Uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada morta em estado avançado de decomposição nesta terça-feira (18), na Praia Grande, na Ilha do Mel, próximo ao Canto da Vó.
A comunidade local acionou a equipe LEC – Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por volta das 20h, e informou o encalhe do animal. A equipe organizou a estratégia de atendimento via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e se deslocou para a Ilha do Mel por volta das 6h de hoje para fazer o registro do encalhe, avaliação da carcaça e coleta de materiais biológicos.
Segundo a pesquisadora Camila Domit, o animal possui aproximadamente 13 metros de comprimento total e está sendo avaliado pela equipe técnica do projeto. O atendimento tem a colaboração da equipe do Instituto Água e Terra (IAT). A equipe ainda não concluiu o trabalho em campo.
As baleias jubartes da população do oceano Atlântico Sul vem ao Brasil anualmente para reprodução, passam o verão se alimentando na região Antártica. A principal área brasileira de reprodução é o litoral da Bahia. No Paraná, desde o início do PMP-BS, já foram registrados encalhes de 13 baleias da mesma espécie, incluindo indivíduos adultos e jovens.
Caso encontre animais vivos debilitados ou mortos, ligue 0800 642 3341.
Deixe um comentário