A Força Jedi agitou o MuMA neste sábado

Bastante movimentado neste sábado (21/07), o Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural, recebeu diversos visitantes caracterizados de jedis, como por exemplo, princesa Leia, Rey, Stormtroopers e Luke Skywalker.  Todos personagens da famosa saga Star Wars, de George Lucas. O motivo de tanta produção foi a realização, durante todo o dia, do Encontro Jedicon PR 2018.

Evento JEDICON-PR no MUMA – Portão Cultural.
Curitiba, 21/07/2018
Foto: Valdecir Galor/SMCS

Já nas primeiras horas do evento, os corredores do MuMA estavam cheios de fãs de carteirinha da ficção científica e também de apreciadores. Como é o caso da bancária Silvia Demeterco. Acompanhada do marido, Anderson e dos filhos Mateus, 12 anos e Beatriz, 7 anos. Silvia relata que o encontro oferece muitas atividades para os filhos. “É um evento lúdico para as crianças. Aqui tem diversas atividades que elas podem interagir, trazendo a imaginação para a vida real. Isso permite brincar de verdade se afastando do celular”, afirmou. Ao ver um boneco raro, o marido de Silvia completa. “É o brinquedo mais interessante dos colecionadores. É a primeira vez que estamos vendo ao vivo”.

Para Fúlvio Pacheco, coordenador da Gibiteca, o Jedicon é um dos principais eventos geeks de Curitiba. “Em relação a evento de fã clube é o maior, é o que mais movimenta e reúne gente na cidade. Num primeiro momento os encontros ocorreram na Cinemateca e a partir de 2015, quando mudou aqui para o MuMA, o evento ficou maior”, descreve coordenador.

“Estamos bem animados. Veio bastante gente de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro. Fazemos essa celebração da saga e da cultura pop. Contamos com a interação do público e fazemos com todo carinho e paixão pela saga”, avalia Giovanni Christian Fulgêncio, representante do Conselho Jedi do Paraná e um dos organizadores do evento.

Programação

Com uma programação diversificada, o evento contou com um painel sobre quadrinhos com Carol Pimentel, da editora Panini, representante da Marvel no Brasil e com membros do Conselho Jedis de outros estados, como São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Bahia para trazer um panorama sobre a saga, detalhes dos últimos filmes e o futuro da série no cinema.

O encontro ainda teve oficinas de origami e de sabre de luz, atividades lúdicas, exibição de fã-filmes e exposição de itens colecionáveis. O que mais movimentou o evento foram os concursos de cosplays adulto e infantil e quiz com premiação.

Os gêmeos Gustavo e Daniel, 5 anos, e Letícia, de 7 anos, filhos do casal Daniele Tavares Ernlund e Romir Ernlund participaram pela primeira vez do concurso de cosplay. “O interesse em as crianças participarem do concurso surgiu mais pelo meu marido que é super fã de Star Wars. Costumamos sempre vir ao Jedicon, mas dessa vez viemos fantasiados”, afirmou Daniele. A família participaria também da oficina de dobradura. “Estamos achando bem divertido e vai ser bem legal”, finalizou.

Oportunidade para artistas

            O encontro também teve feira com uma infinidade de itens relacionados ao universo geek, desde bótons até camisetas, impressões em 3D, livros e histórias em quadrinhos. A designer e editora Amanda Godoi Barros, da Editora Ursereia, vê no Jedicon uma vitrine para a produção curitibana. “Para a gente que é artista independente esses eventos são a nossa chance de entrar em contato com o público. A Jedicon é um evento muito organizado e gostamos bastante de participar. Temos uma receptividade muito boa do público”, avalia.

O Jedicon é um encontro promovido pelo Conselho Jedi do Paraná, fã clube do Star Wars e desde 2005 tem a parceria da Prefeitura Municipal de Curitiba por meio da Fundação Cultural.

 

 

_____________________________________

 

Neste sábado (21/07), o MuMa recebeu o Jedicon PR 2018, encontro festivo de apreciadores e fãs de Star Wars e ficção científica. O evento é promovido pelo fã clube Conselho Jedi do Paraná edesde 2005 tem a parceria da Prefeitura Municipal de Curitiba por meio da Fundação Cultural.

O encontro teve palestras, oficinas de origami e de sabre de luz, atividades lúdicas, exibição de fã-filme, exposição de itens colecionáveis, feira de produtos relacionados à saga,concursos de cosplays adulto e infantil e quiz com premiação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prefeitura de Curitiba e CIEE oferecem 575 vagas em cursos gratuitos; veja como se inscrever

A Prefeitura de Curitiba está oferecendo neste mês 575 vagas em dez diferentes cursos de desenvolvimento comportamental. Os cursos são gratuitos e ofertados pela Fundação de Ação Social, em parceria com o Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE-PR). A programação teve início na última quarta-feira (1/12) e vai até o dia 16.

Divididos em 23 turmas, os cursos têm duração de quatro horas e serão realizados em oito regionais da cidade, nas unidades dos Liceus de Ofícios, nas Ruas da Cidadania, nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e em unidade de acolhimento para pessoas em situação de rua.

As inscrições devem ser feitas pelo Portal Aprendere da Prefeitura, no link https://aprendere.curitiba.pr.gov.br/

Mais informações podem ser obtidas na Central Liceu de Ofícios, nos telefones 3250-7442 e 3250-742, ou no CIEE, pelo telefone (41) 3313-4300.

Programação de cursos

Segunda -feira (6/12) 
Auxiliar administrativo – ênfase em vendas / 13h, na Rua da Cidadania Boa Vista.
Marketing pessoal – a arte de se relacionar bem / 13h, na Unidade de Acolhimento Institucional Boqueirão (pessoa em situação de rua).

Terça-feira (7/12)
Atitudes comportamentais – empregabilidade / 8h, no Liceu de Ofícios Pinheirinho.
Como ter sucesso nos processos seletivos – entrevista e elaboração de currículo / 13h, na Rua da Cidadania Cajuru.

Quarta-feira (8/12)
Auxiliar administrativo – ênfase em vendas / 8h, no Liceu de Ofícios CAIC Cândido Portinari, na CIC

Quinta-feira (9/12)
Como ter sucesso nos processos seletivos – entrevista e elaboração de currículo / 8h, no Cras Alto Boqueirão
Como ter sucesso nos processos seletivos – entrevista e elaboração de currículo, 13h, na Rua da Cidadania Fazendinha
Projeto de vida pessoal e profissional / 13h, Cras Iguape, no Boqueirão

Segunda-feira (13/12)
Auxiliar administrativo – administração – gestão de documentos / 13h, no Liceu de Ofícios Santa Rita, no Tatuquara

Terça-feira (14/12)
Auxiliar administrativo – financeiro – contábil / 13h, no Liceu de Ofícios Santa Rita
Auxiliar administrativo – administração – gestão de documentos / 13h, na Rua da Cidadania Cajuru
Como ter sucesso nos processos seletivos – entrevista e elaboração de currículo / 13h, no Liceu de Ofícios Pinheirinho
Qualidade no atendimento ao público: presencial e telefônico / 13h, na Rua da Cidadania Boa Vista

Quarta-feira (15/12)
Auxiliar administrativo – ênfase em recursos humanos / 13h, no Liceu de Ofícios Santa Rita

Quinta-feira (16/12)
Auxiliar administrativo – ênfase em vendas / 13h, no Liceu de Ofícios Santa Rita
Como ter sucesso nos processos seletivos – entrevista e elaboração de currículo / 13h, na Rua da Cidadania Bairro Novo
Inteligências múltiplas no sucesso pessoal e profissional / 8h, na UAI Boqueirão
Qualidade no atendimento ao público: presencial e telefônico / 13h, na Rua da Cidadania Cajuru

Viajantes para o exterior podem antecipar esquema vacinal em Curitiba

Moradores de Curitiba com viagem marcada para o exterior que ainda não completaram o esquema vacinal contra covid-19 podem antecipar a segunda dose ou a dose de reforço, desde que cumpridos os critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já estava antecipando o esquema vacinal para viagens com fins profissionais ou de estudos, mas agora a antecipação também passa a valer para viagens turísticas.

Com a aproximação das férias e a conclusão de convocação de todos os públicos definidos para receber a primeira dose, a SMS adota essa estratégia para reforçar a imunização, principalmente para aqueles que vão para regiões de menor cobertura vacinal.

“Diante do cenário das variantes que circulam pelo mundo, é importante que os viajantes estejam imunizados para que elas não se espalhem pelo Brasil e para que a população não adoeça”, explica o diretor do Centro de Epidemiologia, Alcides Oliveira.

O viajante deverá comprovar a ida a outro país com a apresentação de passagem em seu nome. A comprovação deverá ser feita diretamente no ponto de vacinação.

Segunda dose

Os vacinados apenas com a primeira dose poderão antecipar a segunda a partir de 21 dias da primeira aplicação para o imunizante da Pfizer e 28 dias para o da AstraZeneca.

Coronavac

As pessoas que receberam as duas doses da Coronavac e irão viajar para países que não reconhecem a eficiência deste imunizante poderão receber uma dose de outra farmacêutica que seja aceita pelo país de destino. Neste caso, deverão ser observadas as normas já estabelecidas para a intercambialidade de vacinas. O intervalo mínimo entre a segunda dose e o reforço de outro imunizante deverá ser de 28 dias.

Além da comprovação da viagem, também deverá ser apresentada a comprovação de que o país de destino não reconhece a Coronavac.

Janssen

Para o imunizante da Janssen, a recomendação do Ministério da Saúde é de que a segunda dose/reforço seja da mesma marca.

Em caso de necessidade de viagem e falta da vacina em estoque, a SMS seguirá a regra da intercambialidade da vacina e fará o reforço com imunizante da Pfizer.

O que fazer para antecipar a vacina

O viajante que se enquadra no intervalo indicado entre 21 e 28 dias a depender do imunizante, deverá procurar um dos pontos de vacinação da cidade das 8h às 17h. Os endereços estão no ImunizaJáCuritiba.

É preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e documentação que comprove a viagem (passagem aérea).

Viagem carro

Aqueles que pretendem viajar para outro país de carro deverão apresentar, além dos documentos exigidos para a vacinação, o comprovante de reserva de hospedagem e um termo autodeclarado de responsabilidade legal pela veracidade das informações apresentadas. O termo está disponível no site da SMS.