Arquivos

Arapongas é destaque no Programa Cidade Empreendedora | ASN Paraná


Arapongas, na região norte do Paraná, foi reconhecida pelo seu desempenho no Programa Cidade Empreendedora, durante o Encontro Estadual de Políticas Públicas, realizado pelo Sebrae/PR em Foz do Iguaçu entre 30 de outubro e 1º de novembro. Na cidade, a apresentação dos resultados e a entrega do troféu ocorreram durante reunião do Comitê Gestor da Lei Geral da Microempresa, nesta quarta-feira (8), na prefeitura.

Reunião do Comitê Gestor em Arapongas. Fotos: divulgação. 

Para Paulo Grassano, secretário de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda de Arapongas, a premiação é o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Comitê Gestor.

“Essa premiação que recebemos pela primeira vez, é fruto do trabalho que estamos desenvolvendo por meio do Comitê Gestor. Graças ao apoio do Sebrae/PR, estamos encontrando e abrindo caminhos para melhorar os serviços ofertados pela cidade para as empresas locais”, conta o secretário, que também é presidente do Comitê Gestor da Lei Geral.

Evento da Regional Norte realizado em Foz do Iguaçu com as cidades premiadas. Foto: Adriano Oltramari.

Grassano elenca iniciativas que visam a melhoria e a desburocratização do atendimento aos empreendedores.

“Dentre as ações tomadas, destaco a criação do escritório de compras públicas, desenvolvido em parceria com o Sebrae, que fomenta a participação de empresas da cidade em licitações, fator que permite que o dinheiro fique na região. Graças à atuação colaborativa do Comitê, a cidade está conseguindo garantir maior acesso da população aos serviços públicos”, destaca.

Paulo Grassano, secretário de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda de Arapongas.

Trabalho do Comitê

A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, destaca a atuação do Comitê no resultado que premiou o município.

“Arapongas está no Programa desde 2017, e neste ano foi reconhecida pelos trabalhos que o Comitê Gestor da Lei Geral tem desenvolvido no Programa, através de ações que beneficiam as micro e pequenas empresas (MPE) e os microempreendedores individuais (MEI)”, ressalta.

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/PR para gestores públicos focados em direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico de seus municípios.

Tainara Fakeiti, secretaria de Administração, Andressa Mendes, agente de desenvolvimento do Comitê, e Cinara Tozatti, consultora do Sebrae/PR.

“O comitê é formado por voluntários representantes de entidades, como Aceca, Acia, Câmara da Mulher, CRC, Sescap, Sesc Senac, Sesi Senai, Observatório Social, IFPR, além da participação de funcionários do município das secretarias de Administração, Desenvolvimento, Finanças, Obras e Procuradoria. Este é um trabalho conjunto entre a sociedade civil e o Poder Público que tem gerado resultados positivos”, reforça a consultora do Sebrae/PR.



Leia a matéria no site do Sebrae