A entrevistada desta semana do programa Arte & Cultura, produzido pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná, é a multiartista Gabriela Terzian, que falou sobre sua recente, mas agitada carreira, que transita entra a música, teatro e outras expressões. A entrevista vai ao ar nesta quinta-feira, às 13 horas no Canal 10.2 da TV Assembleia, com reprises às sextas-feiras às 17 horas. Na quinta, às 13h30, a atração está disponível no canal do YouTube do Poder Legislativo.
Gabriela Terzian é tida como uma talentosa artista da nova geração curitibana. Além de atriz formada, ela canta, compõe, toca instrumentos e produz vídeos. Hoje, aos 25 anos, já passou por diversas companhias de teatros de Curitiba, “sempre resistindo e fazendo arte”, como disse durante a entrevista. Ela revelou que o interesse pelo teatro veio em 2012. Decidiu ingressar no ofício pelo grupo do Teatro Lala Schneider.
De lá para cá, nunca mais parou. “A partir das artes cênicas, entendi como ela é presente e importante em outras artes. Isso abriu muitos caminhos. Por isso, passo por várias artes. Gosto de ser ampla”, definiu-se. Esta visão levou Gabriela para o mundo da música. O isolamento da pandemia, quando começou a cantar, permitiu que ela soltasse a voz. Hoje, integra alguns grupos musicais da capital, na posição de backing vocal. “Brinco que neste momento sou mais cantora que atriz”, disse.
Uma das ações de destaque da artista é um trabalho desenvolvido com a comunidade da Ilha do Mel. Para resgatar a história cultural do local, montou, ao lado de outros atores, o espetáculo “Contação de Histórias com Café Chimarro”, que trata a trajetória de várias pessoas da Ilha, além de homenagear 60 mulheres do lugar. “A peça é um resgate para valorizar a importância da cultura local. O espetáculo começa na praia. Tem todo um trajeto onde a encenação ocorre. E termina com uma degustação de pratos típicos”, explicou. “É um formato mais interativo e aberto, que faz da Ilha do Mel o palco”, completou.
O programa Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil. A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes. O programa é gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, num cenário com piano de cauda e obras do artista paranaense Poty Lazzarotto.
Deixe um comentário