Arquivos

Assembleia Legislativa homenageia os 25 anos da Fiocruz Paraná na segunda-feira (4)


A Assembleia Legislativa do Estado Paraná (ALEP) realiza, na próxima segunda-feira (4), a entrega de homenagem aos 25 anos da Fiocruz Paraná. O evento foi proposto pela deputada estadual, Maria Victoria (PP) e contará com a presença do diretor da Fiocruz Paraná, Stenio Fragoso, e de colaboradores da instituição.

Maria Victoria destaca que desde sua fundação no Paraná, em 1999, a Fiocruz atuou de forma destacada na promoção da saúde, geração e propagação do conhecimento científico e tecnológico, visando combater os grandes problemas de saúde pública brasileira em função das prioridades do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A Fiocruz Paraná se consolidou nesses 25 anos como parâmetro na inovação, pesquisa e promoção de saúde pública de qualidade com contribuições científicas de relevância nacional e internacional”, pontua Maria Victoria.

A Fiocruz Paraná é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas, a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais, a fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico, o ensino e a formação de recursos humanos, a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia, o controle de qualidade de produtos e serviços e a implementação de programas sociais.

Histórico da Fiocruz no Paraná

A Fiocruz Paraná foi oficialmente instituída em 1999, com a criação do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) em parceria com o governo estadual. Composta inicialmente por quatro pesquisadores da Fiocruz, a equipe tinha como missão fortalecer a pesquisa científica no estado, com foco em problemas de saúde locais.

Em 2009, o IBMP transformou-se no Instituto Carlos Chagas (ICC), uma unidade técnico-científica da Fiocruz na região Sul, alinhada ao projeto de expansão da instituição para diversas partes do Brasil.

Hoje, o ICC conta com 400 colaboradores e é reconhecido por sua infraestrutura moderna e tecnologias avançadas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o bem-estar da população brasileira.



Leia mais informações no site da Alep