Com o tema “Prevenir é um ato de amor”, a Associação Comercial do Paraná (ACP), com apoio da Prefeitura de Curitiba, promoveu na manhã desta segunda-feira (5/10) uma caminhada no calçadão da XV de Novembro. A atividade fez parte do Outubro Rosa, período dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de mama e à promoção da saúde da mulher.
A caminhada começou na Praça Osório, percorreu todo o calçadão da XV de Novembro e terminou em frente à sede da ACP. O evento teve apresentação da Banda da Polícia Militar do Paraná e ofereceu acupuntura, auto teste de HIV, distribuição de preservativos femininos, orientações sobre auto exame de mama e cuidados com a saúde da mulher.
“Neste ano, adotamos o tema Prevenir é um ato e amor, uma mensagem simples, mas extremamente poderosa. Quando cuidamos da nossa saúde estamos demonstrando amor por nós mesmos, por nossas famílias, por nossos colegas, por todas as pessoas que caminham ao nosso lado”, afirmou o presidente da ACP-PR, Paulo Sérgio Mercer Mourão, durante o discurso.
“Na ACP acreditamos que o nosso papel vai além da representação do setor produtivo. Temos a responsabilidade de promover debates relevantes e incentivar boas práticas, por isso apoiamos e promovemos campanhas como essa. Queremos ser um espaço que conecta negócios, mas também conecta pessoas a temas que fazem diferença em sua qualidade de vida, seu bem-estar e sua saúde”, completou Mourão.
A caminhada foi organizada pela Câmara Setorial de Saúde da ACP, presidida pela conselheira Malu Gomes. Em seu discurso, ela agradeceu a parceria de diversas entidades para a realização do evento: Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), Polícia Miliar, Guarda Municipal, Polícia Cientifica, Polícia Civil e Conselhos Regionais de Odontologia, de Enfermagem, Nutrição e Farmácia, Educação Física, entre outros.
Durante a ação, a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, ressaltou a importância do autocuidado diário para a prevenção.
“Não existe saúde pública do mundo que vá dar conta se eu não tiver o meu autocuidado em dia. Saúde é um investimento diário, é estilo de vida, é tomar água, é caminhar, é escolher alimentação saudável, pensamentos positivos”, afirmou.
A secretária municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite, também destacou o autocuidado como um elemento fundamental.
“No avião, eles orientam: ‘o oxigênio você coloca primeiro em você’. Nós precisamos cuidar de nós primeiro para podermos cuidar de outras pessoas”, disse.
Estiveram presentes no evento a assessora especial do gabinete do prefeito Eduardo Pimentel, Tatiana Turra; o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna; o secretário municipal do Desenvolvimento Humano, Carlos Eduardo Pijak Júnior; o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sérgio Bento; a vereadora Rafaela Lupion; o diretor da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Sezifredo Paz; a procuradora-geral do município de Curitiba, Vanessa Volpi; a diretora-técnica da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), Acácia Nasr; os ex-presidentes da ACP, Camilo Turmina e Antonio Gilberto Deggerone; o coordenador das Câmaras Setoriais da ACP, Fábio Assahi; e o administrador regional da Matriz na Prefeitura de Curitiba, Ivenio Alves dos Santos.
Com informações da Prefeitura de Curitiba.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



