Avenidas Visconde de Guarapuava e Wesceslau Braz terão motocaixas

Motociclistas que circulam pelas avenidas Visconde de Guarapuava e Presidente Wenceslau Braz passarão a contar com um espaço específico delimitado para espera da abertura do sinal verde, à frente dos demais veículos. As chamadas motocaixas são delimitadas pela pintura do pictograma de uma moto, e placas, próximo dos cruzamentos.

Anunciada nesta segunda-feira (27/7), Dia Nacional do Motociclista, a novidade será implantada até a próxima semana, como parte da última fase da pintura viária nas avenidas, que estão passando por revitalização no pavimento.

“É mais uma forma de ampliar a segurança dos motociclistas no trânsito, assim como o novo asfalto proporciona mais tranquilidade a todos que dirigem pelas ruas”, aponta a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

“São vias chamadas arteriais, com maior capacidade de receber veículos e em sentido único – no caso da Wenceslau Braz, com sentidos separados por canteiro central -, onde podemos contribuir para reduzir o índice de acidentes envolvendo motociclistas”, acrescenta a superintendente. 

Todos os 16 cruzamentos semaforizados da Avenida Visconde de Guarapuava, nas duas pistas, terão motocaixas. É uma extensão de 2,2 quilômetros, entre as ruas General Carneiro e Desembargador Motta. 

Na Wenceslau Braz serão quatro motocaixas por sentido (Linha Verde e Portão), em trechos de aproximadamente 2,5 quilômetros. Haverá motocaixas nos cruzamentos com a Avenida Santa Bernadethe e com as ruas Camilo Castelo Branco, José de Almeida Garrett, Roberto Faria e Antonio Bariquelo.

Acidentes e ampliação do projeto

Análise da Setran, com base em dados de acidentes registrados pelo Batalhão de Polícia Militar (BPTran), mostra que a Visconde de Guarapuava está entre as dez vias da cidade com maior número de acidentes envolvendo motociclistas, ocupando a nona posição. No acumulado dos últimos cinco anos, foram 145 acidentes na avenida. Na Wenceslau Braz, foram 51 acidentes no período.

Outras vias importantes de ligação entre bairros também já receberam o projeto-piloto das motocaixas. É o caso do trecho sul da Linha Verde e da Avenida Presidente Kennedy, onde a implantação aconteceu no fim de 2019. Antes disso, o projeto foi testado em dois pontos das avenidas Victor Ferreira do Amaral e Marechal Floriano.

Curitiba bem-cuidada

O asfalto novo das avenidas Visconde de Guarapuava e Wenceslau Braz integra um pacote que ultrapassa 400 quilômetros de revitalização, por toda a cidade. Iniciado em 2017 pela gestão Rafael Greca, o programa de recuperação da malha viária alcança a marca de 749 ações de pavimentação em 657 ruas, sendo que algumas vias receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pizzaria da Mathilda estreia releitura de sabor clássico

Um dos sabores de pizza mais amados pelos brasileiros ganha sua versão ao estilo napolitano. A Pizzaria da Mathilda estreia sua Portuguesa no dia 04 de outubro, unindo duas tradições gastronômicas para a nova criação. A pizza, que terá valor de R$ 42, sairá pela metade do preço no dia de lançamento, válido para consumo nas três unidades (Juvevê, Vicente e Água Verde), para retirada e venda no site.

Apesar de não ter uma história oficial, diz-se que a Portuguesa nasceu no Brasil, quando imigrantes portugueses adicionaram ingredientes diferentes às pizzas feitas pelos imigrantes italianos. Na receita da Mathilda, os insumos clássicos se aliam ao estilo napolitano que consagrou a pizzaria curitibana. A massa de fermentação lenta, servida individualmente, recebe molho, presunto, basílico, cebola roxa, mozzarella, ovo caipira e azeitona preta.

O estilo napolitano da Pizzaria da Mathilda é celebrado como um dos mais tradicionais, sendo considerado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. A Mathilda conquistou o público curitibano ao seguir as regras dessa tradição com as pizzas individuais em sabores clássicos, como Marguerita, e também com criações originais. Renovando o cardápio, traz pedidas favoritas do público como a Portuguesa. A nova pizza Portuguesa estreia nas três lojas no dia 04 de outubro. A Pizzaria da Mathilda conta com três unidades da rede em Curitiba: Vicente (Av. Vicente Machado, 859), Juvevê (R. Rocha Pombo, 265) e Água Verde (Av. dos Estados, 1066). As lojas abrem de terça-feira a domingo, das 18h às 23h. Além disso, os pedidos poderão ser feitos, também, pelo site www.pizzariadamathilda.com.br. Mais informações no perfil oficial no Instagram (@pizzariadamathilda).

População terá ônibus de graça no domingo, dia das eleições

A população curitibana terá ônibus de graça no próximo domingo (2/10), quando será realizado o primeiro turno de eleições majoritárias. Nesse dia, os eleitores vão às urnas votar para presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais. A gratuidade está prevista no decreto número 1430/2022.

“A ideia é possibilitar que a população possa exercer sua cidadania, se deslocar até os pontos de votação com calma e facilidade e colaborar com a democracia do País”, disse o prefeito Rafael Greca.

Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital, a entrada de graça vale para o dia todo nas 254 linhas de ônibus que operam na cidade. A excecão é a Linha Turismo, que percorre os pontos turísticos da capital e funcionará normalmente com pagamento de tarifa de R$ 50 no domingo.

“O transporte coletivo tem importância econômica e social, é caracterizado como serviço de utilidade pública de caráter essencial. Então, nada mais justo que ele se seja gratuito em um momento em que a população exerce sua cidadania, como no dia das eleições”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

No domingo, os ônibus terão reforço e vão funcionar de acordo com a tabela de horário de sábado. A votação acontece das 8h às 17h.