Arquivos

Audiência Pública, Grande Expediente e exposição fotográfica abrem o Outubro Rosa na Assembleia Legislativa – De olho nos deputados


A audiência pública “Nós por Elas – Juntos no Combate ao Câncer” abriu a Campanha Outubro Rosa no Plenarinho da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (02), por proposição da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima, da procuradora especial da Mulher, deputada Cloara Pinheiro e do Instituto Mulheres que Inspiram teve por objetivo e compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa, proponente e presidente da audiência pública, deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), avaliou o evento e disse que “esta audiência pública tem muita relevância para lançarmos aqui na Assembleia a Campanha Outubro Rosa. Vamos, mais uma vez, receber especialistas, convidados e sugestões que possam ser transformados em projetos de Leis que venham beneficiar a mulher paranaense. Há de se ressaltar que durante a pandemia nós tivemos um aumento expressivo do câncer de mama já em seu estado avançado. O que nós queremos fazer agora? Queremos que as campanhas de prevenção e as políticas públicas acelerem para que mais mulheres sejam cuidadas. Mas a prevenção é o ano todo, lembrando que a prevenção é, e sempre será, o melhor remédio”.

A procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa, co-proponente da audiência pública, deputada Cloara Pinheiro (PSD), ressaltou a importância do autoexame. “Todas as mulheres precisam falar sobre a Campanha do Outubro Rosa. É preciso que a mulher se cuide primeiro para poder cuidar da família, por isso a importância do autoexame, eu sempre digo – se toque! Se toque no sentido de se ligar, acordar, e se toque no sentido de faça o autoexame, examine seus seios para verificar se não existe nenhum caroço. Por isso mulheres, se toque e toque-se!”.

A presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, senhora Rose Traiano, participou do evento, anunciou que o conselho de Ações Solitárias estará, durante todo o mês de outubro recolhendo doações de lingerie e lenços umedecidos para auxiliar as mulheres que se encontram em tratamentos oncológicos e comentou sobre a prevenção. “Esta campanha de conscientização é de suma importância na educação, na promoção do autoexame, na detectação precoce e na quebra do estigma sobre o câncer de mama. A campanha nos faz lembrar do autocuidado, do autoexame, de estarmos atentos aos sinais que os nossos corpos emitem”.

A presidente da Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos, deputada Marli Paulino (Solidariedade), participou da audiência pública e afirmou que “já sou um soldado desta causa há 20 anos, desde quando fui vereadora lá em Pinhais, aprovei um projeto de lei municipal de prevenção ao câncer de mama. Esta é uma luta difícil e importante na vida de cada uma das mulheres”.

A deputada Flávia Francischini (União Brasil) disse que “a gente sabe o quanto é importante termos estes momentos de conscientização. Mas é importante termos consciência de que a mobilização deve ser feita todo dia, o ano todo. O câncer de mama é a segunda causa de mortes de mulheres no Brasil e precisamos sempre ampliar estas campanhas de conscientização e prevenção”.

A secretária de estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, esteve na audiência e anunciou completo apoio da sua pasta nas ações do Outubro Rosa. “O câncer age com requinte de perversidade porque exige tudo de quem não tem mais nada para oferecer. Na maioria das vezes as pessoas acham que ela nunca as atingirá, que está muito distante e quando menos se espera, abre-se um abismo na nossa frente. Gostaria de parabenizar a Assembleia Legislativa pela iniciativa e dizer que o estado do Paraná tem feito um esforço muito grande para levar a saúde a todas as pessoas”.

A mesa foi composta pelas proponentes da audiência pública deputadas Cantora Mara Lima (Republicanos) e Cloara Pinheiro (PSD); as deputadas Flávia Francischini (União Brasil) e Marli Paulino (Solidariedade); presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, senhora Rose Traiano; a secretária de estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte; a coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Paraná (CEVID), desembargadora Ana Lucia Lourenço; o médico oncologista e presidente do Instituto Intes, doutor Alexei Peter dos Santos; a chefe da Residência de Oncologia Clínica no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, doutora Maria Cristina Figueiroa Magalhães; a vice-presidente da Comissão de Saúde da OAB/PR, doutora Camila Kochanowski Simão; e a presidente do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

