Arquivos

Árvores são removidas em Curitiba para obras de contenção nas margens do córrego do Parque Barigui


Equipes do departamento de Parques e Praças, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, começaram a remoção de 12 árvores de grande porte das margens do córrego Campina do Siqueira, no Parque Barigui. O serviço é necessário para serem feitas obras de contenção da erosão das margens do córrego, no final da Rua Dr. Aluízio França.

A movimentação da massa aumentou a desestabilização do talude e as árvores corriam o risco de cair dentro do córrego ou sobre a pista de caminhada e corrida. As árvores que estão sendo retiradas são da espécie grevilhas, nativas da costa leste da Austrália e consideradas invasoras em Curitiba.

O diretor de Parques e Praças do Meio Ambiente, Giovando Amorim Romanine, explica que após serem feitas as obras de contenção das margens do córrego outras 12 árvores nativas serão plantadas no mesmo local. 

“Esses trabalhos fazem parte do serviço de manutenção contínua que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz para contenção das margens de lagos dos parques e desassoreamento. Neste ano já fizemos trabalhos semelhantes nos parques São Lourenço, Bacacheri e Barreirinha”, explicou Romanine.

No Barigui, após a remoção das árvores, as obras de contenção das margens do Córrego Campina do Siqueira serão executadas pelo departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Contenção 

No Parque Barigui a contenção das margens do lago envolve três técnicas diferentes. Uma é com engenharia natural, com troncos de eucalipto e bags (espécie de bolsa para desassoreamento), e finalização com pedras, terra e grama.

A outra técnica é só a estabilização das margens com pedras e a terceira é com tubos de concreto, similar a um muro de arrimo, terra e grama. Essa última será a utilizada no local onde as árvores estão sendo removidas, nas margens do córrego Campina do Siqueira. 



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba