Arquivos

Aulas de balé expressam sonhos da comunidade no Teatro da Vila da CIC


Com novas vagas abertas para públicos de todos os gêneros e idades, as aulas do Curso Autossustentável de Balé, no Teatro da Vila, na CIC, expressam além do sonho de muitas pessoas da comunidade de aprender o clássico estilo de dança originário de cortes da Itália renascentista durante o século 15.

“Tem sido algo importante para a autoestima, para disciplina, e a gente não precisa seguir nenhum padrão (físico e corporal) porque atende a todas nós e a todas as pessoas”, disse Denise Mariano dos Santos, de 52 anos, moradora do Capão Raso, após a aula da manhã desta quarta-feira (28/6) com a professora Luciana Alves, formada pelo curso de balé do Teatro Guaíra.

Balé democrático

O aspecto democrático do curso de balé oferecido por um valor acessível (R$ 60 por mês), pela Regional CIC e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), desmistifica qualquer percepção ou caráter mais elitista, soberano ou intangível de quem ainda não compreende os fundamentos clássicos ou o envolvimento provocado entre aluno, professora, palco e a cultura dos movimentos da dança.

“Nós evoluímos a cada aula. É muito bom e produtivo para a mente, para o corpo e para alma”, revelou Renata Pereira da Silva, de 48 anos, moradora da CIC e aluna do curso.

Reflexos humanos

O mesmo pensamento é compartilhado por Ana Daniela de Oliveira, de 54 anos. Moradora do bairro Pinheirinho e aluna da professora Luana Alves, Ana confirma o reflexo positivo do balé em diferentes áreas da vida dela.

“Eu tinha uma vida sedentária e não gostava de academia, sempre achei uma atividade muito sofrível. Então, eu vi um anúncio no Instagram sobre as aulas de balé, fiz uma aula experimental e me inscrevi. Posso afirmar que as aulas influenciam a saúde, são boas para a expressão corporal, para superar a timidez, para alcançarmos mais disciplina, com dedicação e entendimento que existem processos e etapas em tudo. O balé ensina tudo isso na prática”, destacou.

Dança e diversão

Para a professora Luciana Alves, o balé, especialmente o curso oferecido desde 2021 em cada regional de Curitiba, transcende gênero, idade ou condição social. Além disso, para Luciana, a diversão aparece como algo incorporado à dança, mesmo com a qualidade da disciplina associar-se, reconhecidamente, aos fundamentos das aulas.

“Muitas pessoas querem se divertir, descobrir as expressões do corpo, alcançar mais consciência corporal. Por isso, temos um espelho grande no palco para acompanharmos os nossos movimentos, tanto os meus, como professora, como os passos dos alunos. Esse também é um objetivo do balé. Ao se observarem e corrigirem os movimentos cada um se percebe”, explicou Luciana.

Pluralidade

As turmas do Curso Autossustentável de Balé do Teatro da Vila são formadas por alunos de várias idades, condições e gênero. “A minha aluna mais nova, por exemplo, tem 4 anos de idade. O curso é aberto e livre para todo mundo”, destacou.

A menina Hadassa Machado da Silva, de 9 anos, também moradora da CIC, fez a aula experimental do curso de balé nesta quarta-feira. Acompanhada da mãe, expectadora nas cadeiras do teatro, ela adorou os exercícios, a professora e o envolvimento provocado pela dança.

Descontraída e muito animada, a menina apresentou desenvoltura corporal e boa concentração durante as práticas que duram, em média, 1 hora em cada aula. “Eu gostei muito, foi divertido, aprendi bastante coisa e quero seguir com o balé, com certeza”, disse.

Sonho possível

O projeto expressa o sonho de conhecer e praticar a dança. Esse objetivo, na visão de Lucina, é uma base ainda mais importante para a comunidade. “O objetivo desse projeto é fornecer às pessoas, assim como foi para mim, quando me tornei bailarina e professora, a possibilidade da realização do sonho de fazer balé nas regionais. Eu também só tenho a agradecer à Fundação Cultural de Curitiba, às regionais, especialmente à Regional CIC, e à Prefeitura de Curitiba, por realizar esse projeto tão importante e inspirador”, destacou.

Serviço: aulas de balé no Teatro da Vila

Endereço: Rua Davi Xavier da Silva, 451, CIC
Data: todas as quartas-feiras, com turmas as 9h, às 10h, às 11h e às 13h30
Para todos os públicos
Mensalidade: R$ 60
Para mais informações, basta entrar em contato com a professora Luciana Alves, pelo telefone e WhatsApp: (41) 9860-2021



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba