Arquivos

Alunos do Sesc São José participam de maratona de ideias inovadoras | ASN Paraná


Na última sexta-feira (29), alunos do ensino médio do Sesc São José participaram de um ideathon com o tema “Fake News e Violência nas escolas”. A maratona de ideias, realizada no edifício do Sesc Centro, em Curitiba, marcou o encerramento de um curso de extensão, desenvolvido em parceria com o Sebrae/PR e com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Thaiene Verydomar, a iniciativa foi um programa de capacitação que incluiu oito workshops realizados ao longo dos meses de agosto e setembro de 2023. Durante essas formações, os alunos foram instruídos e orientados sobre como identificar, combater e prevenir a propagação de notícias falsas e a violência nas instituições de ensino.

A maratona de ideias foi realizada no edifício do Sesc Centro, em Curitiba. Foto: Divulgação

“No dia do evento, cerca de 70 alunos dedicaram-se, das 8h às 18h, trabalhando na criação de ideias inovadoras de acordo com o desafio proposto. Os participantes foram acompanhados por mentores e consultores especializados, que forneceram orientação valiosa ao longo do processo criativo”, comentou a consultora.

O professor Victor Alvares, do departamento de economia da UFPR, acrescentou que, durante a preparação para o desafio, os alunos tiveram noções de empreendedorismo, do que é ser empreendedor, e algumas técnicas para começarem a montar um modelo de negócios.

“Os alunos tiveram duas palestras com um especialista em fake news e outra com um especialista em violência nas escolas para que pudessem entender o que é a problematização sobre esses temas. E a partir disso e da formulação de um modelo de negócio, eles pudessem trazer uma proposta para atender ao desafio”, relatou.

“O ideathon nas escolas é a faísca que acende a chama da inovação, preparando nossos estudantes para moldar o futuro com criatividade e tecnologia, além da preparação para a defesa de ideias e o desenvolvimento da habilidade de trabalho em equipe”, completou o analista de Educação do Sesc PR, Cleiton Germiniano.

A banca de jurados foi formada pelo professor Victor Alvares (UFPR), Thaiene Verydomar e Paulo Grochowivz (Sebrae/PR), Ana Carolina Azevendo e Hamilton Vedovato (SESC). Foto: Divulgação

Equipe campeã

As vencedoras do ideathon foram as alunas do terceiro ano do ensino médio, Evelyn Soraya, Amanda Moreira, Fernanda de Oliveira e Eloá Cristina de Carvalho, com o projeto “Aprendizado sem medo”.

Eloá contou que as alunas imaginaram a criação de um aplicativo em que os alunos que sofreram assédio possam conversar entre si e, também, pedir ajuda.

“Mas, nossa solução é disfarçada como um aplicativo para estudos, para que os assediadores não descubram a existência do aplicativo”, detalhou a estudante.

Ela também disse que aprendeu sobre os custos de criar um aplicativo e que o governo e o Sebrae/PR podem ajudar a tirar o projeto do papel.

“Após uma pesquisa e, se a gente fizesse esses eventos beneficentes, eu aprendi que os empreendedores podem aparecer nos nossos eventos e que o governo também pode financiar esse tipo de projeto, caso no futuro a gente pense em ser empreendedoras”, comentou.

Todos os trabalhos desenvolvidos foram apresentados perante uma banca de avaliação composta por profissionais das três instituições parceiras. A banca avaliou os projetos e selecionou o melhor trabalho. A equipe vencedora foi agraciada com um prêmio especial: uma hospedagem no Hotel Sesc Caiobá para cada membro da equipe, que pode levar dois acompanhantes.

“O resultado foi fantástico. O que mais chamou a atenção foi a empolgação da equipe, a forma sutil como demonstraram a interação entre elas no palco, e a motivação estava muito evidente. Além disso, o conteúdo que elas apresentaram era coerente e consistente, dois critérios fundamentais”, avaliou o professor Victor.



Leia a matéria no site do Sebrae