Álbum de figurinhas da Copa: psicólogo explica como essa febre pode ajudar crianças, adolescentes e adultos a desenvolverem habilidades sociais

“A partir dessa onda, é possível focar no desenvolvimento de habilidades sociais”, afirma Filipe Colombini, psicólogo e fundador da Equipe AT. “A troca de figurinhas pode ser um momento importante de interação social e comunicação, ajudando as pessoas a formarem grupos de amizade”, completa o especialista.

Pensando nisso, a Equipe AT incorporou os encontros de trocas de figurinhas no QG do Rolê, iniciativa que reúne pessoas com dificuldades em desenvolver habilidades sociais para diferentes atividades. Todos os encontros do QG do Rolê são mediados por psicólogos especialistas em Acompanhamento Terapêutico, modalidade em que a terapia é feita fora do consultório. “O objetivo desses encontros é que, a partir da troca de figurinhas e outras atividades lúdicas, exista um interesse em comum que possa juntar um grupo para interagir e melhorar a capacidade de comunicação”, diz Filipe Colombini.

Confira a seguir 4 bons motivos, segundo o psicólogo, para que seu filho embarque nessa nova onda:

1. Participar do assunto do momento: “Todo ano de Copa, sabemos que o álbum de figurinhas é um dos assuntos mais comentados. Por isso, incentivar que seu filho participe desse movimento faz com que ele amplie suas oportunidades de contato social”, diz o psicólogo. “Muitas vezes, só um assunto ou interesse em comum com outra pessoa pode diminuir muitas ‘travas’ para alguém que tem alguma dificuldade  para interagir em grupos, socialmente”, conclui.

2. Desenvolver a organização: “Fazer coleções também ajuda a desenvolver as funções executivas, responsáveis pela capacidade de planejar e se organizar. O interesse em completar o álbum pode fazer com que a criança passe por situações de resolução de problemas e crie estratégias, aprimorando muitas funções cognitivas”, explica Filipe Colombini.

3. Conhecer novas pessoas: “Essas trocas também juntam grupos de pessoas que talvez nem se conhecessem em outras ocasiões. Isso é importante para ampliar as turmas de convívio social, o que ajuda a desenvolver habilidades sociais e garante mais oportunidades de lazer e diversão para seu filho”, diz o especialista.

4. Ensinar a paciência: “O objetivo final é completar o álbum, porém, para isso é necessário todo um processo. Isso é importante para inserir noções importantes para seu filho, como a paciência e a autorregulação. Além disso, fazer essa coleção também ajuda a criança a lidar com algumas frustrações, potencializando a inteligência emocional e outras capacidades importantes no desenvolvimento”, afirma Colombini.

Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Projeto Minha idade não me define reúne mãe e filha na luta contra o etarismo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o total de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050, o que representa um quinto da população mundial. E em 2050, o Brasil ocupará a quinta colocação no ranking de países com maior número de idosos do mundo. Porém, por aqui, ainda é comum pessoas mais velhas serem vítimas de preconceito e discriminação. 

Aliás, quando o assunto envelhecimento se cruza com a pauta de gênero dentro do mercado de trabalho, o quadro é alarmante. De acordo com a pesquisa Global Learner Survey, realizada pela Pearson em parceria com a Morning Consult, 87% das mulheres entrevistadas acreditam que têm menos oportunidades do que homens no mercado de trabalho devido a gênero e idade, e outras 65% afirmam ser uma prioridade abordar e combater o etarismo dentro das organizações.

Dentro desta perspectiva e com o propósito de combater o ageísmo e os problemas que cercam o processo do envelhecimento, apontando caminhos e soluções para viver a fase com plenitude e o máximo de qualidade de vida, a psicanalista Sylvia Loeb, 78 anos, e sua filha, a jornalista Carla Leirner, 59 anos, criaram o projeto Minha idade não me define, que já conta com mais de 100 mil seguidoras em sua página no Instagram (@minhaidadenaomedefine) e está próximo de alcançar 7 mil no Linkedin.

Para completar, a dupla lançou a campanha #minhaidadenaomedefine, que se materializou com a venda de camisetas, que logo conquistaram uma legião de fãs. O movimento ecoa por todo o Brasil, com postagem de selfies em redes sociais, onde as simpatizantes e apoiadoras da hashtag vestem literalmente a camisa da marca. “Nós somos a prova viva de que sim, é possível não sermos encostadas e nem estarmos fora do jogo mesmo aos 78 e quase 60 anos”, afirma Sylvia. O movimento viralizou a tal ponto, que um dos posts no LinkedIn sobre o tema teve mais de 400 mil visualizações e a marca de cosméticos Natura entrou como parceira da iniciativa.

