Aulas gratuitas de teatro em Curitiba

O Sesc PR divulga edital permanente de bolsas gratuitas para o Laboratório Sesc de Vivência Teatral do projeto Centro de Difusão de Artes Cênicas (CDAC), para o público entre 9 e 17 anos. A atividade será realizada no Sesc da Esquina e oferece cursos livres de artes cênicas, com foco na vivência dos aspectos práticos e teóricos que envolvem o fazer teatral. Alguns dos itens abordados nas aulas são: técnicas de interpretação, preparação corporal e vocal, direção artística, técnicas de iluminação e criação de cenografia.

Cada turma oferece 20 vagas que serão preenchidas por ordem de matrícula. As aulas serão ministradas de fevereiro a dezembro, com dois encontros semanais de três horas de duração cada um. As turmas ofertadas são de teatro infantil (9 a 12 anos) e adolescente (12 a 17 anos).

Os requisitos para participar do programa estão disponíveis no edital, assim como a documentação necessária para matrícula, termo de compromisso e dias em que as aulas serão ofertadas. As informações podem ser acessadas aqui.

 

Laboratório Sesc de Vivência Teatral do projeto Centro de Difusão de Artes Cênicas (CDAC)

Rua Visconde do Rio Branco, 969

Telefone: (41) 3304-2222

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja as atrações do Natal de Curitiba para aproveitar a quinta-feira ensolarada

Feira de Natal da Praça Osório. Curitiba, 03/12/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O sol promete brilhar nesta quinta-feira (8/12) e o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 está cheio de programas para curtir o calor do dia. A roda-gigante na Vila Electrolux é uma das opções. A atração na Praça Santos Andrade abre das 16h às 22h. Quem quiser chegar antes, pode aproveitar a tradicional feirinha de Natal, com as bancas de gastronomia e artesanato.

Confira aqui a programação do Natal de Curitiba nesta quinta-feira (8/12).

O Natal também vai para dentro do histórico Instituto de Educação do Paraná nesta quinta. Às 11h, uma das instituições mais antigas do estado será palco do espetáculo Encantorias – Cantos e Encantos do Natal, que será apresentado para estudantes, professores e funcionários da centenária escola paranaense.

A programação natalina do dia tem ainda uma cantata na Defensoria Pública, no Centro Histórico. A partir das 18h, personagens caracterizados vão ocupar as janelas e sacadas do imóvel de 1898, que fica atrás da Catedral de Curitiba, e se apresentar para o público que transitar pelo calçadão da Rua José Bonifácio, perto da praça Tiradentes.

Outras atrações do Natal de Curitiba seguem pela cidade, como os dois carrosséis: do Natal Condor no Passeio Público e o Carrossel de Luz do Marista, no parque Tanguá. Ambos são um convite para um passeio com as crianças.

Espetáculos noturnos

Sem previsão de chuva, turistas e curitibanos podem aproveitar para assistir aos espetáculos natalinos que acontecem no começo da noite. Na quinta-feira as opções são o Auto na Ilha da Ilusão, no Passeio Público, a projeção mapeada no Paço da Liberdade e a última apresentação de O Grande Circo Místico, nas Ruínas de São Francisco, no Largo da Ordem.

Atrações do Natal de Curitiba desta quinta-feira (8/12)

    • 6h – Presépio no Parque Lago Azul (Rua Colomba Merlin, 831, Umbará)
    • 10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, Centro)
    • 10h – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, Centro)
    • 14h – Carrossel de Luz Marista no Parque Tanguá (Parque Tanguá, Taboão)
    • 14h – Natal Condor no Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 370, Centro)
    • 15h – Auto de Natal na Rua da Cidadania do Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430, Boqueirão)
    • 16h – Roda-gigante e Vila Electrolux (Praça Santos Andrade, Centro)
    • 18h – Cantatas na Defensoria Pública (Rua José Bonifácio, 68, Centro)
    • 19h – Caminho de Luz Ligga no Parque Náutico (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1.220, Boqueirão). Ônibus especial com embarque e desembarque no Terminal do Boqueirão
    • 19h – Caminho de Luz da Ligga no Parque Barigui (Parque Barigui). Ônibus especial com embarque e desembarque no Terminal Campina do Siqueira
    • 19h – Árvore de Natal Centro Cívico (Avenida Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico)
    • 19h – Árvore do lago no Parque Barigui (Parque Barigui)
    • 19h – Árvore de Natal da Rotatória do Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, 2.355, Bigorrilho)
    • 19h – Decoração do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Calçadão da XV de Novembro, Centro)
    • 19h – Jardim dos Sonhos Ademicon (Jardim Botânico)
    • 19h – Decoração da bola de Natal do Clube Athletico Paranaense na Praça Afonso Botelho (Rua Engenheiros Rebouças, 3.020, Água Verde)
    • 19h30 – Natal da Família Moletta (Rua Nicola Pellanda, 5.962, Umbará)
    • 19h30 – Natal Família Madalosso (Avenida Manoel Ribas, 5.875, Santa Felicidade)
    • 19h30 – O Grande Circo Místico (Av. Jaime Reis, 215, São Francisco)
    • 20h30 – Natal no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189)

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Uninter, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Crianças lotam o Teatro da Vila para acompanhar espetáculo do Natal de Curitiba

Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022. Apresentação do auto de Natal para crianças de escolas municipais no Teatro da Vila na CIC - Curitiba, 07/12/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O palco do Teatro da Vila, na CIC, ganhou guirlanda, árvore decorada, Papai Noel e muita música e dança para apresentar, em dose dupla, a história do nascimento de Jesus no Auto de Natal. Na tarde desta quarta-feira (7/12), a plateia do teatro ficou lotada nas duas sessões do espetáculo para 400 crianças de seis escolas municipais da região que prestigiaram o evento, uma das atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022.

Com música ao vivo, o grupo Tupi Pererê apresentou aos curitibinhas o espetáculo Encantorias – Cantos e Encantos do Natal, uma espécie de opereta natalina, em que um arauto narra a anunciação e o nascimento de Jesus, intercalando com canções com elementos relacionados ao momento do nascimento de Jesus.

O prefeito Rafael Greca participou do evento, conversou com as crianças e acompanhou o Papai Noel na entrega de presentes aos 400 curitibinhas. “Que todos tenham Jesus no coração neste Natal”, desejou o prefeito.

Participaram do evento crianças das escolas municipais Dario Vellozo, Poeta João Cabral, Moradias do Ribeirão, Maria do Carmo Martins, Vila São José e do CMEI Nova Barigui. Os curitibinhas participaram ativamente das músicas e foram à caráter: com touquinhas do Papai Noel e tiaras com pequenas árvores enfeitadas.

Em família

Estudante da Escola Municipal Maria do Carmo Martins, Julia, 10 anos, contou que gostou muito de ver representada a história da origem do Natal e cantou junto as músicas natalinas.

Já os curitibinahs Henri e Leonardo, 9 anos, estudantes da Escola Municipal Moradias do Ribeirão, contaram que gostaram mesmo é do passeio com os amigos de sala e já fazem planos para o Natal. “É um dia para ficar com a família”, disse Leonardo, que também já sonha com o presente no próximo dia 25: quer ampliar a coleção de cards de Pokemon.

Por toda a cidade

Além do auto de Natal, as crianças também se divertiram com as músicas da Banda Lyra. Ao final do evento, as crianças cantaram a música Vem Chegando o Natal, de Aline Barros, e receberam presentes distribuídos pelo Papai Noel. Também participaram do evento a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro, e o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji.

O Auto de Natal é uma produção da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e percorre as dez regionais da cidade. As apresentações começaram em 23/11 e já foram realizadas nas regionais Portão, Tatuquara, Pinheirinho, Matriz e CIC.

A agenda de apresentações nas regionais segue até 15/12. Outras atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, por toda a cidade, vão até 8 de janeiro.

Cronograma de apresentações de Natal nas regionais

BOQUEIRÃO – 8/12, às 15h

(Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430)

SANTA FELICIDADE – 12/12, às 15h

(Rua Santa Bertila Boscardin, 213)

BOA VISTA – 14/12, às 15h

(Av. Paraná, 3.600 – Bacacheri)

CAJURU – 15/12, às 15h

(Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150)

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br 

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba