Arquivos

Agentes de saúde aprovados no PSP da Prefeitura de Curitiba entregam documentos


Agentes comunitários de saúde aprovados no processo seletivo público da Prefeitura de Curitiba começam a cumprir a etapa de entrega de documentos. Nesta quinta-feira (10/8), mais de 50 foram convocados para apresentação dos documentos exigidos no edital na sede da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).

Esta etapa do processo seletivo público (PSP) continua nesta sexta-feira (11/8) e outras convocações poderão ser feitas. Os candidatos devem acompanhar regularmente as publicações no site da Prefeitura de Curitiba.

Os participantes do PSP estão distribuídos de acordo com o distrito sanitário escolhido no momento que cada profissional se inscreveu para o processo seletivo. A divisão utilizada pela Secretaria Municipal da Saúde equivale à existente entre as administrações regionais da cidade.

Os profissionais devem comprovar residência no distrito sanitário escolhido.

Nesta quinta-feira houve a entrega de documentos de agentes que deverão trabalhar nos distritos Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, Cidade Industrial, Matriz, Pinheirinho e Portão. Para esta sexta-feira (11/8) foram convocados os que se inscreveram para os distritos sanitários Tatuquara e Santa Felicidade e para a função de agentes de combate às endemias. 

Dentre os novos agentes comunitários estão Enzo Guilherme de Souza e Tatiane Rosa da Silva. Eles entram em fases diferentes, mas compartilham da mesma expectativa para começar o trabalho no Distrito Sanitário do Pinheirinho.

“Estou muito ansioso para começar”, conta Enzo de Souza. Aos 20 anos, ele faz o curso de técnico de enfermagem e encontrou no PSP a maneira de iniciar seu trabalho na saúde de Curitiba. “Estou muito orgulhoso por ter passado e já estou me preparando para continuar a carreira aqui”, explica.

A influência para participar do concurso veio da avó, Tânia Aparecida dos Santos. “Ver ele aqui me dá muito orgulho, faço questão de estar junto, dando o meu apoio”, completa.

Já Tatiane tem história com a área desde 1999, numa das primeiras turmas de agentes comunitários de Curitiba. Quando se mudou de cidade, teve que deixar a função, que voltou a ocupar em 2012. “Tentei morar em Santa Catarina uma época, mas não tem jeito, amo Curitiba”.

Para ela, o processo seletivo foi a oportunidade de retornar para a área que gosta de trabalhar. “Voltar é tudo que eu mais queria. Foi o meu presente de aniversário”, brinca ela, que completa 43 anos no próximo domingo (13/8).

O que fazem

Os agentes comunitários de saúde executam atividades de vigilância, prevenção de doenças e promoção da saúde da população. Eles têm contato próximo aos moradores e levam o Sistema Único de Saúde (SUS) à população.

Os agentes de combate às endemias realizam tarefas de fiscalização nas residências, com ações que ligam saúde e meio ambiente. Fazem vigilância ambiental para controle de vetores, hospedeiros, reservatórios e para prevenir doenças entre a população.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba