Arquivos

Agosto Azul é o mês dedicado à realização de ações preventivas à integralidade da saúde do homem – De olho nos deputados


Proposição da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), a Lei estadual nº 17.099 de 28 de março de 2012 institui o mês “Agosto Azul”, dedicado ao desenvolvimento de ações que visem à integralidade da saúde do homem e adota a gravata borboleta na cor azul.

Durante todo mês de agosto o Poder Público, em parceria com a iniciativa privada e com entidades civis, realizará campanhas de esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas visando à saúde do homem, priorizando a cardiologia, urologia (câncer de próstata), saúde mental e pneumologia.

A autora da Lei, deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) ressalta que “normalmente é a mulher que marca o médico, que cobra para que o marido e os filhos cuidem da saúde. É cultural. Os homens se preocupam menos, não vão ao médico e acabam sendo mais expostos a doenças graves que poderiam ser evitadas e tratadas de forma mais eficiente com o diagnóstico precoce. Por isso a conscientização é fundamental”.

Durante todo o mês de agosto serão realizadas ações educativas e preventivas para proteção da saúde do homem de forma geral, em especial a prevenção do câncer de próstata.  Na sessão plenária do dia primeiro de agosto, a Campanha Agosto Azul ganha espaço na tribuna, com a apresentação de um vídeo sobre o tema elaborado pela equipe do Hospital Erasto Gaertner.

No espaço cultural da Assembleia Legislativa, uma exposição vai chamar atenção para os principais sinais de alerta e cuidados necessários. Em apoio à campanha, o prédio da Assembleia Legislativa do Paraná fica iluminada de azul para chamar a atenção da população para a necessidade e os benefícios dos exames preventivos.

Dados e Prevenção

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou estudo que estima que o estado do Paraná deve registrar 36.900 novos casos de câncer, anualmente, no triênio de 2023 a 2025, totalizando mais de 110 mil ocorrências. A projeção faz parte de estudo Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil.

Em todo o país, espera-se que surjam 704 mil novos casos para cada ano do período. Desse total, 70% estão previstos para as regiões sul e sudeste.  A Estimativa é a principal ferramenta de planejamento e gestão na área oncológica no Brasil, fornecendo informações fundamentais para a definição de políticas públicas.

O estudo do Inca projeta que as três principais causas de câncer no estado do Paraná para 2023 sejam: 3.650 casos de câncer de mama feminina; 3.430 casos de câncer de próstata; 2.560 casos de câncer do cólon e reto.

Para os homens, a maior incidência é de câncer de próstata, com 3,4 mil casos; em segundo lugar, cólon e reto, com 1,2 mil registros; em terceiro, traqueia, brônquios e pulmão, com 1,2 mil; em quarto, estômago, com 840 novos diagnósticos; em quinto, esôfago, com 780.

O sedentarismo, alimentação e hábitos de vida ajudam a compor a distribuição geográfica do câncer, assim como aspectos socioculturais e diferenças regionais e de distribuição de renda. O Ministério da Saúde mantém uma estratégia para reduzir os riscos de ter a doença. Por meio da Atenção Primária de Saúde (APS), o objetivo é orientar quanto à exposição de fatores de risco e a sensibilização para um modo de vida mais saudável.

Além disso, adota-se a prevenção secundária por meio do diagnóstico precoce para tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.

 



Leia mais informações no site da Alep