quinta-feira, fevereiro 22, 2024
spot_img
InícioNotíciasPolíticaAssembleia assina convênio com prefeitura e cria programa de sustentabilidade - De...

Assembleia assina convênio com prefeitura e cria programa de sustentabilidade – De olho nos deputados


A Assembleia Legislativa do Paraná assina, na próxima terça-feira (07), às 10h30, no Gabinete da Presidência da Casa, convênio com a Prefeitura Municipal de Curitiba para aplicar, em sua sede, três projetos que integrarão o programa Assembleia + Sustentável. O ato deve contar com a presença do prefeito em exercício da capital, Eduardo Pimentel, e demais representantes do executivo municipal.

No convênio com a prefeitura, a Assembleia Legislativa implantará o “Jardim de Mel” – que consiste na instalação de criadouros de abelhas nativas e flores típicas paranaenses, para polinização. A Assembleia passará a ser, também, um dos pontos de coleta de lixo eletrônico do programa de destinação correta deste tipo de resíduo conduzido pela prefeitura.

Mas o principal foco do convênio será a participação da Assembleia no programa Ecocidadão – plano de gestão de resíduos sólidos em parceria com associações de catadores de material reciclável, que farão a coleta, triagem e comercialização do “lixo que não é lixo” produzido pela Assembleia.

“Esse convênio vem a somar com os esforços da Assembleia Legislativa para tornar seu funcionamento mais limpo e eficaz. Teremos, ainda, dentro do programa (nome do programa), ações de redução do uso de papel, aproveitamento da água, eficiência energética e medição e compensação das emissões de carbono”, comenta o primeiro-secretário da Assembleia, Alexandre Curi.

Coordenador da Frente Parlamentar da Energia Renovável, Curi lembra que a Assembleia vem atuando, legislativamente, buscando preparar o Estado para o enfrentamento às mudanças climáticas, mas destaca que é preciso, também, dar o exemplo dentro de casa. “Estamos discutindo, no plenário e nas comissões, as mudanças climáticas, os fenômenos meteorológicos, as energias renováveis, o desenvolvimento sustentável do Estado. Mas, para criarmos e aprovarmos leis neste sentido, temos que dar o exemplo, temos que iniciar as boas práticas dentro de casa. Centenas de prefeitos, vereadores e de estudantes visitam a Assembleia diariamente. Queremos influenciá-los para que essas ideias se espalhem por todo o Paraná”.

O presidente da Assembleia, Ademar Traiano, antecipa que criará uma comissão especial para acompanhar implementação e acompanhar a as ações do programa. “Já temos ações isoladas neste sentido, como o Programa Tampinha Solidária, mas, agora, teremos um grande programa de sustentabilidade dentro dos nossos prédios, com indicadores e metas”.



Leia mais informações no site da Alep

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão