Por proposição da deputada estadual Flávia Francischini (União), acontece na próxima segunda-feira (4), às 9h30, uma audiência púbica para debater a prevenção e o tratamento da endometriose no Estado do Paraná.
O objetivo é debater a importância do diagnóstico precoce, a necessidade aumentar o número de exames e de cirurgias para o tratamento da doença e conscientizar a endometriose como problema social de saúde pública.
“A doença não tem cura e muitas mulheres têm diagnóstico difícil, sofrem pela falta de informação, de estrutura e acesso aos serviços de saúde, o que agrava a situação” explica a deputada Flávia Francischini.
A endometriose é uma doença ginecológica caracterizada pela presença de células uterinas que se desenvolvem fora do útero, inclusive em outros órgãos. Os sintomas incluem desde fortes cólicas no período menstrual até dificuldades para engravidar e atingem até 10% das mulheres em idade reprodutiva, de acordo com o Ministério da Saúde.
Foram convidados para participar do debate o Coordenador da área de diagnóstico por imagem do Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital das Nações, radiologista Carlos Henrique Trippia; ginecologista Willian Kondo, especialista cirurgia minimamente invasiva; a chefe da Divisão de Atenção da Mulher da SESA/PR, enfermeira obstetra, Carolina Bolfe Poliquesi; a nutricionista especializada em Saúde da Mulher, Aline Todesco e a diretora da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana de Sousa Machado Neris.
Serviço:
Local- Sala da CCJ 3º andar
Data- 4/9/2023 – segunda-feira
Horário- 9h30
Deixe um comentário