“Sentimos como se tivesse um grito engasgado, como se tivéssemos dado voz para mulheres e homens que pensam da mesma forma que a gente, e que também se incomodam com o fato de serem vistos apenas por suas idades. É uma coisa bem bacana o que conseguimos, afinal, não vendemos uma camiseta, vendemos uma ideia, e quando as pessoas ‘vestem essa camisa’ contribuem para ampliar o debate e derrubar barreiras”, concluem mãe e filha.

Nas suas redes sociais, a dupla aborda temas que envolvem toda a complexidade de assuntos que cercam a longevidade, como educação financeira, autoestima, sexo e transição de carreira. “O mais interessante do projeto é que falamos sobre a longevidade do ponto de vista de mãe e filha, ou seja, de duas gerações diferentes”, relata Carla. “A gente envelhece em todas as áreas: fisicamente, mentalmente e filosoficamente. O tempo passa e precisamos lidar com isso de forma geral, não só estética. O que a gente tem feito é ampliar essa conversa. ”

E estão ampliando mesmo. Prova é que embora o movimento tenha nascido para falar com mulheres acima dos 50 anos, a iniciativa acabou atraindo também o público 40+, que se identifica com as questões do ageísmo.

No radar da dupla estão o lançamento de workshops e de um livro, além de collabs com marcas que desejem abraçar a causa dos maduros.  “O mercado de produtos destinado ao público acima dos 60 anos ainda é pouco explorado no Brasil e as pessoas não encontram artigos de consumo adequados para essa fase da vida”, explica Carla Leirner.

Em tempo: mesmo movimentando hoje bastante dinheiro – R$ 1,8 trilhão em 2020, segundo o Instituto Locomotiva – ainda há poucos negócios criados ou adaptados para atender a economia prateada e toda a diversidade de demandas deste grupo que não para de crescer.

Sobre Carla Leirner e Sylvia Loeb, ativistas contra o ageísmo

Sylvia Loeb é psicanalista tem 78 anos e há cerca de 10 anos criou uma página no Facebook, chamada Sylvia Responde, como forma de responder a questões emocionais e afetivas dos seus seguidores. Lá, nascia o embrião que se transformaria no projeto Minha idade não me define, espaço para discussão sobre a velhice do ponto de vista de duas gerações. Hoje, ela divide seu tempo, entre o consultório e o projeto em parceria com sua filha.

Carla Leirner é jornalista e ativista da maturidade, tem 59 anos e faz parte do time de criadores de conteúdo do Linkedin. É consultora, curadora e produtora de conteúdo para marcas do segmento.

Acompanhe a dupla no Instagram e Linkedin: @minhaidadenaomedefine

SEST SENAT leva conscientização sobre Trânsito a 7 mil motoristas de todo o Paraná

O SEST SENAT, que possui 13 unidades operacionais no Paraná dentro do Sistema FETRANSPAR se prepara para fazer uma grande mobilização que visa atender perto de 7 mil motoristas em mais de 70 pontos estrategicamente espalhados por todos as regiões do Estado entre os dias 18 e 25 de setembro. A ação, faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito 2022 e leva o tema “Juntos Salvamos Vidas”.

As unidades operacionais presentes nas principais regiões paranaense juntam-se a outras dezenas, espalhadas pelo Brasil, e oferecerão diversas atividades gratuitas e de orientação a população geral e para profissionais em empresas privadas sobre como ‘todos podemos contribuir para a construção de um trânsito mais seguro nas estradas e dentro das cidades’. Motoristas também serão convidados a participar de atividades extras que os ajudarão a verificar sua situação de saúde e bem-estar.

Em diversos locais da mobilização, atividades como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, saúde bucal, psicologia, nutrição e orientações sobre segurança no trânsito serão ofertados. “Contar com a saúde em dia também resulta em mais segurança para quem dirige, principalmente, quem faz deste ato a sua profissão. Por isso, queremos levar aos motoristas informações, conscientização e a ideia do dever que todos temos para alcançar um trânsito mais seguro”, diz o presidente em exercício da FETRANSPAR e do Conselho Regional do SEST SENAT no Paraná, Afonso Akioshi Shiozaki.

Muitas atividades serão realizadas em parceria com a iniciativa privada e com órgãos públicos com o intuito de trazer diversidade as mobilizações para a maior semana dedicada a conscientização do trânsito no Brasil. Na cidade de Guarapuava, a iniciativa da unidade operacional do SEST SENAT quer ajudar motoristas a atender melhor as necessidades que pessoas com dificuldade de locomoção possuem no dia a dia.

Será lançado no dia 20 de setembro pela unidade, o curso ‘I Capacitação para Transportes da Pessoa com Deficiência – Transportando Pessoas’, voltado para formar motoristas de transporte público e de aplicativos que circulam pelas ruas com pessoas com deficiência. Na grade consta palestras sobre a legislação, segurança no transporte, informações básicas de primeiros socorros, noções de libras e orientações sobre a ergonomia no transporte voltado a pessoas com deficiência.  Os participantes do evento terão certificação e ganharão o ‘Selo Amigo PD’ para identificação dos seus veículos.  

Na cidade de Maringá, um evento organizado pela OAB Maringá em parceria com o SEST SENAT e diferentes empresas traz inúmeros palestrantes de diferentes segmentos os quais vão dar sua visão sobre o trânsito contemporâneo e como todos podem agir para juntos salvar vidas. As inscrições podem ser feitas pelo link  oabmaringaeventos.com.br e as palestras ocorrem nos dias 21 e 22 de setembro.

Programação

Confira a programação completa das atividades do SEST SENAT Paraná entre os dias 18 e 25 de setembro.

Atividades ofertadas – Aferição de Pressão, Teste Rápido de Glicemia, Índice de Massa Corporal – IMC, Saúde Bucal, Psicologia, Fisioterapia, Auriculoterapia, Vacinação, Esportes e Lazer, orientações sobre cuidados para um trânsito mais seguro, simulador de impacto (cinto de segurança), simulador de capotamento, informações sobre como ter acesso aos serviços oferecidos pelo SEST SENAT e entrega de material de orientação.

CASCAVEL

21/09, das 13h30 às 17h30
Local: Posto Sabiazão 
Endereço: BR-277, KM 583 – Cascavel Velho, Cascavel

Mobilização – Atendimento e exames rápidos de saúde e conscientização da importância dos cuidados com a saúde para um trânsito mais seguro entre todos. Sensibilização de que todos somos responsáveis em fazer um trânsito mais seguro: atravessar as vias com segurança; utilizar os equipamentos de segurança e dirigir sempre descansado.

CURITIBA

25/09, das 13h às 18h

Local: Exposição Educativa – EXPEDECTRAN

Endereço: BR 277 – Parque Barigui – Curitiba/PR

FOZ DO IGUAÇU

19/09 – das 16h às 18h

Local: Abordagem ao pedestre na pista de Caminhada.
Endereço: Av. Paraná, próximo ao shopping JL – Foz do Iguaçu/PR

20/09 – das 8h às 12h e das 14h às 18h

Local: Terminal de Transporte Urbano (TTU)

Endereço: Av. Juscelino Kubitscheck, 1385 – Centro – Foz do Iguaçu/PR

22/09 – das 8h às 12h

Local: Ação com moto-taxistas na Ponte da Amizade

Endereço: Rua Santo Rafagnin, s/n – Próximo a saída da ponte da amizade – Em frente a base da PRF na aduana brasileira.

25/09 – das 8h às 12h

Local: Ação com os parceiros do PVT na Feirinha da JK

Endereço: 3º Pista da Av. Jk – Centro – Foz do Iguaçu/PR

Mobilização – Todas as ações da unidade serão incluídas na programação do Programa Vida no Trânsito (PVT) que conta com a participação de diversas instituições de atenção a segurança no trânsito (PRF, Policia Militar, Guarda Municipal, Foztrans, Sest Senat, entre outros).

FRANCISCO BELTRÃO

22/09das 8h30 às 12h e das 13h às 17h
Local: PRE Polícia Rodoviária Estadual

Endereço: Rodovia PR 483, s/n – Água Branca

Mobilização – Blitz educativa em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual, Departamento de trânsito (DEBETRAN), aplicação do questionário P2R2 e avaliação veicular com o Programa Despoluir, além de palestras e dinâmicas educativas sobre a prevenção de acidentes de trânsito.

GUARAPUAVA

20 e 21/09 – das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30
Local: Policlínica UniGuairacá Endereço: R. Sen. Pinheiro Machado, 571 – Alto da XV, Guarapuava – PR

I Capacitação para Transportes da Pessoa com Deficiência – TRANSPORTANDO PESSOAS

Mobilização – I Capacitação para Transportes da Pessoa com Deficiência – TRANSPORTANDO PESSOAS. Esta capacitação será voltada principalmente para os motoristas contratados pela prefeitura e para os motoristas de aplicativos que transportam pessoas com deficiência. O evento contará com palestras sobre a legislação sobre segurança no transporte, noções básicas de primeiros socorros, noções básicas de libras e orientações sobre a ergonomia no transporte voltados para o transporte de pessoas com deficiência.  Os participantes do evento terão certificação e ganharão o “Selo Amigo PDC” para identificação dos carros.

