Arquivos

Aula de campo na Prefeitura de Curitiba apresenta reciclagem e sustentabilidade às crianças


Duzentos estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba participaram, nesta terça-feira (22/8), das atividades do programa Linhas do Conhecimento no Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba.

A programação teve a presença do prefeito Rafael Greca, que conversou com as crianças, no Salão Nobre, sobre sustentabilidade, reciclagem e Família Folhas.

Também foi tema do encontro a importância da participação das escolas no Fala Curitibinha, projeto voltado ao público infantil nos moldes da consulta pública Fala Curitiba. A iniciativa é realizada pelo programa Linhas do Conhecimento da Secretaria Municipal da Educação e pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

No turno da manhã participaram do encontro as escolas municipais CEI Jornalista Claudio Abramo (Pinheirinho) e Vila Torres – Noely Simone de Ávila (Matriz) e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Lorena (Cajuru).

À tarde, foi a vez das escolas UEI Poeta João Cabral de Melo Neto (CIC), CEI Professora Tereza Matsumoto (Boqueirão) e Dona Lula (Cajuru).

“Sintam que a cidade é de vocês, é de todos nós, coletivamente”, disse o prefeito, que recebeu das crianças do CMEI Vila Lorena um projeto para transformar em pracinha o terreno que fica atrás da creche.

“Também fico muito feliz de ver que vocês saber reciclar o lixo, são muito sabidos”, completou Greca.

A aula de campo começou nas calçadas do entorno do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, de onde é possível ver o Palácio Iguaçu (sede do Governo do Estado), a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça e o prédio do Tribunal do Júri. Os estudantes também aprenderam sobre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e sobre os desenhos da pavimentação com petit-pavé, ligada à história de Curitiba.

“Gostei muito de vir aqui hoje, fiz muitos desenhos das árvores e das calçadas”, contou João Miguel, do pré.

Para Sophia de Paula Cruz e Laura Oliveira Pereira, do 4º ano da Escola João Cabral de Melo Neto, Curitiba é uma cidade linda. “Adoro as araucárias, o zoológico”, contou Laura. “E eu gosto muito de pinhão”, completou Sophia.

Ao final da aula, os estudantes receberam gibis do personagem Curitibinha.

Também participaram a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o coordenador do Linhas do Conhecimento, Gustavo Prestini, chefes dos Núcleos Regionais da Educação e as professoras do programa.

Pertencimento

Desde 2017, o Linhas promove práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos culturais em museus, parques, praças, Faróis do Saber e Inovação, entre outros espaços da cidade.

A intenção é fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade, o amor e o pertencimento à cidade. São 271,5 mil participações de crianças e estudantes e 28 mil professores, em 137 rotas diferentes.

Quer conhecer as rotas do Linhas? CLIQUE AQUI.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba