de codornas fica por conta do chefe Diego Bigão. “Como as codornas chegam bem rápido na temperatura ideal, vamos utilizar uma temperatura baixa e muita fumaça para a defumação”, conta Bigão. Além disso, o prato será marinado de um dia para o outro. “Como acompanhamento serão servidas frutas flambadas na cachaça: iremos picar as frutas, deglacear com o açúcar demerara e, por último, flambar na cachaça”, explica. Desde 2016, o chef atua profissionalmente na área. Já participou dos maiores eventos de churrasco do país

 Sentindo “na carne”

As 27 estações de carnes nobres – com cerca de três toneladas de carne – serão comandadas por grandes chefs do ramo, todos com trajetória especializada em churrasco. As técnicas de corte que serão apresentadas são utilizadas não só em todo país, como também em vários cantos do mundo.

Além da cultura churrasqueira nacional e internacional, o evento oferece diversão para toda a família: aulas show, música ao vivo, Espaço Kids, o BBQ Market – uma feira com artigos de churrasco para quem faz parte do time dos churrasqueiros.

Salmão, churrasco coreano, codornas, panquecas de doce de leite e, uma das grandes atrações, o búfalo assado inteiro são alguns dos cortes que irão proporcionar uma experiência gastronômica diversificada e inusitada aos amantes de churrasco. Esta edição do BBQ Land conta com o patrocínio do maior frigorífico de codornas do país, Codornas do Chef – que tem padrão europeu de qualidade –, e Carvão Bom de Brasa.

Serviço

BBQ Land 2019

Data: 23 de março, sábado, a partir das 11h

Endereço: Rua Marcelino Champagnat, 505 – Mercês

Ingressos: Disk Ingressos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encanto do Natal toma conta do Parque Tanguá

O encanto do Natal inundou o Parque Tanguá na neste sábado (27), quando a decoração foi oficialmente acesa, personagens circularam pelo local e um show de luzes e fogos animou as famílias que aproveitavam a noite em um dos mais belos pontos turísticos da cidade. As atrações integram o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021.

Na entrada do Tanguá, entre os espelhos d’água do Jardim Poty Lazzarotto e o belvedere, o carrossel veneziano encanta adultos e crianças. O brinquedo tem quatro compartimentos que lembram as “xícaras malucas” dos parques de diversão e 34 cavalinhos.

O carrossel estará aberto de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, e, aos sábados e domingos, das 14h às 21h, até 9 de janeiro. Não é preciso agendamento para a atração, patrocinada pela Rede de Supermercados Muffato. O brinquedo tem acessibilidade para crianças e adultos com dificuldade de locomoção.

“Eu senti uma emoção muito boa. Eu gostei muito da experiência”, disse a pequena Lara Gibran, de oito anos. Ela estava com o irmão Enrico Dantas Gibran, de cinco anos, e acompanhada pelos pais Patrícia e Fabiano Gibran.

Inauguração do Carrocel no Parque Tanguá. Na imagem: O pai , Fabiano Gibran, a mãe Patrícia Gibran e seus filhos, Lara Gibran e Enrico Dantas Gibran. Curitiba,27/11/2021. Foto: Ricardo Marajó/ SMCS.

“É muito bacana o que a prefeitura tem feito para proporcionar estes momentos de descontração tanto para a população como para os turistas e com atrações para adultos e crianças”, elogiou Patrícia.

Gibran destacou o convívio entre as pessoas depois de um período mais restritivo devido à pandemia de covid-19. “É muito bom voltar a este convívio. Graças a Deus esta pandemia está passando e Curitiba está dando um exemplo no controle da doença com a vacinação e com respeito aos protocolos de segurança, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento”.

Árvore acesa

O Tanguá também está decorado com uma árvore com 50 mil microlampadas de LED, acesa pelo prefeito Rafael Greca às 20 horas deste sábado (27/11). “Meu coração fica cheio de alegria ao ver tantos turistas e famílias curitibanas comemorando o Natal”.

Greca estava acompanhado pelo vice-prefeito, Eduardo Pimentel e pelo diretor regional do Grupo Muffato, Ronaldo Gouvea, patrocinador do carrossel. “É um momento de grande felicidade para nós, nos sentimos honrados em participar deste projeto que é o Natal Curitiba Luz dos Pinhais. Estamos dentro de uma cidade que é referência no Brasil e no mundo. Curitiba é tudo de bom”, comemora o empresário.

Natal e turismo de negócios

Curitiba vem se consolidando como destino turístico e de negócios. Com média de 7,2 milhões de visitantes, é a cidade que mais recebe turistas no Paraná, chegando a 5,8 milhões em 2019. Os números a consolidam também como o terceiro destino de turismo de negócios entre estrangeiros, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.

“Além do expressivo crescimento no número de visitantes, cabe destacar a satisfação dos turistas que visitam a nossa cidade”, salienta Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Ações como melhorias na Linha Turismo, apoio e desenvolvimento do setor criativo da cidade e a consolidação do calendário de programações do Natal fortaleceram o destino no cenário nacional e internacional. Nas últimas três edições do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, foram movimentados cerca de R$  185 milhões, apenas pelos turistas que visitaram a cidade.