LONDRINA

21/09 – das 8h às 12h

Local: Posto da Polícia Rodoviária Federal – PRF  Ibiporã

22/09 – das 8h às 12h

Local: Parque de Exposições Gov. Ney Braga

Endereço: Av. Tiradentes, 6275 – Londrina – PR


Mobilização  – Durante a execução da Campanha na Transportadora Indiana serão levadas informações a respeito da Campanha Semana Nacional do Transito e Prevenção de Acidentes, bem como informações a respeito das atividades desenvolvidas pela Unidade Londrina nas seguintes Especialidades: Odontologia; Psicologia; Fisioterapia; Esportes e Lazer (Escolas de Esportes, etc); Desenvolvimento e execução de Treinamentos na área de Desenvolvimento Profissional. Nas rodovias serão levados ainda informações sobre os serviços ofertados pela unidade a comunidade.

MARINGÁ

16/09 – das 9h às 16h

Local: Posto Petrocafé

Endereço: Av. Colombo, 9796 – Chácaras Estilo, Maringá

19/09 – das 10h às 17h

Local: Praça Raposo Tavares

Abertura da Semana do Trânsito

Endereço:  Av. Brasil, 3640 – Zona 01

21/09 – das 9h às 17h

Local: Praça Raposo Tavares

Endereço:  Av. Brasil, 3640 – Zona 01

21/09 – das 18h45 às 22h

Local: OAB Maringá – Ciclo de Palestras

Endereço: Av. Pres. Juscelino K. de Oliveira, 970 – Zona 02 87010-440

22/09 – das 9h às 16h

Local: Praça da Igreja Matriz em Sarandi

Endereço: Praça Ipiranga – Sarandí/PR

22/09 – das 18h45 às 22h

Local: OAB Maringá – Ciclo de Palestras – Inscrições limitadas.

Endereço: Av. Pres. Juscelino K. de Oliveira, 970 – Zona 02 87010-440

Mobilização – Ciclo de palestras na OAB com a participação do Presidente em exercício da FETRANSPAR e do Conselho Regional do SEST SENAT no Paraná, Afonso Akioshi Shiozaki.

PARANAGUÁ

23/09 – das 7h30 às 11h e das 13h às 17h

Local: Em frente a Garagem da Viação Rocio

Endereço: Av. Gabriel de Lara, 189

PATO BRANCO

19/09 – das 9h10 às 10h30

Local: UNIDEP

Endereço: R. Benjamin Borges dos Santos, 1100

19/09 – 13h30           

Local VIBRA

Endereço – PR-493, KM 32

20/09 – 8h     

Local: UNIMED

Endereço: Rua Tamoio 253

21/09 – 13h30 e das 18h45 às 21h30

Local: UNIDEP

Endereço – R. Benjamin Borges dos Santos, 1100

22/09 – 19h30

Local: PREMEM

Endereço: R. Argentina, 724 – Jardim das Américas

23/09 – das 8h30 às 11h30

Local: SEST SENAT 

Endereço: Av. Tupi, 4278

16h30 às 18h30

Local: CANTU

Endereço: Rod BR 280 Km 215,3 Zona Rural

24/09 – 9h

Local: Coopertradição/TRANSCOOPER

Ponto de concentração de Passeio Ciclístico alusivo a Semana Nacional do Trânsito, que percorrerá rodovias estaduais e federais.

Endereço: Via do Conhecimento, 1911

24/09 – 14h   

Local: SEST SENAT – Passeio Ciclístico – com o apoio da PM, PRE, PRF e Depatran. Promoção da Patocycles MTB

Endereço: Av. Tupi, 4278

26/09 – 8h

Local: GRANISUL

Endereço: Av. Tupi, 4674

UMUARAMA

15/09 – das 13h às 18h

Local: Festa do Caminhoneiro Posto Três Cavalos

16/09 – das 8h às 18h – Festa do Caminhoneiro Posto Três Cavalos

Endereço: R. Manoel Ramires 582, Jardim Universitário – Umuarama PR

20 e 21/09 – das 17h30 às 21h

Local: Posto Maracaju dos Gaúchos

Endereço: Rod BR 163 KM 333 – Guaíra PR

TOLEDO

17/09 das 14h às 16h30

Local: Transportadora Estrela

Endereço: Unidade Operacional DN 126

21/09 – das 14h30 às 16h30

Local: Unidade Operacional DN 126

Endereço: Rua Dr. Cid Marcondes de Albuquerque, 415 – Jd. Panorama

23/09 – das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30

Blitz Educativa

Endereço: Rua Dom Manoel da Silveira D Elboux

SANTO ANTONIO DA PLATINA

19/09 e 20/09 – das 14h às 17h

Local Posto Santa Rita

Endereço: Rod. BR 153, KM 38, Trevo BR153 com PR 092