A companhia aérea TAP Air Portugal deseja colocar Curitiba no seu mapa de destinos no Brasil a partir de 2026. A informação foi confirmada por Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, durante o maior evento de turismo da América Latina, a WTM Latin America, em São Paulo, e marca a intenção da companhia de tornar a capital paranaense a 14ª cidade brasileira com voos diretos para Lisboa.
“Curitiba é o destino mais importante entre os que ainda não atendemos no Brasil”, afirmou Antunes. Segundo ele, o potencial do estado do Paraná e os dados operacionais da companhia colocam a cidade como prioridade na expansão da malha aérea da TAP.
Atualmente, a empresa opera 102 voos semanais em 13 capitais brasileiras, e a chegada a Curitiba só não ocorreu antes por limitações técnicas de pista e frota — algo que deve ser resolvido com a expansão prevista da companhia até 2026.
Caso se concretize, o voo Curitiba–Lisboa deve facilitar a vida de passageiros do Paraná que hoje precisam fazer escalas para cruzar o Atlântico — e consolidar ainda mais a posição da TAP como a principal ponte aérea entre os dois países.
Nova pista do Aeroporto Afonso Pena
A implantação da nova pista do Aeroporto Afonso Pena, que será a maior do Paraná, com 3 mil metros de extensão (a atual tem 2,1 mil metros), está prevista no contrato de concessão Bloco Sul feito com a CCR, concessionária que administra o terminal, e vai proporcionar a ligação do Paraná com os principais destinos no mundo. O prazo para entrega das obras estipulado em contrato é até dia 31 de dezembro de 2026.
Com a nova pista, o Paraná dá mais um passo na consolidação como novo hub logístico, abrindo-se para voos diretos de longa distância, que vão fomentar a indústria do turismo, negócios e de cargas (exportação e importação), permitindo operações simultâneas e redundância de infraestruturas.
Siga a gente nas rede sociais