A família Araújo veio de Campinas (SP) para visitar Curitiba pela primeira vez e incluiu o Tanguá no roteiro. “É super organizado, o parque é muito bem cuidado, todo florido, muito arborizado”, elogia a enfermeira Gênova Araújo. Quem gostou da diversão foi a Beatriz, de cinco anos, que ficou encantada com o carrossel. “É mágico. Foi muito legal”, falou.

Recomendações do prefeito

Ao acender as luzes da árvore verde, o prefeito Rafael Greca lembrou que o Natal deste ano comemora a remissão da pandemia, mas com muita cautela. “Nós pedimos que as pessoas usem álcool em gel, usem máscaras e não se aglomerem demais, que usem os espaços ao ar livre para comemorar, mesmo as ceias de Natal devem ser realizadas em espaços abertos e arejados”, recomenda o prefeito.

A festa foi animada pela Banda Lyra Curitibana e por atores vestidos com figurinos iluminados por pequenas lâmpadas e que simbolizam o espírito do Natal, repleto de alegria, festa e renovação. O Papai Noel e seu duende fizeram caminhadas sobre pernas de pau.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval, Ebanx, Consórcio Servopa, Loterias Caixa/Governo Federal, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.
 

Curitiba terá vacinação contra covid-19 neste sábado

Neste sábado (27/11) a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) abrirá 30 locais de vacinação contra a covid-19 para atender convocados para a segunda dose. Cerca de 37 mil pessoas tem agendamento para esta data.

Também haverá oferta de repescagem para primeira e segunda dose e para reforço. Moradores de Curitiba com 12 anos ou mais que ainda não se vacinaram poderão buscar os pontos neste grande mutirão de atualização vacinal.

O atendimento será feito das 8h às 17h (lista abaixo).

“Muitas pessoas têm dificuldade de buscar a vacina durante a semana, então estamos oportunizando mais um sábado para regularização da situação vacinal contra a covid-19. Precisamos que todos estejam vacinados para garantir maior proteção para nossa cidade”, explicou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

 

O que fazer para receber a primeira dose

Para agilizar o processo de vacinação, a SMS orienta fazer o cadastro prévio na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular.

Levar o termo de consentimento preenchido é outro passo para dar maior agilidade à vacinação. O documento está disponível para impressão no site Imuniza Já. Adolescentes deverão comparecer a um dos pontos acompanhado dos pais e/ou responsáveis pela assinatura do termo de consentimento.

Também é preciso apresentar um documento de identificação com foto e CPF. Adolescente que não possui documento com foto pode levar a certidão de nascimento, que deve ser apresentada com um documento com foto do responsável.

Além disso, para a primeira dose é preciso apresentar comprovante de residência com endereço de Curitiba.

Para os casos de locações não formalizadas por imobiliárias, deverá ser apresentado o comprovante do endereço da residência com uma declaração do proprietário do imóvel, com responsabilização legal pela locação e pela informação.

O que fazer para receber a segunda dose ou o reforço

Para receber a segunda dose ou o reforço da vacina, basta procurar um dos pontos de vacinação, levar um documento de identificação com foto e CPF.

Quem pode receber vacina anticovid neste sábado

Primeira dose
– Primeira dose para pessoas com 12 anos completos ou mais;
– Primeira dose  para adolescentes com até 12 anos completos com comorbidades;
– Primeira dose para gestantes e puérperas (mães que tiveram bebê até 45 dias) com 12 anos completos ou mais.

Segunda dose
– Segunda dose agendada;
– Repescagem de segunda dose de pessoas anteriormente convocadas;

Dose de reforço
– Repescagem de dose de reforço de pessoas anteriormente convocadas.

Locais de vacinação

Das 8h às 17h

1 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

2 – US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

3 – Salvador Allende 
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1712 – Sitio Cercado

4 – Nossa Senhora Aparecida
Rua Carlos Amoretty Osório, 169 – Sítio Cercado

5 – US Bairro Alto
Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto

6 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

7 – US Tingui
Rua Nicolau Salomão, 671 – Tingui

8 – Fernando Noronha
Rua João Mequetti, 389 – Santa Cândida

9 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão

10 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne 57 – Alto Boqueirão

11 – Menonitas
Rua Domicio da Costa, 52 – Xaxim 

12 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

13 – US Uberaba 
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

14 – US Salgado Filho
Avenida Senador Salgado Filho, 5265 –  Uberaba

15 – US Iracema
Rua Professor Nivaldo Braga, 1571 – Capão da Imbuia

16 – US Cândido Portinari
Rua Durval Leopolpo Landal, 1529 –  Cidade Industrial

17 – US Oswaldo Cruz
Rua Pedro Gusso, 3749 – Cidade Industrial

18 – US Atenas
Rua Emilia Erichsen, 45 – Cidade Industrial

19 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

20 – US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

21 – US Sagrado Coração
Rua Antônio Claudino, 375 – Pinheirinho

22 – US Vila Guaíra
Rua São Paulo, 1.495 – Guaíra

23 – US Santa Quitéria 2
Rua Bocaíuva, 310 – Santa Quitéria

24 – US Parolin
Rua Sergipe, 59 – Vila Guaíra

25 – US Santa Amélia
Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha

26 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

27 – US Orleans
Avenida Vereador Toaldo Tulio, 4.577 – Orleans

28 – US Campina do Siqueira
Rua General Mário Tourinho, 1684 – Campina do Siqueira

29 – US Vista Alegre
Rua Miguel de Lazari, 85 Pilarzinho

30 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n