Anvisa aprova novo tratamento para HIV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento do HIV. Trata-se da combinação de duas substâncias – a lamivudina e o dolutegravir sódico – em um único comprimido.

Para a agência, a aprovação representa um avanço no tratamento, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais. “A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão de pacientes”, informou, por meio de nota.

De acordo com a bula aprovada pela Anvisa, o novo medicamento reduz a quantidade de HIV no organismo, mantendo-a em um nível considerado baixo. Além disso, o remédio promove o aumento da contagem de cédulas CD4, que exercem papel importante na manutenção de um sistema imune saudável, ajudando a combater infecções.

Indicação

O novo medicamento será indicado como um regime complemento para o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) em adultos e adolescentes acima de 12 anos pesando pelo menos 40 quilos, sem histórico de tratamento antirretroviral prévio ou em substituição ao regime antirretroviral atual em pessoas com supressão virológica.

O registro foi concedido ao laboratório GlaxoSmithKline Brasil Ltda. que, segundo a Anvisa, apresentou estudos de eficácia e segurança com dados que sustentam as indicações autorizadas. A bula aprovada pode ser consultada aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Unidade de Saúde Mãe Curitibana realiza oficina para gestantes

Unidade de Saúde Mãe Curitibana realiza oficina para gestantes.

Na próxima sexta-feira (5/8), a Unidade de Saúde Mãe Curitibana terá uma oficina para gestantes alusiva à 30ª Semana Mundial de Amamentação.

O evento, que começa a partir das 9h30, é aberto para todas as gestantes, independente da idade gestacional, e também para nutrizes (mães que estão amamentando).

De acordo com a supervisora do Distrito Sanitário da Regional Matriz, Gisele Jarek Túlio, na programação estão previstas palestras sobre amamentação, cuidados durante a gravidez para a mãe e o bebê e ergonomia da amamentação.

Mês do aleitamento materno

As futuras mamães também receberão orientação sobre como manter em dia a saúde bucal da mãe e do bebê e também será realizado um mamaço para incentivar o aleitamento. “Agosto é o mês do aleitamento materno no Brasil e também é o período em que comemoramos a semana mundial referente ao tema”, explicou Gisele.

A primeira vacina

O leite materno é considerado a primeira vacina que a criança recebe na vida, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.

A Prefeitura incentiva o método pelo Programa Mama Nenê, mantido pelas secretarias da Saúde e Educação. Pelo programa, as mães têm nos CMEIs e CEIs um local reservado para amamentar os filhos ou retirar o leite.

Além dos espaços físicos e da orientação às famílias sobre a importância do aleitamento, o Mama Nenê oferta ações formativas para todos os profissionais envolvidos com o cuidado e atendimento às crianças.

Ergonomia da amamentação

A postura correta para amamentação também será tema do encontro. Manter a coluna sempre apoiada, preservando sua curvatura normal, além de ter sempre os pés no chão são algumas das dicas que serão citadas. 

“A posição correta para amamentar evita que este momento tão importante para a mãe e a criança seja desgastante além de prevenir eventuais lesões”, explicou Gisele.

Massagem para bebês

As mães também vão aprender a aplicar a shantala, uma técnica de massagem específica para bebês, trazida da Índia há mais de 40 anos.

Além de fortalecer os vínculos entre a mãe e o bebê, a shantala pode trazer vários benefícios para os pequenos, como a melhoria do sono, alívio das cólicas e além de servir para acalmar as crianças.

Serviço: Oficina para gestantes – 30ª Semana Mundial de Amamentação

Local: Unidade de Saúde Mãe Curitibana (Rua Jaime Reis, 331, São Francisco)

Data: 5/8

Horário: a partir das 9h30

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Saúde no inverno: temperaturas baixas podem comprometer o sistema imunológico

O inverno chegou e, com ele, aumenta a circulação de vírus e bactérias que podem afetar diretamente a saúde, resultando em inúmeras ocorrências de doenças que atingem o sistema respiratório como sinusites, amigdalites, gripes e resfriados. A boa notícia é que é possível fortalecer o sistema imunológico e evitar ou reduzir a gravidade desses problemas que podem surgir durante as temperaturas mais baixas.

“É justamente nesta época do ano que o sistema imunológico é mais afetado. Com as baixas temperaturas e o tempo seco, as pessoas tendem a ficar em locais mais fechados ou pouco ventilados, favorecendo a disseminação das bactérias e vírus, fortalecendo as tão indesejadas doenças típicas do inverno. Para conseguir passar por esse período sem problemas ou com sintomas leves é necessário investir em alimentação adequada, microbiota equilibrada, prática regular de exercícios físicos e sono de boa qualidade”, explica a nutricionista da Puravida, Alessandra Feltre.

A alimentação, aliás, é um ponto chave nesta questão: deve ser balanceada e rica, com a ingestão de frutas, legumes e verduras, além de carnes magras. Além disso, com o avanço da tecnologia, a forma mais prática, segura e eficiente de garantir esse aporte pode ser por meio da suplementação.

Para estar saudável e eficiente, o sistema imunológico precisa de nutrição de qualidade. Proteínas, vitaminas (A, complexo B, C, D3 e K2), minerais (ferro, zinco, selênio) e ômega 3 estão entre alguns dos nutrientes naturais que participam dessa atividade. É pensando nisso que a Puravida – empresa que nasceu com o propósito de facilitar a prática de um estilo de vida saudável, oferece alimentos naturais e suplementos concentrados para cultivar a saúde e o bem-estar.

A marca oferece a linha multivitamínica Alpha, que atende perfeitamente a nutrição de todos os gêneros e idades: Family, Men, Women, Kids e Mater. Suplementos como Ômega 3 DHA, Vitamina C lipossomal, D3 + K2,  Premium Própolis, Immune+,  Curcumagic e NAC Acetilcisteína são ricos em nutrientes que auxiliam na manutenção do sistema imunológico.

As proteínas e aminoácidos são vitais para a imunidade e podem ser suplementadas através das opções de Collagen Protein, Whey Protein Grassfed, Whey Isolado, One Nutrition e Vegan Protein, elaborados com sabores deliciosos.

Para otimização do repouso, tão necessário para a revitalização do sistema imunológico, a Puravida oferece a Melatonina, Blue Calm (suporte ao sistema neuromuscular e auxílio no metabolismo energético) e o Bio Magnésio.

Sobre a Puravida:

No mercado desde 2015, a Puravida possui o objetivo de levar conhecimento e saúde através da nutrição facilitando a prática de um estilo de vida saudável.

A empresa oferece um portfólio com mais de 200 produtos entre suplementos, superfoods e cosméticos. Entre os produtos consagrados da Puravida, estão o Collagen Protein, Ômega 3 DHA, Immune+, Blue Calm e o multivitamínico Alpha. Todos os itens são criados seguindo parâmetros de pureza máxima, oferecendo assim o maior potencial de cada ingrediente utilizado.