Programação

A programação da Campanha do Outubro Rosa segue com a exposição fotográfica retratando mulheres que enfrentaram o câncer de mama no Espaço Cultural da Assembleia elaborada pela fotógrafa Ana Paula Martynyszyn. Nestes quase quatro anos a exposição percorreu vários países da Europa e África e outras cidades brasileiras. A exposição fotográfica foi proposta pela segunda secretária, deputada Maria Victoria (PP). (ler mais)

A deputada Maria Victoria (PP) afirma que a exposição vem para alertar todas as colaboradoras e colaboradores e visitantes da Assembleia Legislativa a respeito da importância de realizar exames preventivos rotineiros. “Por trás de cada foto temos uma história de superação e de vitória. A exposição é um alerta para a importância da prevenção e também uma forma de superar preconceitos que ainda atingem a nossa sociedade. É plenamente possível ter uma vida normal após a mastectomia”, ressalta.

Uma parceria entre a Procuradoria Especial da Mulher, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), vai realizar atividades de saúde e bem-estar no Legislativo, com o tema “Juntos no Combate ao Câncer” oferecendo exames de Papanicolau no dia 02 de outubro, no período das 10h às 17. Chamado de “Momento Saúde”, foram disponibilizados gratuitamente, exames preventivos Papanicolau para as servidoras da Casa, no Setor Divisão Médica da Assembleia.

Já a Procuradoria da Mulher da Assembleia, em parceria com o SESC/SENAC, realizou, no Salão Nobre da Casa, o “Momento Bem-Estar”, um talk-show com mulheres em tratamento de câncer, além de uma roda de conversa sobre orientações e prevenção à saúde, apresentações musicais, quickmassagem e automaquiagem.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana compareceu ao Salão Nobre e comentou sobre a parceria do Sesc/Senac com a Assembleia. “Estamos colocando o Sesc/Senac a disposição das nossas deputadas para fazer com que consigamos ampliar o atendimento a estas mulheres que estão em dificuldades financeiras. As escolas do Senac já prestam este atendimento para as famílias de baixa renda. E temos a nossa carreta que circula pelo Paraná e faz os exames de câncer de útero, de mama e Papanicolau, agora estamos ampliando para mais uma carreta com o objetivo de aumentar a capacidade e atingir os pequenos municípios que tem pessoas que dependem de viagens para um centro maior para conseguir fazer os exames necessários”.

Grande Expediente

Na abertura da Sessão Plenária desta segunda, 02, no horário do Grande Expediente a médica oncologista clínica e chefe da Residência de Oncologia Clínica no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, doutora Maria Cristina Figueiroa Magalhães palestrou sobre o Outubro Rosa com o tema: “Situação do Câncer de Mama no Brasil e no Paraná, com Foco na Disponibilização de Medicamentos Incorporados pela Conitec”.

Na oportunidade, a doutora Maria Cristina explicou que o câncer de mama é a doença que mais acomete as mulheres no Brasil e, ao contrário do resto do mundo que tem seus indicadores de mortalidade diminuindo; em nosso país, a mortalidade resultante deste câncer continua aumentando.

“Essa Campanha do Outubro Rosa é muito importante porque ela traz à luz a importância de divulgar informações cruciais a despeito do câncer de mama, sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e os tratamentos disponíveis já existentes. É relevante também, sabermos sobre todos os direitos a nós reservados e quais são as possíveis expectativas que podemos ter de melhorias no Paraná. No entanto, é preciso tirar do outubro essa responsabilidade. Deixar em outubro sim, mas também trazer para os outros meses a importância de todas as mulheres, inclusive homens, também procurarem ajuda médica e realizar exames primeiro sinal”.

Legislação

No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa, período em que devem ser desenvolvidas atividades como a iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; a promoção de palestras, eventos e atividades educativas; a veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners , em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.

No Paraná a Lei 16.935/2011 de autoria da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), instituiu o mês “Outubro Rosa”, dedicado a ações preventivas à integridade da saúde da mulher. Neste mês, o Poder Público, em cooperação com a iniciativa privada e com entidades civis, realizará campanhas de esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas visando à saúde da mulher, priorizando as afecções ginecológicas mais comuns; as doenças sexualmente transmissíveis; a prevenção do câncer ginecológico, útero e mama e debates para elaboração de políticas públicas para acompanhamento psicológico pré e pós traumas.



Leia mais informações no site da Alep