Arquivos

Assembleia Legislativa recebe o lançamento do livro “A Voz do Gesto” – De olho nos deputados


Uma das mais emblemáticas peças publicitárias das campanhas eleitorais no Brasil: o L de Lula tem sua história contada pelo criador, o jornalista Mário Milani, no livro “A Voz do Gesto”, lançado nesta terça-feira (05), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná.

O livro conta a história da criação do famoso gesto em forma de “L”, em alusão ao nome do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva identificada através do dedo indicador e o polegar, exibidos em ângulo de 90 graus. O gestual ganhou fama desde a primeira campanha à Presidência da República, em 1989 e que se transformou em uma marca de sucesso adotada em todas as campanhas subsequentes.

A proposição de lançamento da obra na Assembleia Legislativa é uma iniciativa do presidente da Comissão de Orçamento, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) que enalteceu a obra.

“O mais interessante na criação do Mario Milani é um gesto que simbolizou, na verdade, todo o movimento político do nosso país desde a primeira campanha do Lula para presidente, em 1989.Mas a fato é que esse gesto acabou se tornando um posicionamento político, quase que ideológico. E aqui é a casa dos paranaenses, o objetivo naturalmente é possibilitar a todos de diferentes ideologias, possam aqui apresentar o seu trabalho artístico, intelectual, literário. Nós temos pessoas de todos os matizes aqui, por isso a ideia do lançamento tem esta característica”, explica Romanelli.

“A Voz do Gesto” conta com depoimentos de personagens que fizeram parte das estratégias de comunicação do Partido dos Trabalhadores, além de uma análise antropológica e seus métodos de identificação humana através dos símbolos e gestos linguísticos não verbais utilizados pelo homem ao longo de sua existência. Uma das mais emblemáticas peças publicitárias das campanhas eleitorais no Brasil, a ideia pegou e, desde então, o gesto não verbal acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua trajetória pela vida pública brasileira que, aliás, fez questão de prefaciar a obra, além de mencioná-la publicamente, diante de 50 mil pessoas, em um comício histórico realizado na Boca Maldita, em Curitiba (PR), durante sua bem-sucedida campanha presidencial.

O autor, jornalista Mário Milani, explicou um pouco sobre a criação do ícone. “O gesto eu criei em 89 para a primeira campanha presidencial pós ditadura militar. A ideia principal era fazer propaganda custo zero. Então veio essa ideia do gesto, um gesto você não paga nada. Aí os artistas começaram a usar o gesto, depois foi feito um clipe, o “Sem Medo de Ser Feliz”, e dessa história toda que saiu, continua até hoje. É uma marca”.

O livro está poderá ser adquirido no endereço eletrônico www.avozdogesto.com.br



Leia mais informações no site da Alep