Arquivos

Aeroporto de Curitiba perde posição para Florianópolis no 1º trimestre de 2025

O Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena perdeu uma posição no ranking nacional de movimentação de passageiros no 1º trimestre de 2025, sendo ultrapassado pelo Aeroporto de Florianópolis.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto de Curitiba movimentou 1.416.492 passageiros nos três primeiros meses do ano, enquanto Florianópolis atingiu 1.480.765 — uma diferença que confirma a boa fase do terminal catarinense.

Embora Curitiba seja uma cidade muito maior que Florianópolis em população e importância econômica, a capital catarinense vem se destacando na aviação, especialmente pela expansão de voos internacionais estratégicos e pelo turismo de verão. Entre as novidades que impulsionaram o movimento em Floripa estão o voo direto da TAP para Lisboa e o da Copa Airlines para o Panamá — dois hubs internacionais que Curitiba, até agora, não possui conexão direta devido a limitações na pista.

Em 2024, a capital do Paraná ocupava a 10ª posição entre os aeroportos mais movimentados do Brasil. Agora, caiu para a 12ª colocação, ficando atrás de Florianópolis, que vem capitalizando de forma eficiente seu apelo turístico e a melhoria da infraestrutura do aeroporto. Uma das posições também se deve ao retorno do movimento em Porto Alegre.

Para Curitiba, o dado acende o alerta: é preciso olhar com mais atenção para o potencial da aviação internacional e para a atração de novas rotas nacionais e internacionais, especialmente em um estado que é um dos motores econômicos do Brasil.

É esperado que, com a nova pista a ser concluída em 2026, o Afonso Pena possa finalmente receber voos internacionais para destinos na Europa, Estados Unidos e Caribe. Como mostramos na semana passada, a TAP Air Portugal quer ter voos de Curitiba para Lisboa em 2026.