Arquivos

Advogados e professores de Curitiba entrevistam o Ministro do STF Edson Fachin

O evento com o Ministro Fachin ocorre no dia 31 de agosto de 2020, às 10h30, e contará com transmissão ao vivo pelos canais YouTube e do Facebook do Violações e Retrocessos.

O Projeto Violações & Retrocessos realiza, na próxima segunda-feira, mais uma entrevista com nomes relevantes da política nacional. Dessa vez, o entrevistado será o Ministro do STF e ex-professor da UFPR Luiz Edson Fachin.

A entrevista tem como objetivo promover o debate qualificado a respeito de fatos e que ameaçam e corroem os valores democráticos e institucionais do Brasil.

A mediação do diálogo será promovida pelo advogado Dr. Gustavo Martinelli, sócio da Martinelli & Guimarães Advocacia, e pela Dra. Heloísa Câmara, professora de Direito da Universidade Federal do Paraná.

O evento terá transmissão ao vivo e aberta através das páginas do Facebook e do Youtube do Violações & Retrocessos, mas também ficará salva nas redes sociais para posterior audiência. Aqueles que acompanharem o colóquio em tempo real poderão encaminhar perguntas e comentários durante toda a conversa.

Luiz Edson Fachin é ministro do Supremo Tribunal Federal desde maio de 2015. Foi advogado e professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da UFPR, além de autor de inúmeras obras de referência na pesquisa jurídica, em especial no direito das propriedades. Trata-se de um dos maiores juristas do Paraná e que muito orgulha a cidade de Curitiba.

Antes do Ministro Fachin, o Projeto Violações & Retrocessos entrevistou os ex-Presidentes Fernando Collor e Michel Temer, além de Eduardo Suplicy e outras figuras que compõem a história recente brasileira. Todos os colóquios podem ser acessados igualmente nas redes sociais do Projeto.

Sem juízo de valor ou carga ideológica, a iniciativa busca colaborar com o pluralismo político típico da nossa sociedade e princípio constitucional da República Federativa do Brasil. A idéia é que diferentes pontos de vista possam contribuir com o amadurecimento da democracia e com o desenvolvimento do projeto nacional.

A coordenação de todo o projeto é desenvolvida pelos estudantes Vitor Capacle e Matteus Henrique. O apoio institucional é da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR.