Arquivos

Audiências públicas debatem desenvolvimento urbano integrado de 29 municípios


Audiências públicas simultâneas realizadas na noite desta quarta-feira (27/9) debateram o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado nos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

O plano é o documento que traça as diretrizes conjuntas da RMC para os próximos anos. Serve como instrumento legal para orientar o desenvolvimento urbano, com a finalidade de reduzir desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana.

O objetivo das audiências foi garantir a participação da população na construção coletiva do plano, além dos gestores dessas cidades, vereadores e deputados estaduais. 

Os debates foram organizados pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), criada este ano pelo Governo do Estado para coordenar funções públicas de interesse comum no Paraná. Segundo o Governo do Paraná, são mais de R$ 7,6 milhões investidos nas ações para traçar o futuro da RMC.

Entre os assuntos debatidos estavam como garantir o crescimento sustentável, preservação de áreas, questões relativas a transporte, saneamento e moradia, uso do solo, locais para abrigar indústrias, conservação dos recursos hídricos e biodiversidade, além de serviços e quais recursos serão utilizados em cada estratégia.

Em Curitiba, o encontro foi realizado na Rua da Cidadania do Cajuru. Os debates foram transmitidos pelo canal de YouTube da Amep.

O secretário do Desenvolvimento da RMC, Leverci Silveira Filho, destacou a importância da mobilização coletiva e do plano de trabalho.

“A nossa intenção é garantir a transparência no processo de planejamento da região metropolitana, que precisa de propostas conjuntas para questões envolvem recursos hídricos, transporte, para onde vamos crescer e de que maneiras”, disse Leverci.

“Enquanto gestores temos que estar integrados e ouvir a comunidade, colhendo sugestões do público para trabalharmos de maneira transparente e democrática”, completou.

Metrópole

A elaboração dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) é uma determinação da Lei 13.089/2015 – Estatuto da Metrópole.

O PDUI abrange diversas áreas, incluindo mobilidade urbana e regional, uso e ocupação do solo, meio ambiente e proteção dos mananciais de água, saneamento básico e resíduos sólidos, desenvolvimento socioeconômico sustentável e habitação de interesse social.

SAIBA MAIS.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba