Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da Escola SEB Dom Bosco, em Curitiba, vão debater sobre conflitos internacionais e a valorização da figura feminina na sociedade. A 10ª Simulação da ONUSEB organiza os alunos em comitês semelhantes aos da Organização das Nações Unidas e os transforma em embaixadores de países para simular uma Assembleia Geral da ONU.
“Além de colocar em discussão uma pauta sobre a valorização das mulheres, buscamos trazer essa representatividade para a estrutura do evento, colocando as meninas nos postos de comando dos comitês. Essa é uma temática atual e queremos que os alunos reflitam sobre essa questão ”, explica Adriana Bourchaid, diretora da Escola SEB Dom Bosco.
A proposta pedagógica permite aos alunos entenderem na prática as atividades dos organismos multilaterais e os motiva a mediar soluções para problemas nacionais e internacionais do ponto de vista geopolítico da nação que eles representam.
Para a simulação dos debates, os alunos foram divididos em comitês. No de segurança, eles vão discutir sobre programa nuclear iraniano, a reconstrução da paz nos conflitos regionais do Iêmen e táticas para contenção de conflitos e ameaças na região do Tigré, na Etiópia.
Dois grupos de Assembleia Geral vão pensar estratégias para amenizar a violência doméstica em países da América Latina e em planos para reestruturação do controle de tráfego de drogas nessa região.
Essa edição conta ainda com o comitê ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) para deliberação de medidas inclusivas de apátridas nas orientações nacionais de desenvolvimento, enquanto aguardam soluções douradoras para o seu deslocamento.
Em todos esses fóruns, cada estudante será o embaixador de uma nação. Para isso, eles estudaram traços culturais, econômicos e políticos para defender a região que representam.
“O protagonismo de nossos estudantes nas simulações contribui para o desenvolvimento social e amplia a visão multicultural, as relações econômicas e geopolíticas, no contexto mundial. Uma oportunidade para eles aprenderem sobre diplomacia e construírem uma consciência cidadã para sejam capazes de gerir conflitos cotidianos com os quais eles ainda podem ter que lidar”, destaca a diretora.
SERVIÇO
O que: Simulação da Assembleia Geral da ONU
Quando: 30 de setembro e 1º de outubro
Horário: das 8h30 às 17h30
Onde: Escola SEB Mercês
Endereço: R. Paulo Martins, 298 – Mercês, Curitiba
Sobre o Grupo SEB
O Grupo SEB – Sistema Educacional Brasileiro – conta com uma trajetória de quase 60 anos como especialista em Educação. Considerado um dos maiores grupos educacionais do país, focado sempre na inovação, excelência e diferenciação, tem hoje sua atuação essencialmente focada na Educação Básica, segmento em que é líder no Brasil.
Empregando mais de 6 mil colaboradores, possui 300 escolas, entre próprias e parceiras, atendendo a um total de 350 mil alunos, por meio das marcas: Pueri Domus, Sphere International School, Escola Concept, Escolas SEB, AZ e Maple Bear.
Para gerenciar operações robustas e agregar qualidade e agilidade às operações, o Grupo SEB criou unidades de negócios independentes, tais como: SEB Educação – rede de escolas próprias, franquias (Luminova, Sphere International School e Maple Bear), Ensino Superior e a Conexia Educação, referência em soluções educacionais inovadoras.
Deixe um comentário